Cisto na tireoide: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em julho 2023

O cisto na tireoide é uma bolsa preenchida por líquido, sendo o mais comum o coloide, e na maioria das vezes não causa sintomas. No entanto, quando o cisto aumenta de tamanho, pode causar sintomas como dificuldade para engolir, rouquidão e dor no pescoço.

Na maioria dos casos, o cisto na tireoide é benigno, sendo mais comum em mulheres, podendo ser causado por inflamações na tireoide, deficiência de ferro ou crescimento anormal do tecido da tireoide, por exemplo. No entanto, em outros casos pode estar relacionado com alterações malignas.

O tratamento do cisto na tireoide é feito pelo endocrinologista, podendo ser recomendado acompanhamento médico regularmente para avaliar o crescimento e as características do cisto ou cirurgia para sua remoção. No caso de cisto maligno, também pode ser indicada a iodoterapia. 

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de cisto na tireoide

Os principais sintomas de cisto na tireoide são:

  • Dificuldade para engolir;
  • Rouquidão;
  • Dor e desconforto no pescoço;
  • Dificuldade para respirar, apesar de ser raro.

Na maioria dos casos o cisto na tireoide não leva ao aparecimento de sintomas, no entanto, os sintomas podem surgir quando aumentam de tamanho ao longo do tempo.

Além disso, na maioria das vezes, quando são verificados esses sintomas, o cisto na tireoide é palpável, ou seja, a pessoa ou o médico podem identificar a presença do cisto apenas tocando o pescoço, que é o local em que está localizada a tireoide. 

Nesses casos, é muito importante que sejam feitos exames para verificar a gravidade do cisto e a necessidade de tratamento específico.

Cisto na tireoide é perigoso?

Na maioria dos casos, o cisto na tireoide é benigno, não sendo perigoso.

No entanto, em alguns casos o cisto na tireoide pode conter uma área sólida no seu interior, o que pode indicar uma chance de malignidade, ou seja câncer. 

Por isso, na presença dos sintomas, deve-se consultar o endocrinologista para que sejam realizados exames e identificado o tipo de cisto na tireoide e, assim, iniciar o tratamento mais adequado.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico do cisto na tireoide é feito pelo endocrinologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde, exame físico palpando a tireoide e exames de sangue para avaliar os níveis de hormônios tireoideanos. Veja os principais exames para tireoide.  

Marque uma consulta com o endocrinologista na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos ginecologista e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Para confirmar o diagnóstico, o médico deve solicitar um ultrassom da tireoide para avaliar a presença do cisto, assim como suas características. Nos casos de bordas irregulares e conteúdo sólido no cisto, pode ser indicativo de malignidade.

Além disso, normalmente é realizado o exame PAAF, também conhecido como Punção Aspirativa por Agulha Fina, em que todo o conteúdo do cisto é aspirado de seu interior e avaliado em laboratório. Saiba como é feita a PAAF.  

Possíveis causas

A causa exata do cisto na tireoide não é completamente conhecida, no entanto, alguns fatores parecem aumentar o risco do seu desenvolvimento, como:

  • Histórico familiar de cisto na tireoide;
  • Inflamação crônica da tireoide, como a tireoidite de Hashimoto;
  • Crescimento anormal do tecido da tireoide;
  • Deficiência de iodo;
  • Histórico de radiação na tireoide.

Além disso, pessoas que fizeram transplante de células-tronco hematopoiéticas, podem ter um risco aumentado de desenvolver tumores malignos na tireoide, ou seja, câncer. Saiba identificar os sinais de câncer na tireoide

Como é feito o tratamento

O tratamento do cisto na tireoide deve ser orientado pelo endocrinologista, sendo que na maioria das vezes é recomendado acompanhamento médico regularmente, uma vez que o cisto acaba por ser reabsorvido pelo próprio organismo, e assim avaliar seu crescimento e características.

No entanto, nos casos em que o cisto é grande e causa desconforto, dor ou dificuldade para engolir, por exemplo, pode ser necessária a realização de aspiração do conteúdo do cisto e/ou remoção através de cirurgia.

Após análise laboratorial, caso sejam verificados sinais de malignidade, pode ser necessário iniciar um tratamento mais específico, que pode envolver a realização de tratamento com o iodo radioativo, por exemplo. Veja como é feito o tratamento com iodo radioativo.