É indicado tomar 1 comprimido de anticoncepcional todos os dias, até o final da cartela, sempre no mesmo horário, para garantir o efeito do medicamento.
A maior parte dos anticoncepcionais trazem 21 comprimidos, mas também existem cartelas com 24 ou 28 comprimidos, que se diferenciam pela quantidade de hormônios que possui, pelo tempo de pausa entre as cartelas e pela ocorrência ou não de menstruação.
É importante que o uso do anticoncepcional seja orientado pelo ginecologista e, em caso de esquecimento de mais de uma vez da pílula, é recomendado que outros métodos contraceptivos sejam discutidos. Conheça outras opções de anticoncepcional.
Como tomar
Para tomar o anticoncepcional corretamente, deve-se seguir as orientações do ginecologista de acordo com o tipo de anticoncepcional:
1. Anticoncepcional de 21 dias
Deve-se tomar 1 comprimido por dia até o final da cartela, sempre no mesmo horário, totalizando 21 dias com pílula. Quando a cartela terminar, deve-se fazer uma pausa de 7 dias, que é quando a menstruação deve descer, e iniciar uma nova cartela no 8º dia.
Exemplos: Selene, Yasmin, Diane 35, Level, Femina, Gynera, Ciclo 21, Tâmisa 20, Microvlar.
2. Anticoncepcional de 24 dias
Deve-se tomar 1 comprimido por dia até o final da cartela, sempre no mesmo horário, totalizando 24 dias com pílula. Em seguida, deve-se fazer uma pausa de 4 dias, quando normalmente ocorre a menstruação, e iniciar uma nova cartela no 5º dia após a pausa.
Exemplos: Mínima, Mirelle, Yaz, Siblima, Iumi.
3. Anticoncepcional de 28 dias
Deve-se tomar 1 comprimido por dia até o final da cartela, sempre no mesmo horário, totalizando 28 dias com pílula. Quando terminar a cartela, deve-se iniciar outra logo no dia seguinte, sem pausa entre elas. No entanto, se houver sangramentos de escape com frequência, o ginecologista deverá ser procurado para reavaliar a quantidade de hormônios necessária para regular o ciclo menstrual e, se necessário, prescrever um novo anticoncepcional.
Exemplos: Micronor, Adoless, Gestinol, Elani 28, Cerazette.
4. Anticoncepcional injetável
Existem 2 tipos diferentes, o mensal e o trimestral. No caso do anticoncepcional mensal (Perlutan, Preg-less, Mesigyna, Noregyna, Cycloprovera e Cyclofemina), a injeção deve ser aplicada pelo enfermeiro ou farmacêutico, preferencialmente 1º dia da menstruação, com tolerância de até 5 dias depois da descida da menstruação. As injeções seguintes devem ser aplicadas sempre a cada 30 dias.
Já no caso do anticoncepcional injetável trimestral (Depo-Provera e a Contracep), a injeção deve ser aplicada até 7 dias depois da descida da menstruação, e as injeções seguintes devem ser aplicadas após 90 dias, não podendo haver atraso maior que 5 dias para garantir a eficácia da injeção.
Principais dúvidas
A seguir, esclarecemos as principais dúvidas sobre o uso correto do anticoncepcional:
1. Quando tomar o 1º anticoncepcional?
A primeira pílula anticoncepcional deve ser tomada no primeiro dia do ciclo, ou seja, no primeiro dia da menstruação. Porém, antes de iniciar o uso do anticoncepcional, é fundamental que o ginecologista seja consultado para que seja indicado o melhor método contraceptivo, sejam dadas orientações sobre o seu uso e esclarecidas as principais dúvidas.
2. A que horas tomar o anticoncepcional?
A pílula anticoncepcional pode ser tomada a qualquer hora do dia, mas é importante que ela seja tomada sempre no mesmo horário para evitar a diminuição do seu efeito. Assim, para não esquecer de tomar o anticoncepcional, algumas dicas são:
- Colocar um alarme diário no celular;
- Guardar a cartela em um local bem visível e de fácil acesso;
- Associar a ingestão da pílula a um hábito diário, como escovar os dentes, por exemplo.
