Uma excelente estratégia para desintoxicar o fígado para iniciar uma dieta, ou simplesmente fazer uma 'faxina' no fígado é tomar os chás detox, que tem propriedades diuréticas e desintoxicantes, como o chá de salsa, bardana ou erva-doce.
Estes chás aumentam a produção de urina e ajudam na eliminação de toxinas, sendo uma ótima forma de incrementar uma dieta detox, que é indicada para eliminar as impurezas do organismo, principalmente do fígado, depois de um dia de exageros alimentares, para iniciar uma dieta, ou para combater o efeito platô, que é quando a pessoa está numa dieta para emagrecer, mas chega um momento em que não consegue mais perder peso.
1. Chá de salsinha
A salsa, também conhecida como salsinha e salsa-hortense, é caracterizada por ser um diurético natural e um purificador suave, proporcionando a desintoxicação do organismo e a diminuição de distúrbios gastrointestinais.
Ingredientes:
- 1 ramo de salsa fresca picada;
- 1 litro de água.
Modo de preparo:
Colocar os ingredientes numa panelinha e deixar ferver até que as folhas estejam totalmente cozidas. Depois deve-se apagar o fogo, deixar a panela tampada e coar quando estiver morno. Pode-se beber 1 litro deste chá ao longo do dia.
2. Chá de ervas
Um outro excelente remédio caseiro para desintoxicar o corpo é tomar o chá de ervas que tem como base a bardana e o alcaçuz.
Ingredientes:
- 1 litro de água;
- 1 colher (chá) de bardana;
- 1 colher (chá) de raiz de dente-de-leão;
- 1 colher de chá de raiz de alcaçuz;
- 1 colher de chá de urtiga;
- 1 colher (chá) de hortelã.
Modo de preparo:
Para preparar este chá, as raízes de bardana, de dente-de-leão e de alcaçuz devem ser misturadas com a água em uma panela tampada. Depois de ferver deixe em fogo baixo por aproximadamente 15 minutos.
Após apagar o fogo adicione a urtiga e a hortelã. A mistura deve repousar durante 10 minutos e então ser coada. Tomar este chá diariamente, durante 3 semanas.
Os ingredientes utilizados neste remédio caseiro têm efeitos desintoxicantes e purificam suavemente o corpo ao estimular as funções secretoras da pele, dos rins, fígado e dos intestinos.
3. Chá de erva-doce
Um outro delicioso desintoxicante natural é o chá de erva-doce. O chá de erva-doce possui propriedades diuréticas e, por isso, pode ser usado como um complemento para a dieta detox.
Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de sementes de erva-doce;
- 500 ml de água fervente.
Modo de preparo:
Colocar a erva-doce em uma panela e acrescente a água fervente. Deixar abafado por cerca de 10 minutos. Beber 4 xícaras ao longo do dia para ajudar a emagrecer mais facilmente.
A erva-doce possui propriedades diuréticas que ajudam o corpo a eliminar o excesso de líquidos e faz uma espécie de "faxina" no fígado ajudando no combate às impurezas. No entanto, a erva-doce é contraindicada em caso de úlcera duodenal ou gástrica, refluxo, colite ulcerosa ou diverticulite.
Como fazer uma dieta detox
Para fazer uma dieta detox além de tomar os chás desintoxicantes, é importante não consumir alimentos com cafeína, açúcar e bebidas alcoólicas, pois estes alimentos são tóxicos para o fígado, assim como alimentos industrializados, como os conservantes, corantes ou adoçantes, porque possuem toxinas, substâncias prejudiciais para o organismo. Saiba mais detalhes nesse vídeo: