O chá de berinjela pode ser usado para ajudar a baixar o colesterol ruim e os níveis de açúcar no sangue, ajudar a emagrecer e a melhorar a circulação sanguínea, devido suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
Esse chá é uma ótima opção para consumir a berinjela e aproveitar seus benefícios, pois os nutrientes, como antocianinas, vitaminas, cálcio, fósforo, potássio e magnésio, ficam mais concentrados.
O chá de berinjela deve ser consumido com orientação do nutricionista ou fitoterapeuta, sendo importante que se tenha uma alimentação saudável e que seja praticada atividade física de forma regular. Além disso, o consumo do chá de berinjela não deve substituir o tratamento indicado pelo médico. Veja mais sobre os benefícios da berinjela.
Para que serve
O chá de berinjela é indicado para:
1. Baixar o colesterol ruim
O chá de berinjela é rico em antocianinas com ação antioxidante que ajudam a baixar o colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos.
2. Prevenir doenças cardiovasculares
Por baixar o colesterol ruim e os triglicerídeos, o chá de berinjela ajuda a prevenir doenças cardiovasculares causadas pelo acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, como AVC ou infarto, por exemplo.
3. Diminuir a pressão arterial
A berinjela é rica em potássio que é um mineral que promove o relaxamento dos vasos sanguíneos, além de ajudar a eliminar o excesso de sódio corporal através da urina.
Desta forma, o chá de berinjela pode ajudar a diminuir a pressão arterial, o que pode ser útil nos casos de pressão alta.
4. Melhorar a circulação sanguínea
Por ser rico e potássio, o chá de berinjela ajuda a melhorar a circulação sanguínea, pois permite eliminar o sódio através da urina.
Além disso, devido sua ação anti-inflamatória, o chá de berinjela melhora o relaxamento dos vasos sanguíneos, o que facilita e melhora o fluxo sanguíneo.
5. Regular os níveis de açúcar no sangue
O chá de berinjela tem propriedades antioxidantes que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, podendo ser útil para prevenir ou auxiliar no tratamento da diabetes.
6. Ajudar na perda de peso
O chá de berinjela é rico em fibras e água, além de já que não conter muitas calorias e nem grande quantidade de carboidrato, o que pode ajudar a melhorar o funcionamento intestinal e aumentar a sensação de saciedade, contribuindo para ajudar na perda de peso.
No entanto, para que o chá de berinjela tenha os efeitos desejados, é importante que o seu consumo faça parte de uma alimentação saudável e da prática de atividade física regular.
7. Promover a hidratação do corpo
A berinjela é rica em água e associado à água para o preparo do chá, pode aumentar a hidratação do corpo.
8. Aliviar os sintomas de asma
O chá de berinjela é rico em alcaloides e compostos fenólicos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que podem ajudar a aliviar os sintomas da asma.
9. Prevenir o envelhecimento precoce
Devidos suas propriedades antioxidantes, que reduzem os danos dos radicais livres nas células, o chá de berinjela pode ajudar a prevenir o envelhecimento precoce.
10. Melhorar o funcionamento neurológico
O chá de berinjela é rico em flavonoides, compostos fenólicos, escopoletina e soroparona, com propriedades antioxidantes e neuroproterotas, que ajudam a melhorar o funcionamento do sistema nervoso, a memória e concentração, além de ajudar a acalmar.
Como consumir
O chá de berinjela pode ser preparado usando o legume juntamente com as folhas e é recomendado que seja consumida 1 xícara por dia de acordo com a recomendação médica. É também indicado que o consumo do chá não seja feito por mais de 7 dias seguidos, pois pode causar hipotensão ou hipoglicemia.
Como fazer o chá
O chá de berinjela deve ser feito com o legume com a casca e usando também suas folhas.
Ingredientes
- 1 berinjela com folhas;
- 1 litro de água.
Modo de preparo
Fatiar a berinjela e colocar em uma panela com água, juntamente com as folhas, e deixar ferver por aproximadamente 15 minutos. Em seguida, retirar a panela do fogo, tampar até amornar, coar e beber.
Quem não deve usar
O chá de berinjela não deve ser consumido por crianças ou pessoas com gastrite, úlceras no estômago ou pancreatite. Além disso, esse chá não deve ser consumido por pessoas alérgicas à berinjela.
Esse chá deve ser usado com cautela por pessoas que usam remédios para pressão alta ou diabetes, pois pode baixar muito a pressão arterial e causar hipotensão, ou diminuir muito os níveis de açúcar do sangue e causar hipoglicemia.
Durante a gravidez e amamentação, como tem maior concentração de substâncias ativas, o chá de berinjela só deve ser usado se indicado pelo médico.