28 alimentos com calorias negativas

Atualizado em julho 2023

Os alimentos com calorias negativas são aqueles que fazem com que o corpo gaste mais calorias no processo de mastigação e digestão do que as calorias ingeridas fornecidas pelos alimentos. Isto faz com que o consumo de calorias do alimento seja muito baixo ou negativo, ajudando no emagrecimento.

A maioria dos alimentos considerados com calorias negativas são as frutas, que podem ser consumidas no café da manhã, lanches e sobremesas, e os vegetais, que podem ser ingeridos em saladas, sopas ou refogados no almoço e no jantar.

Veja mais sobre os alimentos com calorias negativas que ajudam a emagrecer no vídeo a seguir:

Lista de alimentos com poucas calorias

Os principais alimentos com baixas calorias são:

  1. Brócolis;
  2. Couve-flor;
  3. Couve-de-bruxelas;
  4. Vegetais folhosos: acelga; agrião, rúcula, alface, bertalha, espinafre, couve e chicória;
  5. Cebola;
  6. Nabo; 
  7. Pepino;
  8. Pimenta vermelha; 
  9. Salsão;
  10. Berinjela;
  11. Cenoura crua;
  12. Cogumelos;
  13. Alho;
  14. Vagem;
  15. Aspargos;
  16. Abobrinha;
  17. Tomate;
  18. Rabanete;
  19. Limão;
  20. Mamão papaia;
  21. Frutas vermelhas: morango, mirtilo, framboesa e amora;
  22. Pêssego;
  23. Melão;
  24. Melancia;
  25. Maçã;
  26. Tangerina;
  27. Bebidas: café, chá de ervas, água;
  28. Ervas e especiarias: canela, cúrcuma, manjericão, curry, alecrim, tomilho e orégano.

Esses alimentos têm como principais características a grande quantidade de fibras e água, que promovem a saciedade e ajudam a diminuir a vontade de comer ao longo do dia, favorecendo a perda de peso.

No entanto, é fundamental  lembrar que somente consumir esses alimentos não é suficiente para perder peso. A ingestão total de calorias ao longo do dia também deve ser reduzida, assim como é necessário praticar atividade física regularmente, contribuindo, assim, para a perda de peso mais eficaz.

Como usar os alimentos com calorias negativas na dieta

Os alimentos com calorias negativas devem ser incluídos na dieta para que as refeições tenham mais fibras e menos calorias, o que aumenta a sensação de saciedade e favorece a perda de peso.

Pode-se consumir as frutas de baixas calorias no café da manhã, lanches e como sobremesas, enquanto os vegetais devem ser incluídos no almoço e no jantar. Além disso, a abobrinha e a berinjela, por exemplo, podem ser usadas para fazer pratos de baixas calorias, como a lasanha de berinjela e o espaguete de abobrinha.

É importante lembrar que a dieta não deve ser feita apenas com os alimentos de calorias negativas, pois para o metabolismo funcionar bem e favorecer a perda de peso, também é necessário variar a alimentação e consumir alimentos que fornecem energia para o corpo, como proteínas animais, como ovo e frango, ou proteínas vegetais, como tofu e soja, e gorduras saudáveis, como castanhas, sementes e azeite extra virgem.

Assista ao vídeo a seguir e saiba como preparar o espaguete de abobrinha, além de ver outras dicas para perder gordura localizada:

Diferença entre alimento termogênico e com caloria negativa

Os alimentos termogênicos, como pimenta, chá verde e café, são aqueles que, apesar de também terem baixas calorias, aumentam o metabolismo por algumas horas, fazendo com que o corpo gaste um pouco mais de energia do que o normal. Veja uma lista com os principais alimentos termogênicos.

Já os alimentos com calorias negativas ajudam na dieta por serem pobres em calorias, fazendo com que o processo de digestão gaste mais energia do que esses alimentos fornecem para o corpo.

Vídeos relacionados