O óleo de cártamo, que também é conhecido como açafrão-bastardo, é extraído a partir das sementes da planta Carthamus tinctorius e pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e de suplementos alimentares, sob a forma de cápsulas ou óleo.
Este tipo de óleo traz os seguintes benefícios para a saúde:
- Ajudar a emagrecer, por retardar o esvaziamento do estômago, prolongando a sensação de saciedade;
- Atuar como anti-inflamatório, por ser rico em ômega-9 e vitamina E;
- Ajudar a diminuir a glicemia, auxiliando no controle da diabetes tipo 2;
- Diminuir a pressão alta, por melhorar a circulação sanguínea;
- Diminuir o colesterol ruim, por ser rico em fitoesterois.
No entanto, é importante lembrar que esses efeitos só são alcançados quando o óleo de cártamo é consumido juntamente com uma alimentação saudável e com a prática frequente de atividade física.
Como tomar
Para obter seus benefícios, a dose recomendada é de 2 cápsulas ou 2 colheres de chá de óleo de cártamo por dia, de preferência meia hora antes ou depois das refeições principais ou de acordo com a orientação do nutricionista ou fitoterapeuta.
Óleo de cártamo é bom para o cabelo
Além dos seus benefícios para a saúde em geral, o óleo de cártamo também pode ser usado no tratamento de cabelos secos e quebradiços por ser rico em vitaminas A, E e gorduras antioxidantes, que atuam mantendo a saúde dos cabelos e da pele.
Para obter seus benefícios, deve-se massagear lentamente o couro cabeludo com o óleo de cártamo, pois isso irá ativar a circulação sanguínea local e fazer com que a raiz do cabelo absorva o óleo, deixando os fios mais fortes e estimulando o seu crescimento. Para o corpo, o óleo funciona como um hidratante natural, sendo rapidamente absorvido pela pele e ajudando a prevenir rugas e celulites. Veja também como usar o óleo de Baru para emagrecer e hidratar a pele e os cabelos.
Contraindicações e efeitos colaterais
O óleo de cártamo não tem contraindicações, mas só deve ser tomado por crianças, idosos, mulheres grávidas e que amamentam de acordo com a orientação do médico ou do nutricionista.
Além disso, o seu consumo em excesso pode causar problemas como aumento da inflamação no corpo, artrite, depressão e diminuição do colesterol bom, devido aos seus altos níveis de ômega-6.
O óleo de coco também é rico em antioxidantes e ajuda no emagrecimento, por isso veja como usar o Óleo de coco em cápsulas.