Dextrose: o que é, para que serve e como tomar

Atualizado em outubro 2023
Evidência científica

A dextrose é um carboidrato simples que é convertido em glicose e rapidamente absorvido pelo organismo, sendo muito indicada, como suplemento alimentar, para melhorar o desempenho e favorecer o ganho de massa muscular em atletas e praticantes de atividade física de alta intensidade.

Além disso, a dextrose também é usada para adoçar os alimentos industrializados e, no ambiente hospitalar, para evitar tratar a hipoglicemia, uma condição onde os níveis de açúcar no sangue estão muito baixos, causando tonturas, confusão mental e desmaio. Entenda melhor sobre como acontece a hipoglicemia.

A dextrose é comercializada em lojas de suplementos alimentares e farmácias, podendo ser usada durante ou logo após os treinos, diluída em água, sozinha ou junto com outros suplementos, como BCAA e whey protein.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

As principais indicações da dextrose são:

1. Melhorar o desempenho físico

A dextrose melhora o desempenho físico por ser um carboidrato simples que é absorvido rapidamente pelo organismo, aumentando a energia durante os treinos de alta intensidade, como levantamento de peso, Crossfit e treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT).

2. Favorecer o ganho de massa muscular

Por fornecer energia de forma rápida para o corpo, a dextrose melhora o desempenho físico durante os treinos, favorecendo o ganho de massa muscular. Confira outros suplementos indicados para ganhar massa muscular.

Além disso, quando usada logo após o treinos, a dextrose também fornece energia para os músculos, ajudando na recuperação e na formação de massa muscular.

3. Evitar a perda de massa magra

A dextrose evita a perda de massa magra, conhecida como catabolismo, em pessoas que consomem pouco carboidrato e/ou que fazem exercícios de alta intensidade e por longos períodos. Isso porque na falta de glicose no corpo, esse carboidrato pode ser obtido através dos músculos, que são transformados em aminoácidos e convertidos em glicose.

4. Tratar a hipoglicemia

A dextrose é usada em ambiente hospitalar, na forma de gel ou soluções, que são administradas por via intravenosa, para aumentar os níveis de açúcar no sangue, ajudando a tratar a hipoglicemia.

5. Evitar a desnutrição

A dextrose é usada, junto com aminoácidos e gorduras, para evitar a desnutrição, através da nutrição parenteral, um método de administração de nutrientes diretamente na veia, indicado quando a pessoa não consegue obter os nutrientes através da ingestão oral. Conheça mais sobre a nutrição parenteral.

6. Adoçar alimentos

A dextrose é usada pela indústria alimentícia para adoçar alimentos, como bolos, sorvetes e iogurtes, além de também ser utilizada para neutralizar o sabor picantes ou salgados e para prolongar o tempo de validade dos alimentos.

Tipos de dextrose

Existem dois tipos de dextrose, a monohidratada, que é usada principalmente como suplemento alimentar, em pó, ou ainda como adoçante e conservante em alimentos industrializados.

Já a dextrose anidra é usada principalmente na medicina, na forma de soluções intravenosas, géis e comprimidos, para combater a hipoglicemia ou para fornecer energia a pessoas que não podem se alimentar por via oral.

Diferença de dextrose e maltodextrina

A maltodextrina é um carboidrato que é rapidamente absorvido pelo organismo, sendo indicado para melhorar o desempenho físico e favorecer o ganho de massa muscular em praticantes de atividades de alta resistência, como futebol ou corrida, ou de treinos de força, como musculação e calistenia. Conheça mais sobre a maltodextrina.

Enquanto a dextrose é um carboidrato simples que é rapidamente convertido em glicose e absorvido pelo organismo, sendo geralmente indicada promover a recuperação de praticantes de exercícios intensos, como levantamento de peso e treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT).

Como tomar

Geralmente é aconselhado tomar o suplemento de dextrose durante ou logo após os treinos. A quantidade de dextrose normalmente indicada é de 30 gramas, que deve ser diluída em 200 a 300 ml de água ou outra bebida.

A dextrose também pode ser consumida junto com outros alimentos ricos em proteína, como carne, frango ou ovo, ou com suplementos proteicos, como BCAA ou whey protein, para ajudar no ganho de massa muscular.

Já a dextrose, na forma de soluções intravenosas, géis e comprimidos, deve ser usada somente conforme a orientação do médico e em ambiente hospitalar.

Dextrose engorda?

Por ter um alto índice glicêmico, a dextrose é um carboidrato simples que pode engordar por contribuir para o acúmulo de gordura corporal, principalmente quando consumida por pessoas que não praticam atividades físicas e/ou mantêm uma dieta inadequada.

Possíveis efeitos colaterais

O consumo excessivo de dextrose pode causar diarreia, cólicas abdominais, náuseas, excesso de gases, além de favorecer o ganho de peso, a resistência à insulina e o surgimento da diabetes.

Já as soluções intravenosas de dextrose podem causar aumento dos níveis de glicose no sangue, dor e reações alérgicas no local da aplicação, trombose ou tromboflebite.

Quem não pode consumir

Pessoas que têm alergia ao milho não devem consumir a dextrose. Além disso, mulheres grávidas ou em período de amamentação, idosos, crianças e pessoas com diabetes ou outros problemas de saúde, devem sempre consultar um médico, ou nutricionista, antes de usar a dextrose.

Vídeos relacionados