10 benefícios da castanha-do-pará (e como consumir)

A castanha-do-pará é um fruto da família das oleaginosas, assim como as amêndoas e as nozes, que possuem diversos benefícios para a saúde, já que são ricas em proteínas, fibras, selênio, magnésio, fósforo, zinco e vitaminas do complexo B e vitamina E.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Por também ser rico em antioxidantes, esse fruto ainda promove a diminuição do colesterol total, melhora o sistema imunológico e ajuda a diminuir o risco de alguns tipos de câncer, como de mama, próstata e cólon.

A castanha-do-pará é um fruto de uma árvore chamada Bertholletia excelsa que cresce principalmente na América do Sul, podendo ser comprada em supermercados, feiras e lojas de produtos naturais.

Imagem ilustrativa número 4

Principais benefícios

A castanha-do-pará possui diversos benefícios para a saúde como:

1. Promove a saúde do coração

A castanha-do-pará é rica em antioxidantes e outros compostos como o selênio e a vitamina E, os quais ajudam a diminuir o colesterol LDL, também conhecido como mau colesterol, e, consequentemente, a diminuir o risco de doenças como aterosclerose e infarto.

Além disso, esse fruto contém magnésio, fibras e gorduras boas, como o ômega-3, que também favorece a diminuição do colesterol LDL e o aumento do colesterol bom, o HDL, assim como arginina e resveratrol, que são substâncias que melhoram a circulação sanguínea, prevenindo a trombose.

2. Ajuda a diminuir o risco de câncer

Devido ao seu alto teor de selênio, vitamina E e flavonoides, a castanha-do-pará ajuda a diminuir o risco de alguns tipos de câncer, principalmente o de pulmão, mama, próstata e cólon.

Esses compostos possuem um elevado poder antioxidante que não só evitam os danos causados pelos radicais livres nas células, mas também aumentam as defesas do organismo, melhorando o sistema imune.

3. Mantém a saúde do cérebro

A castanha-do-pará é rica em selênio e vitamina E, nutrientes com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a melhorar a função cognitiva e prevenir doenças como o Alzheimer, Parkinson e a demência senil, por exemplo.

Além disso, o consumo desse fruto ajuda a melhorar o humor, uma vez que a depressão pode estar associada a baixos níveis de zinco e selênio.

4. Mantém o cabelo e as unhas saudáveis

Por ser rico em selênio, zinco, vitamina B, ômega-3 e vitamina E, o consumo regular desse de castanha-do-pará favorece a saúde dos cabelos, da pele e das unhas. Esses nutrientes são essenciais para o fortalecimento do cabelo e evitar a sua queda, para melhorar a cicatrização da pele, prevenir o envelhecimento precoce e a formação de rugas, além de fortalecer as unhas.

5. Reduz a pressão alta

Por ser rica em arginina, magnésio, potássio e antioxidantes, o consumo da castanha-do-pará pode favorecer o relaxamento dos vasos sanguíneos, favorecendo a circulação do sangue e diminuindo, assim, a pressão arterial.

6. Fortalece o sistema imune

A castanha-do-pará também fortalece o sistema imune, já que contém diversos componentes, como o selênio, que que possui propriedades antioxidantes e ajuda a diminuir a inflamação. Além disso, o fruto é rico em zinco e em vitamina E, nutrientes que protegem o organismo contra infecções, prevenindo doenças como a gripe e o resfriado comum.

7. Pode ajudar a regular a tireoide

O selênio e o zinco são componentes necessários para a síntese de hormônios tireoidianos. A deficiência desses minerais pode causar hipotireoidismo e outras doenças relacionadas com a tireoide. Apesar de não estar totalmente comprovado, o consumo da castanha-do-pará pode ajudar a regular a tireoide e beneficiar as pessoas que sofrem de problemas relacionados com essa glândula.

