28 alimentos com calorias negativas

Os alimentos com calorias negativas são aqueles onde muitas vezes o corpo precisa gastar mais calorias no processo de mastigação e digestão do que as calorias presentes nesses alimentos. Isto faz com que o consumo de calorias do alimento seja muito baixo ou negativo, o que ajuda no emagrecimento.

Além disso, esses alimentos são ricos em água e fibras que promovem a saciedade e ajudam a diminuir a vontade de comer ao longo do dia, favorecendo a perda de peso.

A maioria dos alimentos considerados com calorias negativas são as frutas, que podem ser consumidas como complemento do café da manhã, nos lanches e como sobremesas, e os vegetais, que podem ser ingeridos como saladas, sopas ou refogados no almoço e no jantar. 

28 alimentos com calorias negativas

Veja a seguir a lista dos principais alimentos e bebidas com calorias negativas:

  1. Brócolis;
  2. Couve-flor;
  3. Couve de Bruxelas;
  4. Vegetais folhosos: acelga; agrião, rúcula, alface, bertalha, espinafre, couve-manteiga e chicória;
  5. Cebola;
  6. Nabo; 
  7. Pepino;
  8. Pimenta vermelha; 
  9. Salsão; 
  10. Nabo;
  11. Berinjela;
  12. Cenoura crua;
  13. Cogumelos; 
  14. Alho;
  15. Vagem;
  16. Aspargos;
  17. Abobrinha;
  18. Tomate;
  19. Rabanete;
  20. Limão;
  21. Mamão papaia;
  22. Frutas vermelhas: morangos, mirtilo, framboesa e amora;
  23. Pêssego;
  24. Melão e melancia;
  25. Maçã;
  26. Tangerina;
  27. Bebidas: café, chás de ervas, água;
  28. Ervas e especiarias: canela, cúrcuma, manjericão, curry, alecrim, tomilho e orégano.

Esses alimentos têm como principais características grande quantidade de fibras, água e minerais, mas baixa quantidade de carboidratos, proteínas e gorduras, fazendo com que sejam pouco calóricos.

No entanto, é fundamental  lembrar que somente consumir esses alimentos não é suficiente para perder peso. A ingestão total de calorias ao longo do dia deve ser reduzida, assim como é necessário praticar atividade física regular, contribuindo, assim, para a perda de peso mais eficaz.

Além disso, é importante consumir os alimentos com calorias negativas na forma mais natural possível, evitando o processamento desses alimentos. Conheça mais sobre os alimentos com calorias negativas e outros que ajudam a emagrecer no vídeo a seguir:

Como usar os alimentos com calorias negativas na dieta

Os alimentos com calorias negativas devem ser incluídos na dieta para que as refeições tenham mais fibras e menos calorias, o que aumenta a sensação de saciedade e favorece a perda de peso.

Pode-se consumir as frutas de baixas calorias no café da manhã, lanches e sobremesas, enquanto os vegetais devem ser incluídos no almoço e no jantar. Além disso, a abobrinha e a berinjela, por exemplo, podem ser usadas para fazer pratos de baixas calorias, como a lasanha de berinjela e o espaguete de abobrinha.

Também é importante lembrar que a dieta não deve ser feita apenas com os alimentos de calorias negativas, pois para o metabolismo funcionar bem e favorecer a perda de peso, também é necessário variar a alimentação e consumir alimentos que fornecem energia para o corpo, como proteínas animais, como ovo e frango, ou proteínas vegetais, como tofu e soja, e gorduras boas, como castanhas, sementes e o azeite extra virgem.

Assista ao vídeo a seguir e saiba como preparar o espaguete de abobrinha, além de ver outras dicas da nossa nutricionista para perder gordura localizada:

Qual a diferença entre alimento termogênico e com caloria negativa?

Os alimentos termogênicos, como pimenta, chá verde e café, são aqueles que, apesar de também terem baixas calorias, aumentam o metabolismo por algumas horas, fazendo com que o corpo gaste um pouco mais de energia do que o normal. Já os alimentos com calorias negativas ajudam na dieta por serem pobres em calorias, fazendo com que o processo de digestão gaste mais energia do que esses alimentos fornecem para o corpo. Veja uma lista com os principais alimentos termogênicos.

Esta informação foi útil?
Atualizado por Equipe Tua Saúde - em Novembro de 2021. Revisão clínica por Tatiana Zanin, Nutricionista - em Novembro de 2021.

Bibliografia

  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO . Alimentos com “calorias negativas” – alimentos que emagrecem. 2017. Disponível em: <https://uenfciencia.blogspot.com/2017/02/coluna-nutricao-alimentos-calorias.html>. Acesso em 11 Jun 2021
  • HEALHTLINE. 38 Foods That Contain Almost Zero Calories. 2018. Disponível em: <https://www.healthline.com/nutrition/zero-calorie-foods>. Acesso em 11 Jun 2021
  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos.. 2011. Disponível em: <http://www.nepa.unicamp.br/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf>. Acesso em 11 Jun 2021
  • HEALTHLINE. Do Negative-Calorie Foods Exist? Facts vs Fiction. 2018. Disponível em: <https://www.healthline.com/nutrition/negative-calorie-foods>. Acesso em 11 Jun 2021
Mais sobre este assunto: