Dexclorfeniramina: para que serve, como usar e efeitos colaterais

O que é:

A dexclorfeniramina é um anti-histamínico indicado para o tratamento de alergias, como rinite alérgica, urticária, picada de inseto, eczema alérgico ou dermatite atópica, por exemplo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Alergologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esse remédio age bloqueando os efeitos da histamina no corpo, substância responsável pelos sintomas de alergia, como coceira na pele, nariz ou olhos, vermelhidão na pele, inchaço na boca ou espirros. Saiba identificar os sintomas de alergia.  

A dexclorfeniramina pode ser encontrada na forma de comprimidos, drágea, xarope, gotas ou pomada, com os nomes Polaramine, Histamin, Polaryn ou Alergomine, ou na forma de genérico como “maleato de dexclorfeniramina”, e deve ser usada com indicação médica.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A dexclorfeniramina é indicada para:

  • Alergias;
  • Rinite alérgica;
  • Dermatite atópica;
  • Urticária;
  • Prurido;
  • Picada de inseto;
  • Eczema alérgico.

Além disso, a dexclorfeniramina + betametasona pode ser indicada para asma brônquica ou alergias oculares, por exemplo, encontrado com os nomes Celestamine, Celerg ou Koide D. Saiba como usar o Koide D.   

É importante que a dexclorfeniramina seja usada com indicação do clínico geral, alergologista ou dermatologista, de acordo com a causa que se deseja tratar.

Marque uma consulta com um alergologista na região mais próxima:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

A dexclorfeniramina serve para tosse?

A dexclorfeniramina pode ser indicada para tosse seca causada pela rinite alérgica. 

Além disso, esse remédio ajuda a aliviar outros sintomas da rinite alérgica, como coceira no nariz, espirros ou nariz entupido. Veja outros sintomas da rinite alérgica

Dexclorfeniramina é corticoide?

A dexclorfeniramina não é corticoide e não possui nenhum corticoide na sua composição. 

Esse remédio é um antialérgico que reduz a ação da histamina no corpo, uma substância responsável pelos sintomas da rinite alérgica ou urticária.

Como usar

A forma de uso da dexclorfeniramina varia de acordo com a apresentação, que inclui:

1. Dexclorfeniramina gotas 2,8 mg/mL

A dexclorfeniramina solução em gotas de 2,8 mg/mL pode ser usada por adultos ou crianças com mais de 2 anos, sendo que as doses recomendadas são:

  • Adultos e crianças maiores de 12 anos: 20 gotas, de 3 a 4 vezes por dia. Não ultrapassar a dose máxima de 12 mg/dia, que corresponde a 120 gotas/dia;
  • Crianças de 6 a 12 anos: 10 gotas ou 1 gota para cada 2 kg de peso corporal, até 3 vezes por dia. Não ultrapassar a dose máxima de 6 mg diários, que corresponde a 60 gotas/dia;
  • Crianças de 2 a 6 anos: 5 gotas ou 1 gota para cada 2 kg de peso corporal, até 3 vezes por dia. Não ultrapassar a dose máxima de 3 mg diários, que corresponde a 30 gotas/dia.

As doses da dexclorfeniramina para crianças devem ser calculadas pelo pediatra, de acordo com a condição a ser tratada e gravidade dos sintomas.

2. Dexclorfeniramina xarope 2 mg/5mL

A dexclorfeniramina xarope de 2 mg/5mL (0,4mg/mL) pode ser usada por crianças a partir dos 2 anos ou adultos.

A posologia normalmente recomendada é:

  • Adultos e crianças maiores de 12 anos: 5 mL do xarope, de 3 a 4 vezes ao dia, não se devendo ultrapassar a dose máxima de 30 mL por dia;
  • Crianças de 6 a 12 anos: 2,5 mL do xarope, até 3 vezes ao dia, não se devendo exceder a dose máxima recomendada de 15 mL por dia;
  • Crianças de 2 a 6 anos: 1,25 mL do xarope, até 3 vezes ao dia, não se devendo exceder a dose máxima recomendada de 7,5 mL por dia.

A dose da dexclorfeniramina deve ser medida usando o copo dosador fornecido na embalagem, e tomada de acordo com a indicação do médico, que deve orientar o tempo de tratamento.

3. Dexclorfeniramina comprimidos 2 mg

Os comprimidos de 2 mg de dexclorfeniramina só devem ser usados por adultos ou crianças maiores de 6 anos.

As doses normalmente recomendadas são:

  • Adultos e crianças com mais de 12 anos: 1 comprimido de 2 mg, de 3 a 4 vezes por dia. A dose máxima diária é de 6 comprimidos por dia;
  • Crianças de 6 a 12 anos: ½ (meio) comprimido, até 3 vezes por dia. A dose máxima diária é de 3 comprimidos por dia.

O comprimido deve ser tomado por via oral, com um copo de água, antes ou após a alimentação.

4. Dexclorfeniramina drágeas 6 mg

A dexclorfeniramina drágeas de 6 mg é indicada somente para adultos ou crianças com mais de 12 anos.

A dose normalmente recomendada é de 1 drágea pela manhã e outra ao deitar. Em alguns casos, o médico pode recomendar tomar 1 drágea a cada 8 horas.

As drágeas de dexclorfeniramina devem ser ingeridas inteiras, sem partir, sem mastigar e com um copo de água cheio, isto porque contém um revestimento para que o medicamento seja liberado de forma lenta no organismo e tenha um tempo de ação mais prolongado.

5. Dexclorfeniramina pomada 10 mg/g

A dexclorfeniramina pomada de 10 mg/g pode ser usada por adultos ou crianças a partir dos 2 anos, devendo-se aplicada uma fina camada da pomada sobre a pele, na região a ser tratada, 2 vezes ao dia, evitando cobrir o local.

Essa pomada não deve ser aplicada nos olhos, boca, nariz, nos órgãos genitais ou em outras mucosas e não deve ser utilizada em grandes áreas de pele, principalmente em crianças. 

Além disso, a pomada de dexclorfeniramina não deve ser aplicada em áreas da pele que apresentem bolhas, que estejam machucadas ou que apresentem secreção, ou ao redor dos olhos.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns da dexclorfeniramina são sonolência, cansaço, tontura, dor de cabeça, boca seca ou dificuldade de urinar.

Além disso, a dexclorfeniramina pode causar reações alérgicas, com sintomas como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto. Nesses casos, deve-se interromper o uso e procurar o pronto-socorro mais próximo. Saiba identificar todos os  sintomas de anafilaxia.

No caso da pomada de dexclorfeniramina, os efeitos colaterais mais comuns são irritação da pele ou aumento da sensibilidade ao sol, especialmente com o uso prolongado ou em grandes áreas da pele.

Dexclorfeniramina dá sono?

A dexclorfeniramina dá sono leve a moderado, sendo um dos efeitos colaterais comuns desse remédio, especialmente no início do tratamento.

Por isso, as pessoas que tomam este medicamento devem evitar dirigir veículos ou operar máquinas. Conheça outros anti-histamínicos que não causam sono.  

Quem não deve usar

A dexclorfeniramina não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação ou pessoas que tenham alergia a essa substância ativa ou a qualquer outro componente presente na fórmula.

Além disso, a dexclorfeniramina xarope, gotas ou pomada não deve ser usada por crianças com menos de 2 anos. Já os comprimidos não devem ser usados por menores de 6 anos e as drágeas por menores de 12 anos.

A dexclorfeniramina também não deve ser usada por pessoas que usam remédios inibidores da monoamina oxidase (IMAO), como isocarboxazida , fenelzina ou tranilcipromina, por exemplo.