O ganho de peso durante a gravidez acontece com todas as mulheres e faz parte de uma gravidez saudável. Ainda assim, é importante manter o peso controlado, para evitar ganhar peso em excesso, o que pode prejudicar a saúde da gestante e o desenvolvimento do bebê.
O total de peso que se pode ganhar durante a gravidez varia de uma mulher para outra. No entanto, o ganho de peso durante a gestação única geralmente varia entre 5 e 18 Kg, enquanto que na gestação de gêmeos varia entre 11 a 25 Kg.
Para saber qual deve ser o seu peso em cada semana de gestação, insira os seus dados na calculadora a seguir:
Como é calculado o ganho de peso
Para calcular o ganho de peso durante a gestação, deve-se calcular o IMC antes de engravidar. Em seguida, deve-se comparar a classificação do IMC com os valores de ganho de peso da tabela a seguir:
Essa calculadora do peso gestacional utiliza como base os padrões da Institute of Medicine (IOM), que significa “Instituto de Medicina”, em português.
Ainda não existem dados científicos para determinar o ganho de peso que as mulheres com gestações múltiplas (trigêmeos ou mais bebês) devem ganhar. Assim, é recomendado consultar o obstetra para verificar o peso corporal.
Quanto peso é saudável ganhar na gravidez?
O peso que cada gestante pode ganhar durante a gravidez varia conforme o tipo de gestação e o peso que a mulher tinha antes de engravidar, já que mulheres com baixo peso ganhem mais peso durante a gestação, e mulheres com mais peso ganhem menos.
No entanto, o ganho de peso saudável esperado entre as mulheres durante a gestação única varia entre 5 e 18 Kg.
O que causa o ganho de peso na gravidez?
O ganho de peso na gravidez acontece devido à mudanças físicas no corpo da mulher para receber o bebê, como aumento do volume das mamas, o peso do bebê e da placenta. Além disso, as alterações hormonais também favorecem a retenção de líquidos, o que contribui para o aumento de peso.
O ganho de peso geralmente é mais lento até a 13ª semana. Já a partir da 14º semana o ganho de peso é maior, porque o bebê entra numa fase de desenvolvimento mais acelerado, onde aumenta bastante de tamanho e de peso.
No entanto, o elevado ganho de peso durante a gravidez também pode surgir devido ao consumo excessivo de alimentos e a falta de atividade física, por exemplo.