Chá de boldo: para que serve e como fazer

Evidência científica

O chá de boldo é muito utilizado como remédio caseiro para problemas do fígado e alterações digestivas, incluindo má digestão, gastrite e gases intestinais. Isso acontece porque o boldo é rico em boldina, ácido rosmarínico e forscolina, substâncias com propriedades medicinais digestivas, antiespasmódicas, estimulantes do fígado e calmantes.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esse chá pode ser preparado utilizando as folhas frescas do boldo brasileiro, também conhecido como falso boldo ou boldo da terra, e cujo nome científico é Plectranthus barbatus, mas também pode ser feito com as folhas secas do boldo do Chile ou boldo verdadeiro, da espécie Peumus boldus Molina.

Leia também: Boldo: benefícios, como usar e efeitos colaterais tuasaude.com/beneficios-do-cha-de-boldo

O chá de boldo deve ser usado com orientação de um médico ou fitoterapeuta, pois embora tenha vários benefícios, também possui alguns efeitos colaterais, incluindo intoxicação do fígado, náuseas, vômitos e diarreia, além de ser contraindicado para grávidas e pessoas com hepatite, pedra na vesícula ou pancreatite.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O chá de boldo pode servir para:

  • Má digestão, azia ou sensação de queimação no estômago ;
  • Gastrite;
  • Prisão de ventre e excesso de gases intestinais;
  • Intolerância alimentar;
  • Ressaca;
  • Vermes e infecções intestinais;
  • Problemas do fígado, pois estimula a produção de bile pela vesícula biliar;
  • Ansiedade, dificuldade para dormir e insônia;
  • Dor nas articulações e reumatismo.

Além disso, o chá de boldo pode ser usado para auxiliar no tratamento de infecções pulmonares, na garganta ou na pele, devido às suas propriedades antibacterianas. Confira outras propriedades do boldo.  

O chá de boldo emagrece?

O chá de boldo não é indicado para o emagrecimento, pois não existem comprovações científicas de que o chá possa levar à perda de peso.

No entanto, o chá possui propriedades estimulantes do fígado, laxativas e diuréticas que facilitam a digestão de gorduras e sua eliminação, além de reduzir o inchaço, eliminar gases intestinais e aliviar a prisão de ventre, o que pode deixar a barriga menos inchada.

A melhor maneira de emagrecer de forma saudável é através de uma uma dieta balanceada, orientada pelo nutricionista, que inclua alimentos ricos em fibras, pobres em gorduras e com poucas calorias. Confira uma lista completa dos alimentos que ajudam a emagrecer.

Como fazer o chá de boldo

Para fazer o chá de boldo deve-se prepará-lo imediatamente antes de tomar, sendo que as folhas não devem ser fervidas junto com a água para evitar o sabor amargo dessa planta.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de folhas frescas picadas do boldo brasileiro ou as folhas secas picadas do boldo do Chile;
  • 150 mL de água.

Modo de preparo

Ferver a água, desligar o fogo e adicioná-la em uma xícara contendo as folhas picadas do boldo. Deixar descansar por 5 a 10 minutos, coar, esperar amornar e tomar logo em seguida. 

Esse chá pode ser tomado de 2 a 3 vezes ao dia antes ou após as refeições, por no máximo 20 dias.

Outra opção é tomar uma xícara do chá de boldo antes de dormir, para ter uma noite de sono tranquila. Veja outras formas de usar o boldo

Veja este vídeo da nutricionista Tatiana Zanin sobre os benefícios do chá de boldo: 

CHÁ DE BOLDO: como fazer e para que serve

12:08 | 1.077.276 visualizações

Possíveis efeitos colaterais

O chá de boldo é considerado seguro para a maioria dos adultos quando consumido nas quantidades recomendadas e por curto período de tempo, por no máximo 20 dias. 

Quando esse chá é consumido em quantidade excessiva ou por mais de 20 dias pode causar efeitos colaterais como intoxicação no fígado, devido a presença de ascaridol na sua composição, além de náuseas, vômitos, irritação no estômago ou diarreia. 

Além disso, o chá de boldo pode causar contrações uterinas e aborto, ou causar má formação no bebê, se consumido durante a gravidez.

Quem não deve usar

O chá de boldo não deve ser usado por bebês, crianças, mulheres em amamentação ou por pessoas com hepatite aguda, pedra na vesícula, inflamação das vias biliares, pancreatite, câncer de fígado ou da vesícula biliar, ou que tomam remédios como lítio, paracetamol, ibuprofeno, carbamazepina, fenitoína, sinvastatina, ou antifúngicos, como fluconazol ou itraconazol, por exemplo. 

O chá de boldo também não deve ser usado por pessoas que tomam anticoagulantes, como clopidogrel, ácido acetilsalicílico, varfarina ou heparina, por exemplo, pois pode aumentar o risco de sangramentos. Além disso, é recomendado interromper o consumo do chá por pelo menos 2 semanas antes de qualquer cirurgia ou procedimentos médicos.

Além disso, o chá de boldo não deve ser usado no caso de gravidez suspeita ou confirmada, pois pode causar malformações no bebê, ou aborto devido ao aumento das contrações uterinas. Por isso, caso suspeitar de gravidez, recomenda-se que seja feito um teste de gravidez, antes de tomar o chá de boldo.

O chá de boldo também não deve ser usado para tratar a COVID-19, pois não existem estudos que comprovem a ação antiviral desse chá contra o coronavírus. 

Vídeos relacionados

CHÁ DE BOLDO: como fazer e para que serve

12:08 | 1.077.276 visualizações