A dieta para a colonoscopia deve começar 3 dias antes do exame e deve ser leve, priorizando alimentos como arroz branco, purê de batata, frango cozido desfiado ou sopas. Esta dieta diminui a quantidade de fibras ingeridas, reduzindo o volume de fezes.
O objetivo dessa dieta é diminuir os resíduos da alimentação, limpando o intestino, para que, durante o exame, seja possível observar com clareza as paredes do intestino e identificar possíveis alterações.
Durante o preparo para a colonoscopia o médico também recomenda o uso de laxantes que também ajudam a limpar o intestino. Saiba mais sobre como a colonoscopia é feita.
O que comer antes da colonoscopia
A dieta para colonoscopia deve ser iniciada 3 dias antes do exame e é dividida em 2 fases:
1. Dieta semilíquida
A dieta semilíquida deve ser feita 3 e 2 dias antes da colonoscopia e os alimentos que devem ser priorizados nesses dias são:
- Frutas sem casca e semente, e cozidas, como maçã, pera e banana;
- Vegetais sem casca e cozidos, como cenoura, chuchu, batata, abóbora, abobrinha, inhame e batata-doce;
- Cereais não integrais, como arroz branco, pão branco e macarrão branco;
- Proteínas sem pele e sem gordura, incluindo frango e peixe, que devem ser moídos ou desfiados para facilitar a digestão.
O ideal é que a dieta nesses 2 dias seja de fácil digestão, sendo também permitido o consumo de chás, café e água de coco, por exemplo. Além disso, é recomendado beber bastante água.
2. Dieta líquida
No dia anterior à colonoscopia deve-se fazer uma dieta líquida, incluindo sopas ou caldos sem gordura, que podem ser feitos com vegetais e proteínas, mas devem ser coados, pois os alimentos sólidos não podem ser ingeridos.
Pode-se ainda consumir sucos coados e de cor clara, por exemplo, aqueles de frutas como maçã ou uva verde, gelatinas de cor clara, água, água de coco e chás claros, como camomila, erva-doce ou erva-cidreira.
Alimentos que devem ser evitados
Os alimentos que devem ser evitados nos 3 dias anteriores à colonoscopia são:
- Carne vermelha e embutidos, como carne bovina, carne de porco, linguiça e salsicha;
- Ervas e vegetais folhosos como alface, salsinha, coentro, manjericão, couve e rúcula;
- Frutas e vegetais crus com casca e caroço;
- Laticínios, como leite, iogurte, manteiga e queijos;
- Leguminosas, como feijão, soja, grão-de-bico, lentilha e ervilha;
- Sementes como linhaça, chia e gergelim;
- Cereais integrais, como arroz integral, aveia, milho e pão integral;
- Oleaginosas como amendoim, nozes e castanhas;
- Comidas gordurosas, como lasanha, pizza, feijoada, linguiça e alimentos fritos;
- Bebidas alcoólicas, como cerveja, vinho, espumante e vodka.
Além desta lista também deve-se evitar mamão, maracujá, laranja, tangerina ou melão, pois são frutas ricas em fibras que favorecem a formação de fezes.
Cardápio de preparo para colonoscopia
O cardápio a seguir é um exemplo de dieta de 3 dias para a colonoscopia:
É importante lembrar que, no dia do exame, só é permitido beber água e chás de cor clara e até 4 horas antes do horário agendado para o exame.
O que comer após a colonoscopia
Após o exame, é importante inicialmente fazer uma dieta leve e de fácil digestão, bebendo bastante líquidos e evitando bebidas alcoólicas, alimentos muito gordurosos ou que contenham muita fibra. O intestino leva cerca de 3 a 5 dias para voltar a funcionar normalmente.
Além disso, após a colonoscopia é comum sentir algum desconforto no abdome, enjoo ou inchaço na barriga. Por isso, é recomendado evitar alimentos que possam piorar essas sensações.
Assim, pode ser indicado evitar alguns alimentos que podem causar gases, especialmente nas 24h após o exame, como feijão, lentilha, ervilha, repolho, brócolis, couve, ovos, doces, refrigerantes e frutos do mar. Veja uma lista completa de alimentos que causam gases.