Cisto anecóico: o que é, características, tipos (e quando se preocupar)

Cisto anecoico é um tipo de cisto cujo conteúdo é pouco denso, e que por isso aparece preto no ultrassom, sendo formado por líquido ou, no caso de cistos no pulmão, por gás.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Mastologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Os cistos anecoicos têm esse nome porque não produzem eco no ultrassom, podendo surgir em qualquer local do corpo, como mama, ovários ou tireoide, por exemplo, e normalmente tem forma bem definida, e é considerado benigno. 

Leia também: Cisto na mama pode virar câncer? tuasaude.com/cisto-na-mama-pode-virar-cancer

Geralmente, o cisto anecoico é identificado em exames de rotina, pois não causam sintomas, desaparecendo sozinho, no entanto, dependendo do seu tamanho, localização e conteúdo, podem surgir sintomas como dor ou desconforto, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Características do cisto anecoico

As principais características do cisto anecoico simples são:

  • Conteúdo líquido no seu interior;
  • Bordas lisas e bem definidas;
  • Forma oval ou arredondada;
  • Não apresentam conteúdo sólido;
  • Lesão benigna;
  • Aparência preta ou escura no ultrassom.

Ao contrário do cisto anecoico simples, o cisto complexo tem suas paredes irregulares, e é formado por outras paredes dentro do próprio cisto, criando espaços separados.

Além disso, o cisto complexo pode ainda conter outros tipos de material sólido ou uma mistura de materiais sólidos e líquidos, sendo mais preocupantes.

Preocupado com o resultado do seu exame?

Estamos aqui para ajudar! Fale com os nossos profissionais e receba orientação especializada sobre o que fazer a seguir.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Tipos de cistos anecoicos

Os principais tipos de cisto anecoico são:

1. Cisto anecoico no ovário

Os cistos anecoicos ovarianos podem surgir dentro ou na superfície dos ovários e ser causados por alterações hormonais normais ao longo do ciclo menstrual ou gravidez, ou devido ao uso de medicamentos hormonais, como a pílula.

Esses cistos na maioria das vezes não indicam qualquer problema, sendo cistos anecoicos simples ou funcionais, como os cistos foliculares e cisto de corpo lúteo, sendo benignos e desaparecendo espontaneamente.

Geralmente, os cistos anecoicos ovarianos não causam sintomas, mas se não desaparecerem podem crescer e causar dor pélvica, alterações menstruais ou dificuldade para engravidar. 

Leia também: Cisto no ovário: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/cisto-no-ovario

2. Cisto anecoico na mama

Os cistos anecóicos na mama são comuns, e acontecem devido ao acúmulo de líquido na glândula mamária provavelmente por alterações hormonais durante o ciclo menstrual, sendo normalmente benignos.

Por esse motivo, surgem frequentemente em mulheres em idade reprodutiva, isto é, dos 15 aos 50 anos, podendo também ocorrer depois da menopausa, nas mulheres que fazem terapia hormonal.

A maioria dos cistos anecoicos mamários são simples, mas também podem ser complexos.

Leia também: Cisto na mama: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/sintomas-de-cisto-na-mama

3. Cisto anecoico no rim

O cisto anecoico no rim pode ser simples ou complexo e normalmente não causa nenhum tipo de sintoma, não precisando de tratamento específico e sendo indicado apenas o acompanhamento pelo médico.

No entanto, esses cistos podem ficar infectados, sangrar ou aumentar muito de tamanho, resultando em sintomas como dor nas costas entre as costelas e na pelve ou no abdômen, assim como febre ou sangue na urina.

Além disso, esses cistos podem ser múltiplos como ocorre na doença renal policística e resultar em perda de função dos rins ou até câncer. Nesses casos, é necessário tratamento. Entenda o que é a doença renal policística.

Leia também: Cisto no rim: o que é, sintomas e tratamento tuasaude.com/cisto-no-rim

4. Cisto anecoico no fígado

Os cistos anecoicos no fígado que são simples e podem ser congênitos, já nascendo com a pessoa, ou ser adquiridos ao longo da vida devido a uma pancada, inflamação ou infecção por tênias, por exemplo.

Normalmente, este tipo de cisto não provoca sintomas e também regride sozinho.

Se crescerem muito ou obstruírem os ductos biliares, podem causar sintomas como dor abdominal icterícia e ser necessário tratamento com drenagem ou cirurgia. Saiba identificar os sintomas de icterícia.

Leia também: Cisto no fígado: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/cisto-no-figado

5. Cisto anecoico na tireoide

O cisto anecoico na tireoide, na maioria das vezes, não são graves nem causam sintomas, sendo normalmente recomendado vigiar o cisto e avaliar se cresce ou muda suas características.

No entanto, quando o cisto cresce muito, pode causar sintomas como dificuldade engolir ou até respirar, e caroço palpável no pescoço.

Leia também: Nódulo na tireoide: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/nodulo-na-tireoide

Quando o cisto pode ser grave

O cisto anecoico pode ser grave quando:

  • Aumenta de tamanho ao longo do tempo causando sintomas;
  • Provoca obstrução da bexiga, rins ou ductos biliares;
  • Apresenta infecção, aumentando o risco de abscessos;
  • Tem risco aumentado de ruptura, como cistos anecoicos do ovário ou rins;
  • São causados por síndromes genéticas, como a doença renal policística.

Além disso, embora na maioria dos casos o cisto anecoico é benigno, em raros casos pode se transformar em maligno, ou seja, câncer, principalmente quando são complexos e possuem conteúdo sólido e outras paredes dentro do próprio cisto.

Leia também: 12 sintomas que podem indicar câncer tuasaude.com/sintomas-de-cancer

Tratamento do cisto anecoico

Os principais tratamentos para cisto anecoico são:

1. Acompanhamento médico regular

O acompanhamento médico regular é indicado no caso de cisto anecoico pequeno e que não causa sintomas, para avaliar se o cisto desapareceu ou se está aumentando de tamanho.

Além disso, o acompanhamento médico regular permite avaliar as características do cisto e seu conteúdo através do ultrassom ou outros exames de imagem.

2. Drenagem do cisto

A drenagem do cisto pode ser indicada quando o cisto anecoico é grande e/ou causa sintomas.

O líquido drenado é enviado ao laboratório para confirmar que o cisto é benigno ou se apresenta características de câncer, podendo também ser feita uma biópsia nesses casos.

Leia também: Biópsia: o que é, para que serve, tipos e como é feita tuasaude.com/para-que-serve-a-biopsia

3. Cirurgia

A cirurgia para remoção do cisto anecoico normalmente indicada para cisto anecoico complexo e que causa sintomas, e confirmar se é benigno ou apresenta risco de malignidade, ou seja, de ser câncer.

O tipo de tratamento deve ser indicado pelo médico de acordo com o tipo, sintomas, velocidade de crescimento e características do cisto anecoico.