Caldo de cana: 7 benefícios, calorias, como fazer (e dúvidas comuns)

O caldo de cana, também conhecido como garapa, é uma bebida que fornece alguns benefícios para a saúde, como aumentar a energia, fortalecer o sistema imunológico, promover o ganho de peso e prevenir o envelhecimento precoce.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esses benefícios são possíveis devido ao fato de o caldo de cana ser rico em carboidratos, além de conter compostos com atividades antioxidantes, como luteolina, apigenina e caroteno.

O caldo de cana é comercializado em feiras e lanchonetes ao natural, e também pode ser usado em receitas como vitamina, mousse, sucos e drinks. Além disso, algumas pesquisas estão desenvolvendo o caldo de cana em pó, um produto feito a partir da desidratação da cana-de-açúcar e que deve ser diluído em água antes de se consumir.

Imagem ilustrativa número 1
Foto de caldo de cana

Benefícios do caldo de cana

Os principais benefícios do caldo de cana para a saúde são:

1. Aumentar a energia

O caldo de cana é rico em carboidratos de fácil absorção que promovem o aumento da energia, diminuindo a fadiga muscular. Assim, o caldo de cana é uma boa opção para melhorar o desempenho físico quando consumida antes ou durante os treinos de longa duração ou alta intensidade.

Leia também: 30 alimentos ricos em carboidratos tuasaude.com/alimentos-ricos-em-carboidratos

Além disso, o caldo de cana também pode ser usado como um pós treino, ajudando a repor a energia e o glicogênio muscular, responsável por armazenar a energia nas células e a renovar o tecido muscular.

2. Fortalecer o sistema imunológico

Por ser uma bebida com boas quantidades de flavonoides, como luteolina, tricina e apigenina, o caldo de cana tem propriedades antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, diminuindo inflamações e combatendo vírus e bactérias.

3. Ajudar a prevenir a pressão alta

O caldo de cana pode ajudar a prevenir a pressão alta, por conter potássio, um mineral que promove o relaxamento das artérias, facilitando a circulação de sangue. Além disso, o potássio também favorece a eliminação do excesso de sódio circulante no sangue.

4. Ajudar a evitar a anemia

O caldo de cana pode ajudar a evitar a anemia por conter ferro, um mineral que atua na produção da hemoglobina, um componente do sangue que transporta o oxigênio dos pulmões para todo o organismo e que normalmente está diminuído na anemia. Confira uma lista de alimentos ricos em ferro.

Além disso, o caldo de cana também contém vitamina C, um nutriente que favorece a absorção do ferro presente nos alimentos.

5. Prevenir o envelhecimento precoce

Sendo uma bebida com boas quantidades de flavonoides e caroteno, o caldo de cana protege as células saudáveis da pele contra os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, a formação de rugas e a flacidez.

6. Promover o ganho de peso

Por ser rico em carboidratos, o caldo de cana acrescenta boas quantidade de calorias à dieta, promovendo o ganho de peso de forma rápida.

Além disso, os carboidratos presentes no caldo de cana também podem ajudar no ganho de massa muscular, porque fornecem a energia necessária para a prática de exercícios físicos.

7. Pode ajudar a prevenir o câncer

Os flavonoides e carotenos presentes no caldo de cana, poderiam ajudar a prevenir o surgimento do câncer. Isso acontece porque essa bebida tem propriedades antioxidantes, que diminuem as inflamações e combatem o excesso de radicais livres.

No entanto, estudos científicos realizados em seres humanos ainda são necessários para se comprovar esses possíveis benefícios do caldo de cana na prevenção do câncer.

Caldo de cana engorda?

Por ser uma bebida rica em calorias, o caldo de cana pode engordar, mas somente quando é consumido em grandes quantidades, em uma dieta desequilibrada e associado ao sedentarismo.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional de 240 ml, o equivalente a um copo americano, de caldo de cana:

Componentes 240 ml de caldo de cana
Energia 175 calorias
Proteínas _
Gorduras _
Carboidratos 43,9 g
Fibras 0,33 g
Flavonoides 38,4 mg
Caroteno 14,4 mcg
Vitamina C 6,67 mg
Potássio 126 mg
Ferro 1,92 g

Para se obter os benefícios do caldo de cana, essa bebida deve fazer parte de uma dieta saudável e variada, associada à prática regular de exercícios físicos.

Para saber como incluir o caldo de cana em uma dieta saudável, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como fazer caldo de cana

Para fazer o caldo de cana, basta colocar 600g de cana-de-açúcar descascada e picada em cubos no liquidificador ou processador. Bater aos poucos até obter uma polpa. Em seguida, deve-se coar bem a mistura até obter o caldo de cana.

O caldo de cana pode ser consumido ao natural e também pode ser usado em receitas, como vitamina, mousse, sucos e drinks. Além disso, algumas pesquisas têm desenvolvido o caldo de cana em pó, um produto que deve ser diluído em água antes de se consumir.

Dúvidas comuns sobre o caldo de cana

Algumas dúvidas sobre o caldo de cana são:

1. Quanto caldo de cana pode-se tomar de por dia?

Não existe uma quantidade exata recomendada de caldo de cana por dia, pois isso varia de acordo com a quantidade de calorias que cada pessoa consome por dia e da prática de atividades físicas. Saiba quantas calorias deve-se ingerir por dia.

No entanto, a recomendação diária de açúcar livre na dieta, como o encontrado no caldo de cana, é de até 10% das calorias totais da dieta. Assim, numa dieta de 2000 calorias, por exemplo, uma pessoa saudável deve consumir menos de 50g (200 calorias) de açúcar livre, o que corresponde a cerca de 280 ml de caldo de cana.

2. Caldo de cana faz mal?

De forma geral, o caldo de cana não faz mal para a maioria das pessoas. No entanto, em situações como diabetes e intolerância à frutose, o caldo de cana pode provocar o aumento dos níveis de açúcar no sangue ou diarreia, por exemplo.

3. Grávida pode tomar caldo de cana?

Sim, a grávida pode tomar caldo de cana. No entanto, para evitar a doença de chagas, é fundamental consumir o caldo de cana de locais com boa higienização e, de preferência de locais que tenham a autorização da vigilância sanitária para funcionamento.

Leia também: Doença de Chagas: o que é, sintomas, transmissão e tratamento tuasaude.com/doenca-de-chagas

4. Caldo de cana dá sono?

Até o momento não existe nenhuma evidência científica sobre a associação do consumo do caldo de cana com o sono.

5. Diabético pode tomar caldo de cana?

Sim, o diabético pode tomar caldo de cana, desde que o consumo dessa bebida seja feito com moderação e conforme a orientação do médico ou nutricionista.

Isso porque o caldo de cana é rico em açúcar que aumenta rapidamente os níveis de glicose no sangue.

6. Bebê pode tomar caldo de cana?

A Sociedade Brasileira de Pediatria não recomenda a ingestão de açúcar para bebês até os 2 anos. Assim, o bebê não deve tomar caldo de cana, já que essa bebida é considerada um açúcar livre.

7. Caldo de cana tem álcool?

O caldo de açúcar não tem álcool, porque essa bebida é espremida ou liquidificada, não passando pelo processo de fermentação e destilação, que são as etapas responsáveis pela formação do álcool.

Vídeos relacionados

5 frutas para baixar a PRESSÃO ALTA

14:25 | 46.113 visualizações

Bebida Energética Natural | Para Treinar

01:26 | 487.871 visualizações