Gordura visceral é a gordura que se acumula na barriga, dentro da cavidade abdominal, próximo a alguns órgãos vitais, como fígado, pâncreas, intestinos e estômago, e está associada com maior risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, principalmente infarto e aterosclerose.
O acúmulo de gordura visceral acontece principalmente devido a hábitos de vida poucos saudáveis, especialmente ter uma alimentação rica em açúcar, gordura e alimentos processados, e não fazer exercício físico regularmente.
Para impedir o aumento de gordura visceral e diminuir o risco para a saúde, é importante adotar hábitos de vida mais saudáveis, através da prática regular de exercício físico e de uma alimentação saudável e pobre em gorduras e açúcar.
Riscos da gordura visceral
Os principais riscos da gordura visceral são:
- Doenças cardiovasculares, como infarto, aterosclerose ou AVC;
- Diabetes do tipo 2;
- Insuficiência hepática;
- Câncer de mama ou câncer colorretal;
- Doença de Alzheimer;
- Pressão alta.
Além disso, a presença de grandes quantidades de gordura visceral podem também favorecer o desenvolvimento de resistência à insulina, está relacionada com baixa qualidade do sono e altos níveis do hormônio cortisol, que pode ter como consequência aumento do peso e da circunferência abdominal.
Caso se tenha gordura visceral, é importante fazer o acompanhamento com o cardiologista, de forma a evitar doenças cardiovasculares que podem colocar a vida em risco.
Marque uma consulta com um cardiologista na região mais próxima:
Quantidade de gordura visceral ideal
A quantidade de gordura visceral ideal não deve ultrapassar o percentual de 10 % da gordura corporal total.
Leia também: Percentual de gordura corporal: como calcular (e como diminuir) tuasaude.com/gordura-corporal-idealComo medir a gordura visceral
A melhor forma de medir a quantidade de gordura corporal é através da realização de tomografia computadorizada, ressonância magnética ou ultrassom.
No entanto, algumas ferramentas podem ajudar a avaliar a gordura corporal total e o risco de doenças cardiovasculares, como:
- Circunferência da cintura: é medida colocando uma fita métrica em volta da cintura na altura do umbigo, e sem encolher a barriga. Para mulheres, a circunferência da cintura maior que 80 cm e, para homens maior que 94 cm, podem indicar aumento da gordura visceral e do risco de doenças cardiovasculares;
- IMC (índice de massa corporal: é feito avaliando o peso e a altura, sendo que o IMC acima de 30, que é indicativo de obesidade, pode significar aumento da gordura visceral e aumento do risco de doenças cardiovasculares;
- Razão cintura-estatura: é feito dividindo o valor da circunferência da cintura pela altura da pessoa. Valores acima de 0,5 são indicativos de gordura abdominal e aumento do risco de doenças cardiovasculares.
Além disso, outra forma de medir a gordura visceral é através da relação cintura-quadril, feita medindo dividindo o valor da circunferência da cintura pela circunferência do quadril.
Após saber os seus valores de cintura e quadril, introduza nesta calculadora online para saber qual o risco de ter doenças cardiovasculares:
Além dos exames e medição da relação cintura-quadril, durante a consulta o cardiologista ou nutricionista pode também realizar o exame de bioimpedância, que permite verificar a composição corporal da pessoa de forma geral, incluindo a quantidade de gordura acumulada no organismo.
Principais causas
O acúmulo de gordura visceral acontece principalmente devido a hábitos de vida poucos saudáveis, como sedentarismo e alimentação rica em gordura e açúcar.
Além disso, o estresse também pode favorecer o acúmulo de gordura visceral, devido aos altos níveis de cortisol no corpo.
Como perder gordura visceral
Para eliminar a gordura visceral, é importante adotar hábitos de vida mais saudáveis, como:
1. Alimentação
Para eliminar a gordura visceral é importante ter uma alimentação com baixas calorias e pobre em açúcar, pois assim é possível evitar que mais gordura fique acumulada no organismo, que deve ser indicada pelo nutricionista de acordo com a quantidade de gordura visceral acumulada e risco de desenvolvimento de doenças.
Assim, alguns alimentos que podem ser consumidos no dia a dia são:
- Maçã, pera, morango, kiwi, abacaxi;
- Acelga, espinafre, alface, couve, rúcula;
- Abóbora, salsão, abobrinha, pepino, beterraba, tomate, cebola;
- Peixes, como pescada, linguado, robalo, dourada;
- Carne de frango ou peru;
- Amêndoas, nozes, avelãs, sementes de chia, linhaça, abóbora ou girassol.
Além disso, podem ser adicionados na dieta alimentos termogênicos, como canela, café, gengibre ou chá verde, por exemplo, para ajudar a acelerar o metabolismo e facilitar a perda de gordura. Conheça outros alimentos termogênicos que podem ajudar a perder gordura visceral.
Frutas muito doces, como caqui, uvas ou figos não devem ser consumidos por quem quer perder a gordura visceral, já contém muito açúcar.
Além disso, outros alimentos que não devem ser consumidos são embutidos, frituras, bolos, bolachas, chocolates, balas, refrigerantes, refeições prontas, molhos, pizzas, lasanhas e bebidas alcoólicas, pois além de possuírem muitas calorias favorecem o acúmulo de gordura no organismo.
Confira no vídeo a seguir outras dicas de alimentação para eliminar a gordura visceral:
GORDURA VISCERAL: o que é, como medir e como controlar
09:39 | 38.010 visualizações2. Exercícios
Os exercícios são fundamentais no processo de eliminação de gordura visceral, pois ajudam a estimular o metabolismo e, consequentemente, a queima de gordura.
No entanto, para que a gordura visceral seja eliminada efetivamente, é importante que sejam praticados exercícios aeróbicos, principalmente aqueles que ajudam a melhorar o condicionamento físico, promover a saúde cardiovascular e favorecer o desenvolvimento de massa muscular ao mesmo tempo.
Dentre os aeróbicos, pode-se praticar corrida, natação, ciclismo e pular corda, ou exercícios com maior intensidade como HIIT, crossfit e circuitos funcionais, por exemplo, sendo importante fazer pelo menos 30 minutos por dia. Confira quais são os melhores exercícios para queimar gordura visceral.
Lipoaspiração elimina gordura visceral?
Apesar de ser uma cirurgia que elimina gordura na barriga, a lipoaspiração remove apenas a gordura que está abaixo da pele, não chegando a retirar a gordura visceral, que fica mais profunda no abdômen, junto dos órgãos.
Em muitos casos, após uma lipoaspiração, a quantidade de gordura visceral pode até aumentar caso o paciente não pratique atividade física regularmente, pois já não há tantas células de gordura sob a pele e o excesso da alimentação acaba sendo armazenado na gordura visceral.