A dieta de 1200 calorias é um tipo de dieta hipocalórica que pode ser usada como plano alimentar de algumas pessoas que precisam emagrecer. A baixa ingestão de calorias neste tipo de dieta faz com que o organismo use a gordura corporal como fonte de energia, promovendo, assim, a perda de peso.
Durante uma dieta de 1200 calorias é importante fazer 6 refeições por dia, priorizando o consumo de alimentos saudáveis, como cereais integrais, leguminosas, frutas e vegetais frescos, proteínas magras e gorduras saudáveis.
Por ser uma dieta com grande restrição calórica, é recomendado que seja feita sob orientação de um nutricionista ou nutrólogo. Além disso, é importante praticar atividades físicas de leve intensidade durante essa dieta.
Como fazer a dieta
Para fazer a dieta de 1200 calorias é importante comer pequenas porções de alimentos, distribuídos em 6 refeições ao longo do dia, para ajudar no controle da fome. Além disso, é fundamental priorizar a ingestão de alimentos saudáveis, como cereais integrais, leguminosas, frutas e vegetais frescos, proteínas magras e gorduras saudáveis.
Durante a dieta, é recomendado também fazer regularmente atividades físicas de leve intensidade, como caminhadas moderadas, alongamentos, musculação leve ou ioga, por exemplo, pois a baixa ingestão calórica associada a atividades físicas intensas pode causar fraqueza, mal estar ou tontura.
Além disso, é fundamental dormir entre 7 e 9 horas por dia, para ajudar no equilíbrio dos hormônios responsáveis pela fome e saciedade, contribuindo diretamente para o emagrecimento. Veja algumas dicas para se ter boas noites de sono.
No entanto, a dieta de 1200 calorias deve ser feita somente sob orientação de um nutricionista ou nutrólogo, pois pode causar carência de vitaminas e minerais importantes para a saúde.
Marque uma consulta com o nutrólogo mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para ter mais orientações sobre a dieta de 1200 calorias:
O que comer
Alguns alimentos fornecem poucas calorias e ajudam a controlar a fome e, por isso, devem ser priorizados na dieta:
- Frutas frescas com poucas calorias, como morango, melão, pêssego, tangerina, mamão, kiwi, maçã ou abacaxi. Veja mais frutas com poucas calorias que ajudam a emagrecer;
- Vegetais frescos, como pepino, berinjela, bertalha, espinafre, acelga, alface, rúcula, brócolis, couve flor ou abobrinha. Conheça outros vegetais com poucas calorias;
- Proteínas magras, como tofu, peixes de carne branca, frutos do mar, frango ou ovos;
- Cereais integrais, como arroz integral, macarrão integral, quinoa ou milho;
- Leguminosas, como feijão, lentilha, grão de bico ou soja em grãos.
Além disso, é importante beber o mínimo de 1,5 litros de água por dia, pois o organismo pode confundir a sensação de sede com fome, além de a bebida preencher o estômago, promovendo a saciedade e controlando a fome. Saiba como a água pode ajudar no emagrecimento.
Veja, no vídeo a seguir, como emagrecer comendo alimentos com poucas calorias:
CALORIAS NEGATIVAS: como emagrecer comendo mais
13:33 | 28.140 visualizaçõesConsumir com moderação
Alguns alimentos, como azeite, laticínios, sementes de linhaça, amendoim, abóbora ou de chia, devem ser consumidos diariamente, pois fornecem nutrientes essenciais, como cálcio, vitamina A, vitamina D e vitamina E, ao organismo.
No entanto, esses alimentos são muito calóricos e devem ser consumidos com moderação para não comprometer o emagrecimento durante a dieta.
O que evitar
Para emagrecer, é fundamental evitar alimentos que são muito calóricos ou que podem aumentar a fome, como:
- Cereais refinados, como arroz branco e farinha de trigo branca, presente em alimentos como o pão branco ou o macarrão branco: esses alimentos promovem o aumento dos níveis de glicose e do hormônio insulina no sangue, aumentando a fome causando o ganho de peso;
- Açúcar, presente em doces, sorvetes, gomas, chocolates ou sucos de caixinha: o excesso de açúcar na dieta desregula a insulina e a glicose no sangue, gerando a fome e o ganho de peso.
- Alimentos ricos em gordura, como margarina, manteiga, bacon, chocolate ao leite e frituras em geral: são ricos em calorias que dificultam o emagrecimento.
- Alimentos industrializados, como molhos prontos, refrigerantes, biscoitos, pizza ou refeições do tipo fast food.
Na dieta de 1200 calorias é importante também evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, pois são ricas em calorias, dificultando a perda de peso.
Cardápio da dieta de 1200 calorias
A tabela a seguir traz um exemplo de cardápio de 3 dias para a dieta de 1200 calorias:
Este cardápio é apenas um modelo que pode variar de acordo com as preferências pessoais, a idade, o estado de saúde e o gasto calórico total individual. Sendo recomendado realizar uma consulta com um nutricionista para elaborar um cardápio mais personalizado.
No exemplo do cardápio foram indicadas as calorias de cada refeição, que podem ser usadas para o planejamento de outras dietas com mais ou menos do que 1200 calorias. Desta forma, é possível adicionar ou retirar refeições de acordo com a quantidade de calorias recomendada por dia na alimentação.
Veja com a nossa nutricionista outras dicas para emagrecer: