Centella asiática: para que serve (e como fazer o chá)

Evidência científica

Centella asiatica é uma planta medicinal indicada para má circulação, cicatrização de feridas, artrite reumatoide, acne, psoríase, dermatite atópica ou para controlar a glicose no sangue.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

Isso poque essa planta, também chamada de Centelha asiática ou Gotu Kola,é rica em ácido asiático, asiaticosídeo, madecassosídeo e vitamina C, com ação antioxidante, anti-inflamatória, calmante e neuroprotetora, por exemplo.

O uso da Centella asiatica geralmente é feito na forma de chá, tintura, cápsulas ou creme encontrados em farmácias ou lojas de produtos naturais e seu uso deve ser feito com indicação e orientação do médico ou fitoterapeuta.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

Os principais benefícios da Centella asiatica para a saúde são:

1. Promover a cicatrização

A Centella asiatica é rica em triterpenoides, como asiaticosídeo e brahmósido, com ação cicatrizante, o que pode ajudar a promover e acelerar a cicatrização de feridas superficiais na pele ou queimaduras leves.

Além disso, a Centella asiatica, diminui a inflamação e aumenta a produção de colágeno, melhorando a cicatrização.

2. Auxiliar no tratamento de problemas de pele

A Centella asiatica tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, devido ao asiaticosídeo, madecassosídeo e ácidos asiático e medecássico na sua composição.

Desta forma, a Centella asiatica reduz a inflamação e o estresse oxidativo nas células da pele, podendo ser útil para auxiliar no tratamento de problemas de pele, como acne, psoríase, eczema ou dermatite atópica, por exemplo.

Leia também: 7 remédios caseiros para espinhas tuasaude.com/remedio-caseiro-para-espinhas-acne

3. Aliviar os sintomas da artrite

Devido ao seu efeito anti-inflamatório, a Centella asiatica pode ser usada no tratamento da artrite reumatoide para ajudar a aliviar os sintomas como dor ou inchaço nas articulações.

Essa ação deve-se ao madecassosídeo na sua composição que reduz os níveis de substâncias inflamatórias no corpo.

4. Suavizar flacidez e estrias

Por ser rica em triterpenoides que estimulam a produção de colágeno pela pele, a Centella asiatica pode ajudar a evitar e diminuir estrias na pele.

Além disso, a Centella asiatica combate a flacidez e as rugas, pois os flavonoides, os antioxidantes e a Vitamina C presentes na planta previnem o envelhecimento precoce e estimulam a produção de colágeno, que é importante para manter a pele hidratada e tonificada.

5. Melhorar a circulação

A Centella asiatica ajuda a fortalecer as veias e melhorar a circulação sanguínea, promovendo a melhora das varizes e hemorroidas.

Além disso, essa planta ajuda a reduzir inchaços, dormências, cansaço, sensação de peso e cãibras nas pernas.

Leia também: Má circulação nas pernas: sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/ma-circulacao

6. Prevenir doenças cardiovasculares

A Centella asiatica pode ajudar a prevenir e auxilias no tratamento de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, pressão alta, AVC ou infarto.

Isso se deve aos asiaticosídeo e ácido asiático na composição dessa planta, que reduzem a inflamação nos vasos sanguíneos, evitam a deposição de gordura nos vasos e melhoram a circulação sanguínea.

7. Tratar problemas gastrointestinais

Devido ao triterpenoides presentes na Centella asiatica, com ação antioxidante e anti-inflamatória, essa planta pode ajudar no tratamento de problemas gastrointestinais, como colite, pancreatite ou danos na mucosa do estômago.

Além disso, por ter efeito cicatrizante e antibacteriana, essa planta medicinal pode reduzir a colonização do estômago pela bactéria Helycobacter pylori, e melhorar a cicatrização do estômago, no caso de úlceras gástricas.

