Bulimia nervosa: o que é, sintomas, causas e tratamento

A bulimia nervosa é um transtorno caracterizado pela falta de controle sobre a alimentação, podendo fazer com que a pessoa coma excessivamente e/ou escondido, sinta vergonha da quantidade que come e induza vômitos para evitar o ganho de peso.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Psiquiatra perto de você! Parceria com Buscar Médico

Embora a bulimia nervosa seja um dos principais transtornos alimentares, não se conhece exatamente a sua causa. No entanto, sabe-se que é mais frequente em mulheres jovens e em caso de problemas como depressão ou ansiedade. Conheça outros transtornos alimentares.

Em caso de suspeita de bulimia nervosa, é recomendado consultar um psiquiatra. O tratamento normalmente é feito com medicamentos antidepressivos, sessões de psicoterapia e um acompanhamento nutricional.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de bulimia nervosa são:

  • Comer excessivamente e/ou escondido;
  • Sensação de falta de controle sobre a alimentação;
  • Não conseguir parar de comer durante refeições;
  • Sentir vergonha da quantidade que come;
  • Preocupação excessiva com a forma do corpo e/ou peso;
  • Tomar medidas inadequadas para evitar ganhar peso.

Os sintomas da bulimia nervosa são frequentes e, para evitar ganhar peso, é comum a pessoa induzir vômitos, fazer jejum prolongado, exercitar-se excessivamente e/ou abusar de medicamentos, como laxantes ou diuréticos, após as refeições, por exemplo.

Leia também: 14 sintomas de bulimia (e o que fazer) tuasaude.com/bulimia-sintomas

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da bulimia nervosa normalmente é feito pelo psiquiatra baseado na avaliação do comportamento alimentar da pessoa, sua autoavaliação do peso e/ou imagem corporal e medidas que a pessoa toma para evitar o ganho de peso.

Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar o psiquiatra mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Dependendo dos sintomas presentes, o médico também pode indicar exames de sangue, como o hemograma e a dosagem de sódio, potássio, TGO e TGP, para identificar alterações, que são comuns em caso de bulimia nervosa, e confirmar o diagnóstico.

Possíveis causas

Embora não se conheça uma causa específica, sabe-se que a bulimia nervosa é mais frequente em mulheres jovens que se preocupam com o peso e têm baixa autoestima, em caso de problemas como depressão ou ansiedade e predisposição genética, por exemplo.    

O medo de ganhar peso é um sintoma comum de bulimia nervosa. No entanto, também está presente em outros transtornos, como a anorexia nervosa, sendo importante sua identificação correta. Saiba as principais diferenças entre anorexia e bulimia.

Como é feito o tratamento

O tratamento para bulimia nervosa é feito com o uso de medicamentos como fluoxetina, citalopram ou sertralina, de acordo com orientação do médico, e/ou sessões de psicoterapia para ajudar a pessoa a controlar a alimentação e parar comportamentos como a indução de vômitos.

Além disso, também é importante o acompanhamento por um nutricionista para que a pessoa possa desenvolver hábitos alimentares mais saudáveis e ter uma dieta equilibrada. Entenda melhor como é feito o tratamento da bulimia.

Vídeos relacionados

COMO EMAGRECER SEM TER TRANSTORNOS ALIMENTARES? | Tati Comenta #19

03:44 | 29.383 visualizações