Como aliviar a coceira da dengue: 11 dicas infalíveis

Evidência científica

Algumas formas simples, mas muito eficazes para aliviar a coceira da dengue são: tomar banho de água fria, aplicar compressas geladas na pele, passar hidratantes ou usar antialérgicos na forma de pomada ou comprimidos, com indicação médica.

A dengue pode causar coceira, principalmente, na palma das mãos e sola dos pés e afetar também os braços, pernas, tronco ou rosto, além de provocar outros sintomas, como febre, dor de cabeça ou perda do apetite, por exemplo.

Leia também: 9 principais sintomas de dengue (clássica e hemorrágica) tuasaude.com/sintomas-da-dengue

A maior parte das medidas para aliviar a coceira da dengue podem ser feitas em casa, no entanto, se for preciso usar remédios, é muito importante que o uso seja feito com orientação médica. Caso a coceira não melhore, seja intensa ou surjam sintomas de infecção na pele, como vermelhidão ou pus, deve-se ir ao pronto-socorro.

Imagem ilustrativa número 1

11 formas de aliviar a coceira da dengue em casa

As principais formas de aliviar a coceira da dengue são:

1. Tomar um banho frio

Tomar banho com água fria reduz a inflamação da pele, sendo uma ótima forma de aliviar a coceira da dengue. Ao tomar o banho frio, deve-se evitar que a água esteja muito gelada. Veja todos os benefícios do banho frio.

Além disso, é recomendado dar preferência para usar sabonetes neutros e sem cheiro, para evitar irritação da pele. Após o banho, é recomendado secar a pele com uma toalha macia, limpa e seca, sem esfregar com força a pele.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Aplicar compressas geladas

Aplicar compressas geladas sobre a pele também ajuda a aliviar a coceira da dengue.

Isso porque a compressa gelada tem um efeito "anestésico" sobre a pele, reduzindo a coceira intensa.

3. Usar compressas de camomila

O chá de camomila é uma ótima opção para aliviar a coceira da dengue pois tem ação anti-inflamatória, antialérgica e calmante, devido ao azuleno, o bisabolol e o farneseno na sua composição.

Estas substâncias acalmam a pele, reduzem a inflamação e aliviam a coceira da dengue.

O chá de camomila deve ser usado frio na forma de compressas sobre a pele. Veja como preparar a compressa de chá de camomila.

4. Passar hidratantes na pele

O uso de hidratantes neutros e sem perfume, que possuem maior quantidade de óleos, podem ajudar a aliviar a coceira da dengue.

Isso porque os hidratantes ajudam a reter e manter a umidade, acalmando a pele e reduzindo a coceira ou a irritação da pele.

O hidratante pode ser usado várias vezes por dia ou sempre que necessário, podendo-se colocá-lo na geladeira para que fique mais frio, o que também ajuda a aliviar a coceira.

5. Evitar coçar a pele

Apesar de ser uma instrução complicada quando a coceira é intensa, a verdade é que evitar coçar a pele também ajuda a reduzir a coceira ao longo do tempo. Isso acontece porque o ato de coçar aumenta a liberação de histamina na pele, uma substância que piora a coceira.

Além disso, coçar ou esfregar a pele pode provocar danos, aumentando o risco de infecções. Saiba identificar os sinais de infecção na pele.

6. Aplicar gel de Aloe vera

O gel de Aloe vera (babosa) aplicado sobre a pele é uma forma natural e muito eficaz para aliviar a coceira da dengue.

O gel de Aloe vera tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e cicatrizantes, que atuam sobre a pele, além de ajudar a hidratar profundamente a pele.

Para usar o gel de babosa, deve-se extrair o gel de dentro da folha da Aloe vera, e aplicar sobre a pele com uma gaze limpa e seca. O gel de Aloe vera não deve ser consumido por via oral. Saiba como preparar o gel de babosa e como fazer o teste de alergia antes de usar.

