A oliveira possui inúmeros benefícios para a saúde, já que as folhas e frutos têm componentes químicos muito importantes, como oleína, ácido palmítico, aracluina, estearina, colesterina, cicloartanol, ácido benzoico e manitol, por exemplo.
A parte da oliveira utilizada para o preparo do chá são as folhas, de onde são extraídas as substâncias ativas com propriedades que ajudam o corpo a melhorar a digestão, os níveis de açúcar no sangue, além de proteger contra o câncer e melhorar a pressão arterial.
Embora as folhas da oliveira tenham muitos benefícios para a saúde, o uso do chá não substitui o tratamento médico, por isso, é recomendado consultar o médico ou profissional especialista em plantas medicinais para indicar a dose e o tempo de uso do chá.
Para que serve
O chá de oliveira apresenta muitos benefícios para a saúde, sendo que as principais indicações são:
1. Melhorar a digestão
O chá de oliveira acalma desordens irritativas e inflamatórias, como indigestão, azia, gastrite, colite e úlcera péptica e pode também ser usado para lavagem gástrica em caso de envenenamento por agentes corrosivos, para suavizar a mucosa irritada e acelerar a eliminação. Como estimula o fluxo de bile, pode ser também usada para ajudar a tratar problemas hepáticos e da vesícula biliar.
Além disso, também pode ser usado em enemas mornos para aliviar a prisão de ventre. Saiba quais os frutos que podem ajudar a reduzir a prisão de ventre.
2. Ajudar a emagrecer
As folhas da oliveira, ajudam a baixar o açúcar no sangue, fazendo com que haja menos insulina na circulação, levando a um menor acúmulo de gordura na região abdominal e a um melhor controle do pico glicêmico, consumindo-se, por isso, menos calorias.
Além disso, o fato das folhas de oliveira baixarem os níveis de açúcar no sangue, pode ser bastante útil em pessoas com diabetes, sendo por isso um ótimo remédio caseiro complementar ao tratamento.
3. Reduzir a pressão arterial
O chá de oliveira ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, causando vasodilatação e a redução da pressão sanguínea, podendo por isso ser usado em casos de hipertensão, angina, arritmias e outros problemas circulatórios. Saiba reconhecer os sintomas de pressão alta.
4. Melhorar gripe e resfriados
Um chá quente de folhas de oliveira aumenta a transpiração, auxiliando na regulação da temperatura corporal, ajudando assim a baixar a febre. Veja outros remédios caseiros que ajudam a baixar a febre.
O chá de folhas de oliveira também ajuda a acalmar a tosse seca e irritativa e também a tosse com catarro e ajuda também a tratar laringites e outras infecções do trato respiratório superior. Conheça outros remédios que podem ser usados para a tosse seca e com catarro.
5. Ajudar a tratar o câncer
Por ter na sua composição antioxidantes, como hidroxitirosol, ácido cafeico, oleuropeína e tirosol, a oliveira torna as membranas das células menos suscetíveis de destruição pelos radicais livres. Por esse mesmo motivo, pode ajudar a reduzir alguns tipos de câncer, como da mama ou a leucemia promielocítica, e retardar o envelhecimento. Saiba também que alimentos comer para combater o câncer.
6. Melhorar problemas de pele
A oliveira pode ainda ser usada em diferentes afecções da pele, como furúnculos, eczema, herpes simples, pele seca, unhas quebradiças, mordidas e picadas de inseto ou queimaduras.
Além disso, um chá feito com as folhas de oliveira, pode ser usado como antisséptico bucal, no sangramento e infecção das gengivas, em gargarejos e na dor de garganta.
7. Ajudar a reduzir a inflamação
As folhas da oliveira possuem oleocantal, uma substância com ação anti-inflamatória, com propriedades semelhantes ao ibuprofeno, que ajuda a reduzir os sintomas de inflamação e melhorar o desconforto associado por esse sintoma.
8. Ajudar a controlar os níveis de glicose
A oleuropeína e o hidroxitirosol presentes nas folhas da oliveira, possuem propriedades hipoglicemiantes, que auxiliam na redução dos níveis de açúcar no sangue.
Além disso, o tirosol também ajuda a proteger contra distúrbios relacionados ao aumento dos níveis de glicose no sangue, como diabetes, por exemplo.
Como fazer o chá de oliveira
O chá de oliveira deve ser preparado usando as folhas da oliveira de onde são extraídas as substâncias ativas que conferem as propriedades medicinais.
Ingredientes
- 1 colher (de sopa) de folhas frescas de oliveira trituradas;
- 1 litro de água fervente.
Modo de preparo
Adicionar as folhas frescas de oliveira na água fervente, deixando repousar por 10 a 15 minutos. Coar e beber 1 xícara, 3 vezes ao dia.
Devido ao seu efeito anti-hipertensivo, é importante consultar o médico antes de usar o chá de oliveira, pois pode alterar os valores de pressão arterial e até causar hipotensão, caracterizada pela queda brusca da pressão arterial. Saiba identificar os sintomas de hipotensão.
Suplemento de folhas de oliveira
As folhas de oliveira também podem ser encontradas na forma de suplemento de seu extrato seco. A dose recomendada é de 275 mg 3 a 5 vezes ao dia, sendo que a dose diária pode variar entre 630 a 1375 mg.
É importante ler o rótulo do suplemento para verificar o modo de uso indicado pelo fabricante. Além disso, as folhas de oliveira, independentemente de sua apresentação, não substitui o tratamento indicado pelo médico, sendo importante que seja usado conforme a orientação do médico.
Possíveis efeitos colaterais
Embora seja muito raro, os efeitos colaterais que podem ocorrer com o uso do chá de oliveira são hipotensão arterial, hipoglicemia ou diarreia em altas doses e em pessoas sensíveis.
Quando não é indicado
O uso da oliveira não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, já que não existem estudos suficientes que confirmem a sua segurança durante essas fases. Além disso, também não está recomendado para crianças e adolescentes.
No caso de pessoas que estão fazendo tratamento com medicamentos para baixar a pressão arterial e/ ou a glicose, é importante que o médico deseja consultado antes de consumir o chá ou o suplemento de folhas de oliveira, já que pode haver hipotensão ou hipoglicemia.