Coceira no céu da boca: o que pode ser (e o que fazer)

A coceira no céu da boca é um sintoma que pode ser provocado por situações como rinite alérgica, herpes labial, candidíase oral ou ainda pela síndrome de alergia oral.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

De acordo com as causas da coceira no céu da boca, outros sintomas que também podem surgir nesta condição são: bolhas ou feridas no céu da boca, coceira no nariz e olhos, coriza constante, espirros, olhos lacrimejando, alteração do paladar e tosse seca.

Leia também: Feridas no céu da boca: 7 causas (e o que fazer) tuasaude.com/feridas-no-ceu-da-boca

Quando a coceira no céu da boca é persistente e/ou acompanhada de outros sintomas, é recomendado consultar o clínico geral ou otorrinolaringologista, para que seja feita uma avaliação completa dos sintomas e seja indicado o tratamento adequado.

Imagem ilustrativa número 1

O que pode ser

As possíveis causas da coceira no céu da boca são:

1. Herpes labial

O herpes labial é uma infecção provocada pelo vírus herpes simplex que causa sintomas como bolhas, feridas doloridas e/ou coceira no céu da boca e principalmente na região dos lábios, podendo também causar formigamento na região.

O que fazer: geralmente não é necessário tratar o herpes labial, pois o organismo combate o vírus sozinho. No entanto, alguns remédios na forma de comprimidos ou pomadas, como o aciclovir, penciclovir e valaciclovir, podem ser indicados pelo médico para ajudar a aliviar os sintomas e combater o vírus. Confira todos os tratamentos indicados para o herpes labial.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Rinite alérgica

A coceira no céu da boca, ou palato mole, é um dos sintomas da rinite alérgica, uma inflamação da mucosa do nariz que acontece após o contato com substâncias alergênicas como poeira, pelo de cão, pólen ou algumas plantas, por exemplo.

Outros sintomas que também estão presentes na rinite alérgica incluem, coceira no nariz e nos olhos, coriza constante, espirros, olho lacrimejando e tosse seca. Conheça todos os sintomas da rinite alérgica.

O que fazer: o clínico geral ou alergologista poderá indicar o uso de remédios descongestionantes, corticoides e anti-histamínicos, como desloratadina ou cetirizina, para reduzir os sintomas da rinite.

Leia também: 5 remédios para rinite alérgica tuasaude.com/remedios-para-rinite-alergica

3. Candidíase oral

A candidíase oral é uma infecção causada pelo excesso de fungo Candida albicans na boca, que pode causar sintomas como coceira no céu da boca, lábios, bochechas, língua e garganta.

Além disso, a candidíase oral também pode causar o surgimento de uma camada esbranquiçada na boca, aftas na língua ou na bochecha, alteração do paladar e dor ou ardência nas regiões afetadas.

O que fazer: o tratamento pode ser feito com a aplicação de antifúngicos na forma de gel, líquido ou enxaguante bucal, como a nistatina, que deve ser prescrito pelo médico.

Além disso, alguns remédios caseiros bons para a candidíase são chá de poejo e o própolis, que diminuem a proliferação dos fungos e ajudam a combater a infecção. Veja outros remédios caseiros para candidíase.

4. Síndrome da alergia oral

A coceira no céu da boca é um dos sintomas da síndrome da alergia oral, um tipo de alergia alimentar presente em pessoas com rinite alérgica e que surge logo após a ingestão de algumas frutas e vegetais crus que contêm pólen, como pêssego, aipo, tomate, melão melancia e laranja, por exemplo.

Essa condição, que também é conhecida como síndrome da alergia alimentar ao pólen, também causa coceira e inchaço nos lábios, língua, rosto, ouvidos e garganta. No entanto, essa síndrome raramente causa inchaço grave na garganta, dificuldade para engolir ou respirar.

O que fazer: para diminuir as reações, é aconselhado assar ou cozinhar os alimentos que causam os sintomas, pois as altas temperaturas dissolvem as proteínas responsáveis ​​pela síndrome. Descascar os alimentos antes do consumo também ajuda, pois esta proteína geralmente está concentrada na casca.

No entanto, quando a ingestão desses alimentos causa muito desconforto na garganta, piora progressiva dos sintomas, ou provoca urticária, vômitos ou dificuldade para respirar, o médico poderá indicar um tratamento com injeções.

Coceira no céu da boca e ouvido

A coceira no céu da boca e ouvido é um sintoma que pode estar presente em condições como síndrome da alergia oral e rinite alérgica.

O tratamento deste tipo de coceira, deve ser indicado pelo médico, variando conforme a causa deste sintoma.

Vídeos relacionados

Os poderosos benefícios do chá de cravo da Índia

16:26 | 829.500 visualizações

PRÓPOLIS: o que é, para que serve e como usar

14:44 | 337.886 visualizações

Herpes - Alimentação para curar a ferida e prevenir a infecção

03:27 | 756.040 visualizações