Diarreia amarela: 10 principais causas (e o que fazer)

A diarreia amarela acontece quando as fezes passam muito depressa pelo intestino e, por isso é comum que seja causada por excesso de estresse ou ansiedade, já que são condições que estimulam excessivamente os movimentos intestinais.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Gastroenterologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Porém, quando a diarreia amarela se mantém por mais de 2-3 dias, também pode ser sinal de infecção intestinal, intestino irritável e, até, de problemas no pâncreas ou vesícula biliar. Nestes casos, é comum que a diarreia seja acompanhada por outros sintomas, como febre, perda de apetite, vômitos ou dor abdominal, por exemplo.

Sempre que a diarreia amarela dura mais de 3 dias ou é acompanhada de outros sintomas, é importante consultar um proctologista ou gastroenterologista, para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado. De qualquer forma, durante períodos de diarreia, é importante aumentar a ingestão de água e fazer uma alimentação mais leve. Veja o que comer se está com diarreia.

Imagem ilustrativa número 1

Principais causas de diarreia amarela

As principais causas de diarreia amarela são:

1. Alimentação

Alguns alimentos podem provocar ou piorar a diarreia, principalmente os que contém maior quantidade de carboidratos, laticínios e frutose. Esses alimentos são capazes de estimular as contrações intestinais, além de serem mais difíceis de serem quebrados no intestino, provocando a diarreia.

O que fazer: É recomendado evitar ou diminuir o consumo de alimentos ricos em gordura, legumes e vegetais verdes e duros, como brócolis e espinafre, já que podem causar irritação intestinal e provocar a diarreia.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Ansiedade ou estresse

A ansiedade e o estresse são a principal causa de diarreia, pois provocam um aumento dos movimentos intestinais, dificultando a absorção de nutrientes e água, resultando em fezes moles ou líquidas.

Além disso, as situações de ansiedade aumentam o fluxo de sangue para as pernas, diminuindo a sua concentração no trato gastrointestinal, dificultando a digestão e permitindo a passagem de gorduras que tornam as fezes amareladas.

Dessa forma, é comum que durante períodos de muito estresse e ansiedade, surja diarreia amarela, mas que normalmente melhora em 1 ou 2 dias.

O que fazer: Nesse caso é importante identificar a situação cause estresse ou ansiedade para que seja possível evitá-la, além de também ser interessante adotar hábitos que ajudem a melhorar o humor e a relaxar, como prática de atividade física, leituras ou meditação, por exemplo.

3. Intestino irritável

O intestino irritável também é uma das causas mais frequentes de diarreia e, embora nem sempre provoque fezes amareladas, em algumas pessoas pode prejudicar a absorção das gorduras no intestino, o que acaba dando uma coloração amarelada.

Outros sintomas comuns deste problema incluem dor abdominal, excesso de gases e alternância com períodos de prisão de ventre.

Faça o nosso teste online para saber se pode estar com intestino irritável:

  1. 1. Dor abdominal ou cólicas frequentes
  2. 2. Sensação de barriga inchada
  3. 3. Produção exagerada de gases intestinais
  4. 4. Períodos de diarreia, intercalados com prisão de ventre
  5. 5. Aumento do número de evacuações por dia
  6. 6. Fezes com secreção gelatinosa

O que fazer: Para aliviar os sintomas do intestino irritável, incluindo a diarreia amarela, é recomendado fazer alterações na alimentação, sendo recomendado identificar os alimentos que costumam desencadear os sintomas.

De forma geral, é recomendado evitar vegetais de folha escura, evitar bebidas alcoólicas e café, por exemplo. Em alguns casos, o gastroenterologista pode indicar o uso de alguns remédios com o objetivo de aliviar os sintomas. Veja mais detalhes do tratamento para intestino irritável.

4. Alterações na vesícula biliar

A vesícula biliar é um órgão responsável por armazenar e liberar bile, que é uma substância importante para a digestão, pois ajuda a degradar a gordura dos alimentos, facilitando que seja absorvida no intestino.

Assim, quando a quantidade de bile está diminuída, é comum que a gordura seja eliminada nas fezes, tornando as fezes mais líquidas e com coloração amarelada.

Além disso, como é a bile digerida que dá a cor marrom às fezes normais, é ainda mais comum que a diarreia nestes casos seja muito amarela, pela falta dos pigmentos da bile.

A principal causa de alteração na excreção de bile é a presença de pedras na vesícula, que pode causar sintomas como dor no lado direito da barriga, febre, perda do apetite e diarreia frequente. Saiba reconhecer os sintomas de pedra na vesícula.

O que fazer: Nesse caso, é importante que o clínico geral ou gastroenterologista seja consultado para que seja feita uma avaliação dos sintomas e realizada uma ecografia abdominal para confirmar a alteração na vesícula.

Após confirmação do diagnóstico, o médico pode recomendar a realização de cirurgia, alterações na alimentação, mudança de hábitos e uso de medicamentos para aliviar a dor.

5. Problemas no pâncreas

Quando o pâncreas não está funcionando corretamente, devido a uma inflamação causada por infecção, tumor, fibrose cística ou por um bloqueio no canal do órgão, não consegue produzir suco pancreático suficiente para a digestão, o que acaba dificultando a degradação das gorduras e outros nutrientes, podendo ter como resultado a diarreia amarela.

Nestes casos, além da diarreia, podem também surgir outros sinais como sensação de barriga muito cheia depois de comer, excesso de gases, vontade frequente de defecar e perda de peso.

O que fazer: Na suspeita de alterações no pâncreas, deve-se ir ao gastroenterologista para que sejam feitos exames e seja iniciado o tratamento mais adequado, que pode envolver alterações na alimentação, uso de remédios analgésicos e anti-inflamatórios, suplementação de enzimas pancreáticas ou realização de cirurgia seguida de quimio ou radioterapia, por exemplo. 