8. Excelente fonte de energia

A castanha-do-pará é rica em gorduras saudáveis, principalmente poli-insaturadas e monoinsaturadas, que fornecem energia para o organismo. Além disso, é rica em proteínas e potássio que favorecem também o ganho e a recuperação dos músculos.

9. Favorecer a perda de peso

A castanha-do-pará poderia favorecer a perda de peso quando faz parte de uma alimentação saudável e equilibrada, já que possui selênio, um micronutriente que participa do metabolismo energético no fígado, tecido adiposo e músculo esquelético, assim, como no processo de termogênese, ou seja, na queima de gordura, ajudando a combater a obesidade e as doenças metabólicas associadas.

10. Favorecer o aumento de massa muscular

Além de fornecer energia ao organismo, a castanha-do-pará também possui proteínas que favorecem o aumento da massa muscular, assim como selênio, que também parece ter essa propriedade. Além disso, também possui potássio que favorece a recuperação do músculo e previne a cãibras durante o exercício.

Além disso, também contém magnésio, um mineral associado com o rendimento muscular, incluindo força para realizar os exercícios.

Informação nutricional

A tabela a seguir traz a composição nutricional em 100 g, o que equivale a cerca de 25 unidades, de castanha-do-pará:

Componentes 25 unidades (100 g) de castanha-do-pará
Energia 680 calorias
Gorduras 66,6 g
Carboidratos 2,9 g
Fibras 5,3 g
Proteínas 14,7 g
Vitamina E 5,72 mg
Vitamina B1 0,9 mg
Vitamina B2 0,03 mg
Vitamina B3 0,25 mg
Vitamina B6 0,21 mg
Vitamina B9 12,5 mcg
Potássio 590 mg
Cálcio 160 mg
Fósforo 590 mg
Magnésio 380 mg
Ferro 2,5 mg
Zinco 4,2 mg
Selênio 4000 mcg

É importante mencionar que para obter todos os benefícios mencionados anteriormente, a castanha-do-pará deve ser incluída em uma dieta saudável e equilibrada.

Consulte o nutricionista mais próximo para saber como incluir a castanha-do-pará na alimentação do dia a dia:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como consumir

Para obter os seus benefícios, é recomendado consumir 1 castanha-do-pará por dia por cerca de 5 dias por semanas. No entanto, é importante não consumir mais do que 2 unidades por dia, pois grandes quantidades desse alimento podem causar problemas como dor, fraqueza muscular e manchas nas unhas.

A castanha-do-pará pode ser armazenada em local fresco e protegido da luz solar, para manter as suas propriedades, podendo ser consumida ao natural ou juntamente com frutas, vitaminas, saladas, cereais e sobremesas.

A castanha-do-pará também pode ser encontrada na forma de farinha, que pode ser usada, junto com farinha de trigo, arroz, aveia ou centeio, por exemplo, em receitas como bolos, pães, biscoitos, mingau.

Receita de farofa de castanha-do-pará

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • 2 colheres de sopa de cebola em picada;
  • 2 unidades de alho amassado;
  • 60 g de castanha-do-pará triturada;
  • 100 g de farinha de mandioca crua;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de Preparo:

Refogar a cebola e o alho na manteiga, e acrescentar a castanha e a farinha de mandioca. Deixar refogar por cerca de 5 minutos. Temperar com sal e pimenta e deixar por mais 5 minutos, mexendo sempre todos os ingredientes. Desligar o fogo e servir.

Possíveis efeitos colaterais

Devido ao seu alto teor de selênio, o consumo da castanha-do-pará em excesso, por volta de 50 castanhas, pode causar intoxicação, com sintomas graves como falta de ar, febre, náuseas e problemas em alguns órgãos, como o fígado, rins e coração.

Algumas pessoas também podem ter alergia à castanha-do-pará, provocando sintomas como vermelhidão e coceira na pele e, nos casos mais graves, falta de ar, inchaço da boca, nariz e olhos e dificuldade para respirar.