Buriti: para que serve e como consumir

Evidência científica

O buriti é um fruto da palmeira buritizeiro (Mauritia flexuosa), que promove diversos benefícios para a saúde, como fortalecer o sistema imunológico, prevenir doenças cardiovasculares e melhorar o funcionamento do intestino.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esses benefícios se devem ao fato de o buriti ser rico em fibras, potássio, betacaroteno, vitamina A e vitamina C, que são nutrientes com ação antioxidante, anti-inflamatória e laxante.

O buriti, também conhecido como muriti, miriti ou palmeira-dos-brejos, pode ser consumido de diversas formas. A polpa desse fruto tem um sabor doce e levemente ácido, podendo ser consumida ao natural; usada em receitas como doces, vinhos e picolés; ou na produção de um óleo que também pode ser usado na culinária, ou aplicado na pele e cabelos.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O buriti possui diversos benefícios para saúde, sendo os principais:

1. Prevenir o envelhecimento precoce

O buriti tem propriedades antioxidantes, pois é rico em compostos fenólicos, carotenoides e vitamina C, que melhoram a saúde da pele e evitam a formação de rugas, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce da pele.

2. Prevenir doenças cardiovasculares

O buriti tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que evitam danos oxidativos às células e a deterioração das artérias, impedindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como AVC, aterosclerose ou infarto.

Além disso, por conter boas quantidades de fibras que reduzem a absorção de gorduras no intestino, o buriti também pode ajudar a controlar o colesterol, prevenindo a aterosclerose.

Leia também: Aterosclerose: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/aterosclerose

3. Combater a prisão de ventre

A fruta buriti é rica em fibras, o que ajuda a aumentar o volume das fezes e a melhorar o trânsito intestinal, sendo útil para prevenir e combater a prisão de ventre.

4. Melhorar a cicatrização da pele

Por conter nutrientes com propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, como a vitamina C e os carotenoides que são uma pró-vitamina A, com forte atividade antioxidante, o buriti ajuda a reparar e cicatrizar os tecidos da pele.

Assim, o buriti na forma de óleo ou cremes pode ajudar na cicatrização de feridas ou queimaduras, por exemplo.

5. Diminuir o risco de câncer

Tanto a casca quanto a polpa da fruta buriti são ricos em compostos fenólicos, como epigenina, catequina, kaempferol e quercetina, que ajudam a evitar danos oxidativos às células causados por radicais livres.

Assim, o buriti pode ajudar a diminuir o risco do surgimento de alguns tipos de câncer, como o de mama, por exemplo.

6. Hidratar a pele e os cabelos

Devido às suas propriedades hidratantes, o buriti reduz o ressecamento da pele e dos cabelos , sendo muito utilizado como ingrediente na preparação de óleos e cremes cosméticos.

7. Fortalecer o sistema imunológico

O buriti tem propriedades antibacterianas e possui compostos fenólicos, carotenoides e vitamina C, com propriedades antioxidantes, ajudando a fortalecer o sistema imunológico e a prevenir o desenvolvimento de infecções, além de ajudar a combatê-las mais rapidamente.

Leia também: Sistema imunológico: o que é, como funciona e resposta imune tuasaude.com/sistema-imunologico

8. Aliviar os sintomas da menopausa

O buriti contém fitoestrogênios que reduzem os efeitos da menopausa e ajudam a equilibrar os níveis hormonais, aliviando sintomas como ondas de calor, cansaço e dores musculares.

Além disso, devido às suas propriedades anti-inflamatórias, o buriti pode ajudar a aliviar os sintomas da síndrome pré-menstrual, como dores e cólicas abdominais.

Propriedades do buriti

O buriti tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, anticarcinogênicas, imunológicas, antibacterianas, hidratantes, antienvelhecimento, cicatrizantes, cardioprotetoras e hipocolesterolêmicas.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional de 100g de buriti:

Componente

Quantidade em cada 100g de buriti

Energia

190 calorias

Carboidratos

25,8 g

Fibras

15 g

Proteínas

2,2 g

Gorduras

12 g

Betacaroteno

15108 mcg

Vitamina A

1204 mcg

Vitamina E

19,6 mg

Vitamina C

37,8 mg

Vitamina B3

8,4 mg

Para se obter os benefícios do buriti, é importante também manter uma alimentação saudável orientada pelo nutricionista e praticar atividades físicas regularmente.

Para saber como incluir o buriti em uma dieta saudável, marque uma consulta com o nutricionista mais próximo de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como consumir

O fruto buriti possui um sabor doce e levemente ácido, podendo ser consumido ao natural ou usado no preparo de sucos, doces e picolés. Com esse fruto também é possível fabricar um óleo que pode ser usado na culinária.

Também é possível aproveitar a seiva do buriti, de onde pode-se extrair sacarose, e das flores desse fruto é possível produzir vinhos. Além disso, o buriti também fornece um palmito comestível que é bastante saboroso, mas ainda é pouco conhecido.

Óleo de buriti

O óleo do buriti é extraído da polpa ou da semente desse fruto, podendo ser usado no preparo de diversas preparações culinárias.

Esse óleo tem propriedades bactericidas, anti-inflamatórias e antioxidantes, podendo ser aplicado diretamente na pele para ajudar no tratamento de feridas, queimaduras e picadas de insetos.

Além disso, o óleo de buriti também pode ser aplicado como hidratante diretamente na pele e nos cabelos ou ainda é usado na fabricação de cremes hidratantes, sabonetes e xampus. Saiba como usar o óleo de buriti.