6. Infecção intestinal

A infecção intestinal causada pela ingestão de alimentos crus ou água contaminada por microrganismos, como Giardia lamblia, que causa giardíase, Escherichia coli ou rotavírus. Esses microrganismos provocam uma inflamação do revestimento do intestino que dificulta a absorção de água, gordura e outros nutrientes, resultando em diarreia amarelada.

Nos casos de infecção, é comum o aparecimento de outros sintomas como vômitos frequentes, dor de cabeça, perda de apetite e febre.

O que fazer: Em caso de infecção intestinal, é importante que a pessoa fique em repouso, beba bastante água durante o dia e tenha uma alimentação leve e de fácil digestão, pois assim é possível que o corpo recupere mais rápido.

7. Problema no fígado

Alterações no fígado, como cirrose, hepatite ou câncer hepático, podem provocar a diarreia amarela, já que essas situações interferem na produção de sair biliares, diminuindo a absorção de gordura no organismo, mudando a cor das fezes e provocando fezes mais brancas e líquidas.

Além disso, dependendo da alteração, é possível notar a presença de outros sintomas, como mal-estar geral, dor e inchaço abdominal, pele mais amarelada, manchas vermelhas na pele, vômitos e perda de peso. Veja outros sintomas de problemas no fígado.

O que fazer: É importante que o clínico geral ou hepatologista seja consultado para que seja feita uma avaliação, seja indicada a realização de exames complementares e seja iniciado o tratamento mais adequado de acordo com a causa, que pode ser feito com o uso de medicamentos, mudança na dieta, repouso, cirurgia ou transplante de fígado, por exemplo.

8. Uso do medicamento orlistate

O orlistate, também conhecido com o xenical, é um medicamento que atua impedindo a absorção de gordura no intestino proveniente dos alimentos, fazendo com que as fezes sejam mais líquidas e amarelas. Além disso, também pode causar urgência para evacuar, excesso de gases e aumento do número de evacuações. Confira mais efeitos do orlistate.

Esse medicamento deve ser utilizado sob orientação médica para ajudar na perda de peso e no controle do colesterol alto e da diabetes, controlando o peso a longo prazo.

O que fazer: É importante que esse medicamento seja utilizado sob orientação de um médico, já que diminui a absorção de gorduras e de vitaminas lipossolúveis a nível intestinal.A ingestão desse medicamento deve ser feita em conjunto com uma alimentação baixa em gordura, evitando a ocorrência da diarreia.

9. Doença celíaca

A doença celíaca é uma condição em que o corpo não consegue produzir a enzima responsável por degradar o glúten. Em alguns casos, a pessoa pode produzir a enzima, porém em quantidade insuficiente.

Devido ao fato do glúten permanecer não digerido ao longo do trato digestivo, o sistema imune é estimulado, provocando lesão intestinal e interferindo na absorção de gordura, o que resulta nas fezes amareladas.

Além das fezes amareladas, outros sintomas também podem estar presentes, como inchaço abdominal, cólicas e perda do apetite. Conheça outros sintomas da doença celíaca.

O que fazer: É importante evitar alimentos que contêm glúten, como pão, macarrão e bebidas alcoólicas, além de ser fundamental consultar o nutricionista para ter orientações sobre a alimentação.

10. Uso de antibióticos

Algumas pessoas podem apresentar diarreia amarela durante o tratamento ou até 2 meses após o término do uso. Isso acontece porque os antibióticos, além de atuarem sobre os microrganismos responsáveis pela doença, também interferem nas bactérias boas presentes no intestino, provocando o desbalanço da microbiota e resultado na diarreia.

Além da diarreia, o uso de antibióticos também pode provocar outros sintomas como fezes líquidas, febre, perda de peso, desidratação e diminuição da quantidade de leucócitos no sangue, o que pode aumentar o risco de outras infecções.

O que fazer: É recomendado que o médico seja informado sobre a diarreia, pois assim é possível fazer alterações no tratamento.

Além disso, o consumo de alimentos probióticos pode ajudar a repor a microbiota intestinal, ajudando a prevenir a diarreia e aliviar outros sintomas que possam surgir com o uso de antibióticos.

O que pode ser diarreia amarela no bebê

As fezes moles e até líquidas no bebê são normais, especialmente nos primeiros 6 meses, quando a maior parte dos bebê é alimentada exclusivamente com leite materno, que contém muita água. No entanto, a quantidade de fezes não deve sair fora da fralda, pois quando isso acontece é sinal de diarreia e deve ser informado ao pediatra.

Além disso, a coloração amarela também é muito comum, pois o intestino do bebê funciona muito mais rápido que o do adulto, dificultando a absorção de algumas gorduras, principalmente quando o bebê é alimentado com leite materno que tem uma elevada quantidade de gordura.

Geralmente, as fezes só devem ser preocupantes quando são volumosas ou têm coloração rosada, vermelha, branca ou preta, já que podem indicar problemas como infecções ou hemorragias, por exemplo, sendo importante ir rapidamente ao hospital ou informar o pediatra para que seja iniciado o melhor tratamento.

Leia também: O que significam as alterações no cocô do bebê tuasaude.com/o-que-pode-causar-alteracoes-nas-fezes-do-bebe

Vídeos relacionados

SíNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL: o que é, sintomas, causas e tratamento

09:25 | 3.896 visualizações

7 DICAS PARA ACALMAR O SEU INTESTINO IRRITÁVEL

12:24 | 120.168 visualizações

3 principais doenças que causam DIARREIA

07:01 | 104.025 visualizações