5 principais sintomas de colite (e o que fazer)

Atualizado em março 2024

Os principais sintomas de colite são dor no abdome em cólica, diarreia aquosa, sangue e/ou muco nas fezes, febre acima de 37,2ºC e vontade repentina de evacuar, podendo também surgir outros dependendo da sua causa.

A inflamação do cólon é conhecida como colite e pode ser causada por doenças, como gastroenterite, colite ulcerativa ou alergias, baixo fluxo de sangue para o cólon, medicamentos como alguns antibióticos e anti-hipertensivos ou radioterapia, por exemplo.  

Leia também: Colite: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/colite

Em caso de suspeita de colite, é recomendado consultar um gastroenterologista ou clínico geral para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado, que deve ser específico para a sua causa e pode ajudar a controlar os sintomas.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de colite são:

1. Dor no abdome

A dor no abdome provocada pela colite pode ser notada como uma cólica que, algumas vezes, passa depois que a pessoa evacua. Essa dor tende a variar em intensidade e localização de acordo com a gravidade da inflamação e região do cólon afetada, podendo também ser recorrente em alguns casos.

O que fazer: algumas vezes, a dor no abdome pode ser aliviada quando se consome alimentos de fácil digestão e se evita aqueles que podem estar associados com os episódios de colite.

No entanto, é importante consultar um gastroenterologista ou clínico geral e fazer o tratamento específico para a causa da colite, que pode envolver o uso de medicamentos como antibióticos ou corticoides, por exemplo, para e aliviar os sintomas.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Diarreia

A diarreia é um dos principais sintomas da colite, podendo fazer com que as fezes se tornem aquosas e levar a pessoa a evacuar até 6 vezes ou mais por dia. Pode também causar desidratação principalmente quando não se consegue repor a perda de líquidos.

O que fazer: em caso de diarreia, é recomendado manter uma boa hidratação e ingerir líquidos, principalmente o soro de reidratação oral, após os episódios de evacuação para evitar a desidratação. 

Leia também: Como parar a diarreia mais rápido: 8 dicas eficazes tuasaude.com/como-parar-a-diarreia-mais-rapido

No entanto, especialmente caso surjam outros sintomas ou a diarreia não esteja melhorando, é recomendado consultar um gastroenterologista para que a sua causa possa ser identificada e iniciar o tratamento mais adequado.

3. Sangue e/ou muco nas fezes

A presença de sangue e/ou muco nas fezes também é comum em caso de colite, principalmente quando causada por bactérias ou doenças inflamatórias intestinais, como a colite ulcerativa ou doença de Crohn.

O sangue e muco normalmente aparecem misturados nas fezes. No entanto, em alguns casos a pessoa também pode eliminar sangue vivo ou apresentar sangramentos mais intensos ao evacuar, por exemplo.

O que fazer: o sangue e/ou muco nas fezes tendem a desaparecer na medida em que o tratamento da colite é feito de acordo com as orientações do médico, sendo recomendado consultar um gastroenterologista ou clínico geral assim que possível. 

O médico pode indicar ajuste de medicamentos ou o uso de anti-inflamatórios específicos e antibióticos, por exemplo, dependendo da causa da colite. No entanto, em caso de sangramento intenso, é recomendado procurar uma emergência para uma avaliação.

4. Febre

A colite também pode provocar febre acima de 37,2ºC especialmente quando associada a infecções e doenças inflamatórias intestinais. Além disso, dependendo da sua causa, a febre nem sempre está associada a outros sintomas.

O que fazer: é recomendado consultar um gastroenterologista ou clínico geral para que a causa da colite seja identificada e iniciado o tratamento mais adequado. O médico também pode indicar medicamentos antitérmicos para aliviar a febre provocada pela colite. Confira os principais remédios indicados para baixar a febre.

5. Vontade de evacuar

Devido à inflamação do cólon, é comum a pessoa com colite sentir vontade de evacuar, que pode ser repentina e nem sempre estar associada com a eliminação de fezes, o que é conhecido como tenesmo. 

Leia também: Tenesmo: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/tenesmo

Além disso, a vontade de evacuar pode surgir inclusive durante o sono, fazendo com que a pessoa desperte e se levante da cama para ir correndo ao banheiro.

O que fazer: preferir alimentos de fácil digestão pode contribuir para aliviar a vontade repentina de evacuar. No entanto, o ideal é consultar um gastroenterologista ou clínico geral para que seja feito o tratamento específico da colite, que pode controlar a inflamação do cólon e aliviar os sintomas.

Teste online de sintomas

Alguns tipos de colite, como a colite ulcerativa, são consideradas doenças inflamatórias intestinais. Para saber quais as suas chances de ter doença inflamatória intestinal, por favor, selecione os sintomas que apresenta:

  1. 1. Diarreia há mais de 7 dias
  2. 2. Acordar de noite por causa de diarreia ou dor no abdome
  3. 3. Presença de sangue nas fezes
  4. 4. Dor abdominal constante
  5. 5. Perda de peso sem razão aparente
  6. 6. Febre acima de 38º C em algum momento nas últimas semanas
  7. 7. Cansaço ou fraqueza nas últimas semanas
  8. 8. Presença de muco nas fezes há mais de 4 semanas

Este teste é apenas uma ferramenta de orientação, e portanto, não tem a finalidade de dar um diagnóstico, nem substituir a consulta com um gastroenterologista.