Leia também: 10 remédios caseiros para úlcera no estômago tuasaude.com/remedio-caseiro-para-ulcera

8. Controlar a glicemia

A Centella asiatica possui madecassosídeo e ácido asiático na sua composição, que ajudam a controlar a glicemia e a reduzir a resistência à insulina, o que pode ser útil para auxiliar no tratamento da diabetes tipo 2.

No entanto, é importante ressaltar que ainda são necessários mais estudos e que a Centella asiatica não substitui o tratamento para diabetes indicado pelo médico. Veja como é feito o tratamento da diabetes.

9. Auxiliar no tratamento da osteoporose

A Centella asiatica também pode auxiliar no tratamento da osteoporose, que é uma doença causada pela diminuição da massa óssea, deixando os ossos mais frágeis e aumentando o risco de fraturas.

Isso porque a Centella asiática ajuda a diminuir a reabsorção óssea ao reduzir a formação de osteoclastos que são células do osso responsáveis por desmineralizar e degradar a matriz óssea.

10. Melhorar a memória

A Centella asiatica pode ajudar a melhorar a memória devido à sua ação anti-inflamatória e antioxidante que reduzem a inflamação e os danos causados pelos radicias livres nos neurônios, tendo por isso um efeito neuroprotetor.

Esse efeito se deve ao ácido asiático na sua composição.

11. Prevenir doenças neurodegenerativas

Devido ao ácido asiático, asiaticosídeo e madecassosídeo na sua composição, a Centella asiatica ajuda a proteger as células cerebrais e reduzir a inflamação dos neurônios, melhorando a transmissão nervosa.

Isso pode ajudar a para prevenir doenças neurodegenerativas, como Alzheimer ou doença de Parkinson.

Além disso, a Centella asiatica tem um efeito neurotrófico, que ajuda a manter os neurônios e sua sobrevivência e a regular os neurotransmissores no cérebro.

12. Diminuir a ansiedade e melhorar o humor

A Centella asiatica atua no sistema nervoso tendo uma função estimulante, revigorante e tranquilizante, sendo normalmente usada para tratar ansiedade, insônia, para melhorar o humor e as funções cognitivas.

13. Prevenir e combater o câncer

Os antioxidantes e a vitamina C presentes na Centella asiatica, protegem as células contra os danos dos radicais livres, prevenindo diversos tipos de câncer.

Além disso, alguns estudos [2], [3], [4] sugerem o uso da Centella asiatica para o tratamento de alguns tipos de câncer, pois alguns de seus compostos, como ácido asiático e asiaticosídeo, têm propriedades que tornam a erva capaz de diminuir o crescimento de tumores e de combater células cancerígenas no cólon, no fígado, na próstata e na mama, por exemplo.

No entanto, ainda são necessários mais estudos que comprovem esses benefícios.

A Centella asiatica emagrece?

A Centella asiatica parece ajudar a reduzir a ingestão de alimentos e o peso corporal, por ter ação no centro da alimentação no cérebro.

Além disso, por ter efeito sobre o sistema nervoso central, promove a diminuição do estresse, podendo ajudar a diminuir o apetite, que é comum de estar aumentado nessas situações.

Essa planta também pode ajudar a melhorar a circulação de sangue, diminuindo a inflamação e o cansaço das pernas provocadas pelo aumento do peso.

Por isso, a Centella asiatica pode ser uma boa aliada para acompanhar dietas para emagrecer.

Leia também: Dieta para Emagrecer: o que comer, evitar (e cardápio) tuasaude.com/dieta-para-emagrecer

Como usar

A Centella asiatica pode ser consumida na forma de chá, tintura ou cápsulas, e pode ser utilizada na pele sob a forma de cremes ou loções para aplicações locais.

1. Chá de Centella asiatica

O chá de Centella asiatica pode ser usado para retenção de líquidos, má circulação, melhorar a memoria ou controlar a glicemia, por exemplo.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de folhas secas de centella asiática;
  • 500 mL de água.

