A cápsula de alcachofra (Cynara scolymus L) é um fitoterápico indicado para má digestão, inchaço ou excesso de gases, pois estimula a produção de bile pelo fígado e facilita a digestão dos alimentos com alto teor de gordura.
Esse fitoterápico é preparado com o extrato seco das folhas da alcachofra e pode ser encontrado em farmácias de manipulação, lojas de produtos naturais ou drogarias, com os nomes Alcachofra Herbarium, Alcachofra Natulab, Alcachofrax, Alcachofra Vidora ou Alcachofra Multilab, por exemplo.
A alcachofra em cápsulas ou comprimidos pode ser usada para complementar o tratamento indicado pelo médico, e deve ser usada com orientação do gastroenterologista ou clínico geral.
Para que serve
As cápsulas de alcachofra são indicadas para:
- Má digestão;
- Sensação de estômago pesado;
- Inchaço;
- Excesso de gases.
Esse fitoterápico tem ação colerética que ajuda a aliviar os sintomas de problemas digestivos, por estimular a produção da bile pelo fígado, o que facilita a digestão.
Assim, após a sua utilização há um alívio destes sintomas fazendo com que os alimentos sejam melhor digeridos e a barriga fica menos inchada, além de facilita a eliminação das fezes, devido sua ação laxante suave.
Além disso, as cápsulas de alcachofra podem ajudar a reduzir a produção de colesterol pelo fígado, diminuindo os níveis de colesterol total e de LDL, que é o colesterol ruim.
A alcachofra também parece ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, podendo ser mais uma fonte para auxiliar no controle da glicemia de pré diabéticos e diabéticos.
Alcachofra emagrece?
Apesar de melhorar a digestão e ajudar no controle do colesterol, nenhum estudo científico comprova a eficácia da alcachofra na redução do peso.
No entanto, sua utilização melhora o funcionamento intestinal, aumenta a saciedade devido à presença de fibras e ajuda a combater a retenção de líquidos, o que juntamente com uma alimentação saudável e a prática de atividade física, pode ajudar no emagrecimento. Veja um exemplo de dieta para emagrecer.
Como tomar
A cápsula ou o comprimidos de alcachofra deve ser tomado por via oral, com um copo de água, antes ou depois das principais refeições do dia.
As doses normalmente recomendadas para adultos são de:
- Alcachofra 200 mg (Alcachofra Multilab ou Alcachofra Vidora): 2 comprimidos de 200 mg, 3 a 4 vezes por dia. A dose máxima diária não deve ultrapassar 10 comprimidos de 200 mg por dia;
- Alcachofra 300 mg (Alcachofra Natulab): 2 cápsulas de 300 mg, 3 vezes por dia, ou conforme orientação médica;
- Alcachofra 335 mg (Alcachofrax): 2 comprimidos de 335 mg, de 8 em 8 horas. A dose máxima diária não deve ultrapassar 3 comprimidos de 335 mg por dia;
- Alcachofra 400 mg (Alcachofra Herbarium): 1 comprimido de 400 mg, 1 a 2 vezes por dia. Não ultrapassar a dose de 3 comprimidos de 400 mg por dia.
O tempo de tratamento com a alcachofra deve ser orientado pelo médico, sendo que normalmente para o alívio de problemas digestivos, o recomendado são até 2 semanas de uso, e para o colesterol alto, de 6 a 12 semanas.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns da alcachofra são cólica abdominal, náuseas, azia ou dor de estômago. Além disso, a alcachofra tem um leve efeito laxante, podendo causar diarreia.
A alcachofra também pode causar reações alérgicas graves, especialmente em pessoas alérgicas à essa planta ou margaridas, mal-me-quer, crisântemo, ambrósia, equinácea ou outras plantas da família Asteraceae, por exemplo. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.
Quem não deve usar
As cápsulas de alcachofra não devem ser usadas por crianças com menos de 12 anos, por pessoas que tenham obstrução do ducto biliar, doença hepática, colangite ou pedra na vesícula, alergia à alcachofra ou qualquer outra planta da família Asteraceae.
Além disso, esse fitoterápico também não deve ser usado por por mulheres grávidas ou em amamentação. Veja outros remédios contraindicados na gravidez.
As cápsulas de alcachofra devem ser usadas com cautela e somente com indicação médica por pessoas que tenham pressão alta ou diabetes, uma vez que pode interferir nos remédios usados para essas condições de saúde, e baixar muito a pressão sanguínea ou a glicose do sangue.
A alcachofra em cápsulas ou comprimidos também pode reduzir a eficácia de medicamentos que interferem na coagulação sanguínea, como ácido acetilsalicílico e ou varfarina, ou aumentar o efeito da colchicina. Nesses casos, deve-se evitar o uso da alcachofra.