7. Tomar banho de aveia

O banho de aveia é recomendado para diversas condições de pele que causam coceira, como urticária, dermatite de contato ou brotoeja, por exemplo, podendo também ajudar a aliviar a coceira da dengue.

Isso porque o banho de aveia possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e calmantes para a pele. Além disso, devido às grandes quantidades de amido na sua composição, o banho de aveia também ajuda a hidratar a pele. Veja como preparar o banho de aveia corretamente.

Crianças devem sempre ser supervisionadas pelos pais ao fazer o banho de aveia, devido ao risco de afogamento. 

8. Passar cremes antialérgicos

Passar cremes ou pomadas antialérgicas na pele, como a pomada de maleato de dexclorfeniramina (Polaramine), pode ser indicado pelo médico para aliviar a coceira da dengue.

Esse creme bloqueia os efeitos da histamina, que é uma substância inflamatória produzida pelo corpo, responsável pelos sintomas de coceira na pele.

A pomada ou creme antialérgico para dengue só deve ser usada se indicado pelo médico e não deve ser usada por crianças com menos de 2 anos, mulheres grávidas ou em amamentação. 

9. Usar pomadas corticoides

Em alguns casos, as pomadas corticoides também podem ser indicadas pelo médico para ajudar a aliviar a coceira da dengue.

Isso porque essas pomadas tem um efeito anti-inflamatório potente, que reduz a inflamação da pele e a coceira intensa.

Leia também: Pomadas corticóides: para que servem e quando usar tuasaude.com/locoid-pomada-corticoide

As pomadas corticoides só devem ser usadas com indicação médica e pelo menor tempo possível, pois podem provocar efeitos colaterais. Veja os principais efeitos colaterais dos corticoides.

10. Tomar antialérgicos

Os antialérgicos na forma de comprimidos ou xaropes, como desloratadina, cetirizina, hidroxizina e dexclorfeniramina, também podem ajudar a aliviar a coceira da dengue.

No entanto, seu uso só deve ser feito se indicado pelo médico especialista em dengue, principalmente no caso de crianças, grávidas, lactantes e idosos, devido ao risco de efeitos colaterais, além de possuir contraindicações.

Leia também: Remédios para dengue: 6 que podem ser tomados (e quais evitar) tuasaude.com/remedios-para-dengue

11. Manter o corpo hidratado

Manter o corpo hidratado é importante não só para aliviar a coceira da dengue, como também os outros sintomas. Veja como aliviar os outros sintomas da dengue.

A água ajuda a manter a pele hidratada, a evitar a desidratação e a fortalecer o sistema imune para combater o vírus da dengue mais rapidamente. 

Quanto tempo dura a coceira da dengue

A coceira da dengue, geralmente, dura entre 36 e 72 horas, mas pode variar de pessoa para pessoa, sendo que em alguns casos pode durar até 5 dias.

Esse sintoma normalmente surge na fase de recuperação da dengue, após a febre passar.

Leia também: Dengue dá coceira? Quanto tempo dura? tuasaude.com/medico-responde/quanto-tempo-dura-a-coceira-da-dengue

Porque a dengue causa coceira

A dengue causa coceira na pele devido a liberação de substâncias inflamatórias, como histamina e citocinas, como uma resposta do sistema imunológico para combater o vírus da dengue.

Isso provoca a ativação e inflamação de células da pele, resultando na coceira da dengue.

Assista o video a seguir com dicas de como se recuperar mais rápido da dengue:

O que fazer para RECUPERAR mais rápido DA DENGUE

07:10 | 206.830 visualizações

Vídeos relacionados

O que fazer para RECUPERAR mais rápido DA DENGUE

07:10 | 206.830 visualizações

Repelente natural para afastar os mosquitos

02:28 | 143.609 visualizações

PARA A DENGUE NÃO TE PEGAR

02:51 | 44.313 visualizações