Qual o melhor chocolate para saúde

O melhor chocolate para saúde é o chocolate meio amargo, porque este tipo de chocolate apresenta a melhor relação entre a percentagem de cacau e a quantidade de outros nutrientes. Por isso, é mais rico em antioxidantes importantes que protegem as células e previnem o envelhecimento precoce.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

No entanto, o chocolate meio amargo quando consumido em excesso também engorda e pode prejudicar a saúde devido ao acumulo de gordura.

O cacau presente no chocolate meio amargo ou amargo também possui benefícios importantes para combater o colesterol, melhorar a saúde cardíaca, prevenir trombose e até melhorar o humor. No entanto para alcançar estes benefícios não se pode comer em exagero.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios do chocolate meio amargo para saúde 

Os principais benefícios do chocolate meio amargo podem ser:

  • Dar sensação de bem estar - pois ajuda na liberação do hormônio serotonina;
  • Estimular o sistema nervoso central - devido à presença de teobromina, uma substância semelhante à cafeína;
  • Prevenir o aparecimento de câncer - porque tem antioxidantes, chamados de flavonoides, que protegem as células do corpo.

Conheça todos os incríveis benefícios do chocolate explicados pela nossa nutricionista.

Como escolher o melhor chocolate 

O melhor chocolate para saúde é aquele que possui: 

  • Mais de 70% de cacau;
  • O cacau deve ser o primeiro ingrediente na lista dos ingredientes;
  • Deve ter pouca quantidade de açúcar, preferencialmente inferior a 10 g. Se for adoçado com Stevia, é melhor para saúde, porque esse é um ingrediente natural.

Também se deve dar preferência para chocolates feitos com ingredientes orgânicos, pois neste caso o cacau não possui toxinas ou pesticidas que podem reduzir a sua qualidade nutricional e, consequentemente, diminuir a quantidade de benefícios.

Imagem ilustrativa número 2

Informação nutricional do chocolate

A informação nutricional desta tabela se refere a aproximadamente 5 quadradinhos:

Valor nutricional por 25g de chocolate Chocolate branco Chocolate de leite Chocolate meio amargo Chocolate amargo
Energia 140 calorias 134 calorias 127 calorias 136 calorias
Proteínas 1,8 g 1,2 g 1,4 g 2,6 g
Gorduras 8,6 g 7,7 g 7,1 g 9,8 g
Gordura saturada 4,9 g 4,4 g 3,9 g 5,4 g
Carboidratos 14 g 15 g 14 g 9,4 g
Cacau 0% 10% 35 a 84% 85 a 99%

Além de ser rico em antioxidantes, o chocolate amargo também possui calorias e gorduras, por isso, para ter os benefícios do chocolate para a saúde o chocolate deve, de preferencia, ser consumido após uma refeição como café da manhã ou almoço, devendo-se evitar seu consumo nas outras horas do dia.

Efeitos do chocolate no fígado 

O consumo de pequenas doses de chocolate meio amargo ou de chocolate negro é benéfico para o fígado. Já o consumo de outros tipos de chocolate, como o chocolate ao leite ou chocolate branco, não possui o mesmo efeito.

O consumo exagerado de chocolate amargo ou meio amargo pode levar ao aparecimento de sintomas de problemas no fígado até mesmo de indivíduos saudáveis, como cansaço tontura, falta de apetite, dor de cabeça, gosto amargo na boca ou até enjoo e vômito.

As substâncias antioxidantes presentes no chocolate ajudam no fluxo sanguíneo das veias que irrigam o fígado favorecendo seu desempenho, inclusive em casos de problemas de fígado, como a cirrose e a hipertensão portal, por exemplo.

Mas em caso de consumo exagerado, o que ser pode fazer para tratar o fígado é suspender o consumo de chocolate, de qualquer outra fonte de gordura e de bebidas alcoólicas investindo na tomas de chás desintoxicantes e de sabor amargo, como a carqueja ou o boldo, por 1 ou 2 dias ou até que então os sintomas diminuam.

Benefícios do chocolate meio amargo para o coração 

 chocolate meio amargo faz bem ao coração porque contém muitos antioxidantes, que facilitam a circulação sanguínea, promovendo um fluxo adequado de sangue no organismo, e diminuindo assim o risco do aparecimento de doenças cardíacas.

Porém, basta 1 quadradinho, cerca de 5 g, por dia, após o café da manhã ou do almoço para ter todos os benefícios do chocolate meio amargo.

Além disso, o chocolate meio amargo tem teobromina, uma substância que estimula os músculos do coração fazendo com que fique mais forte.

Confira estas dicas e muitas mais no vídeo seguinte:

BENEFÍCIOS DE COMER CHOCOLATE

04:06 | 88.903 visualizações

Vídeos relacionados

BENEFÍCIOS DE COMER CHOCOLATE

04:06 | 88.903 visualizações