Modo de preparo

Ferver a água, acrescentar a Centella asiatica e desligar o fogo. Em seguida, tapar a panela e deixar a mistura descansar por 10 a 15 minutos. Deixar esfriar e beber de 2 a 3 vezes por dia, por no máximo 6 semanas.

Após esse período, deve parar seu uso por 2 semanas e, depois, retomar o consumo da erva.

2. Centella asiatica capsulas

As cápsulas de Centella asiatica devem ser tomadas por via oral, sendo que as doses recomendadas para adultos são de 2 cápsulas de 300 mg do extrato seco feito com as folhas, 2 vezes por dia, durante as refeições.

A Centella asiatica em cápsulas só deve ser usada com orientação e pelo tempo recomendado pelo médico ou do fitoterapeuta.

3. Creme de Centella asiatica

A Centella asiatica também pode ser encontrada em farmácias ou lojas de produtos naturais na forma de creme hidratante para passar na pele.

Esse creme ajuda a reduzir o inchaço e sensação de peso nas pernas, melhora as varizes e reduz a celulite e a retenção de líquidos.

Alguns exemplos de cremes de Centella asiatica são Goicoechea Centella Asiática e Extrato Cítrico ou Eudora La Piel Centella Asiática Balm Tripla Ação, por exemplo.

4. Serum Centella asiatica

O serum de Centella asiatica pode ser usado sobre a pele do rosto para suavizar ou prevenir rugas e linhas de expressão, podendo fazer parte dos produtos utilizados para skincare.

Isso porque a recomendação é que o uso do serum de Centella asiatica seja feito após a limpeza da pele e aplicação da loção tônica, e depois de aplicar o serum, deve-se utilizar o hidratante facial de uso diário.

Leia também: Skincare: o que é e como fazer (passo a passo) tuasaude.com/skincare

O serum de Centella asiatica pode ser encontrado em farmácias ou drogarias com os nomes Sérum Facial de Cica ou Ampola Facial Skin1004 Centella Ampoule, por exemplo.

5. Tintura de Centella asiatica

A tintura de Centella asiatica deve ser tomada por via oral, sendo que a dose recomendada para adultos é de 4 a 10 gotas, diluídos em água, 1 a 2 vezes por dia.

A dose da tintura pode variar de acordo com a concentração de Centella asiatica, por isso seu uso só deve ser feito com orientação do médico ou fitoterapeuta.

Cuidados ao usar a Centella asiatica

A ingestão máxima recomendada de Centella asiatica é de até 1 mg/Kg de peso corporal por dia por até 6 semanas de cada vez.

Para pessoas que têm recomendação de consumir a Centella asiatica por um longo período (até 6 semanas), deve interromper o consumo dessa planta por 2 semanas e, depois, retomar o consumo da erva.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da Centella asiatica ocorrem principalmente quando se usa na forma de pomadas, cremes ou géis, podendo surgir vermelhidão na pele, coceira e sensibilidade ao sol.

A ingestão de doses muito elevadas de Centella asiatica pode causar náuseas, tonturas, dor de cabeça, dor no estômago ou vômitos.

Quando não deve usar

A Centella asiatica não deve ser usada por crianças ou adolescentes com menos de 18 anos, mulheres grávidas ou em amamentação.

Além disso, essa planta não deve ser usada por pessoas que tenham hepatite ou outros problemas no fígado, problemas nos rins ou histórico de câncer de pele.

O uso da Centella asiatica deve ser interrompido por pelo menos 2 semanas antes de qualquer cirurgia, procedimento médico ou odontológico.

A tintura de Centella asiatica, por conter álcool, não deve ser usada por pessoas em tratamento do alcoolismo ou que usam o remédio dissulfiram.

Vídeos relacionados

COMO ACABAR COM A FLACIDEZ

02:50 | 609.172 visualizações

PÉ INCHADO: o que fazer para melhorar

02:34 | 291.146 visualizações

ALIMENTOS QUE ACELERAM A CICATRIZAÇÃO

02:38 | 1.003.693 visualizações