Também é importante lembrar que o ideal é evitar tomar a pílula em jejum, pois pode causar mal-estar e dor no estômago.
3. O que fazer se esquecer de tomar na hora certa?
Em caso de esquecimento, deve-se tomar o comprimido esquecido logo que lembrar, mesmo que seja necessário tomar 2 comprimidos ao mesmo tempo. Se o esquecimento tiver sido por menos de 12 horas após o horário habitual do anticoncepcional, o efeito da pílula será mantido e deve-se seguir tomando o restante da cartela normalmente.
No entanto, caso o esquecimento tenha sido por mais de 12 horas ou mais de 1 pílula foi esquecida na mesma cartela, o anticoncepcional pode ter seu efeito diminuído, devendo-se ler a bula para seguir as orientações do fabricante e usar camisinha para prevenir uma gravidez. Veja mais detalhes do que fazer caso esqueça de tomar o anticoncepcional.
5. É possível engravidar tomando anticoncepcional?
Toda mulher corre o risco de engravidar, mesmo tomando o anticoncepcional, porque os anticoncepcionais apenas têm uma eficácia de cerca de 98%. Além disso, o uso de antibióticos ou de outros remédios pode diminuir um pouco a eficácia desse contraceptivo, aumentando as chances de gravidez.
O fato de esquecer de tomar uma das pílulas, trocar de anticoncepcional e/ ou ter episódios de diarreia ou vômito também podem aumentar o risco de gravidez. Veja mais detalhes sobre como é possível engravidar tomando anticoncepcional.
6. O que fazer se a menstruação não descer?
Caso a menstruação não desça durante o período de pausa do anticoncepcional e todos os comprimidos tiverem sido tomados de forma correta, não há risco de gravidez e a próxima cartela deve ser iniciada normalmente.
Nos casos em que houve esquecimento da pílula, principalmente quando se esqueceu mais de 1 comprimido da mesma cartela, há risco de gravidez e o ideal é fazer um teste de gravidez que se compra na farmácia ou fazer o exame de sangue num laboratório.
7. Quantos dias após o fim da cartela a menstruação desce?
A menstruação geralmente desce entre de 2 a 3 dias após o fim da cartela de anticoncepcional. Essa menstruação que acontece ao final da cartela é conhecida por sangramento de privação, um sangramento semelhante à menstruação que normalmente acontece quando se fica sem tomar a pílula.
8. O que fazer se a menstruação não descer no intervalo?
Em algumas mulheres a menstruação pode não descer no intervalo do anticoncepcional. No entanto, se os comprimidos foram tomados regularmente, se não houve vômitos ou diarreia intensa e se outros medicamentos não estão sendo usados, a próxima cartela poderá ser iniciada normalmente após o fim do intervalo.
Entretanto, é aconselhado passar por uma consulta com o ginecologista para que seja descartada a possibilidade de uma gravidez.
9. Como tomar o anticoncepcional depois de ter parado?
Para retomar o anticoncepcional depois de ter parado de usar o medicamento, deve-se tomar a pílula no primeiro dia da menstruação. No entanto, antes de retomar o uso do anticoncepcional, é fundamental que o ginecologista seja consultado para que seja indicado o melhor método contraceptivo.
10. É possível retomar após ter parado no meio da cartela?
Após parar o anticoncepcional no meio da cartela, não é recomendado retomar com os comprimidos. Isto porque ficar mais de 2 dias (mais de 48 horas) sem usar o anticoncepcional pode reduzir o efeito do remédio, aumentando o risco de gravidez.
Por isso, antes de retomar o anticoncepcional é recomendado passar por uma consulta com o ginecologista para avaliar o método mais indicado para cada mulher.