A dieta para celulite consiste em melhorar a circulação sanguínea, diminuir a ingestão de gordura e açúcar e também eliminar as toxinas do corpo.
Para atingir esses objetivos a alimentação deve ser rica em água, frutas, sementes, legumes e verduras porque estes alimentos facilitam a circulação sanguínea diminuindo a celulite e melhorando a aparência da pele. Entenda o que é celulite e suas causas.
Emagrecer, fazer massagens localizadas e exercícios físicos pelo menos de 3 a 4 vezes por semana, são estratégias que também ajudam a diminuir a aparência da celulite e por isso devem ser adotadas durante a dieta.
Princípios da dieta para celulite
Numa dieta para diminuir a celulite é importante:
- Hidratar: Beber 1,5 a 2 litros de água ou de chá verde sem açúcar, por dia, mas evitar as bebidas alcoólicas pois provocam constrição dos vasos sanguíneos, prejudicando a circulação;
- Melhorar o intestino: Ingerir cereais integrais, arroz integral, legumes e verduras porque têm fibras que vão evitar a prisão de ventre e ajudar a desintoxicar o organismo. Veja mais exemplos: Alimentos ricos em Fibras.
- Desintoxicar: Consumir frutas ricas em água que ajudam a desintoxicar o organismo como abacaxi, melancia e frutas cítricas. Aumentar o consumo de antioxidantes que ajudam a proteger as células e melhorar a saúde da pele, incluindo assim na alimentação castanha-do-pará, tomate, cenoura, morango, goiaba, caju, amora, framboesa e mirtilo, por exemplo. Veja um bom suco em: Suco de couve para emagrecer.
- Combater a inflamação: Quando há gordura acumulada no corpo há sempre sinais de inflamação, e por isso deve-se incluir alimentos ricos em ômega 3 como sementes e óleo de linhaça e peixe que têm uma ação anti-inflamatória e melhoram a saúde da pele. Veja outros exemplos em: Alimentos anti-inflamatórios.
- Diminuir o sal: Diminuir a ingestão de sal pois ele aumenta a retenção de líquidos, levando ao inchaço.
Essa dieta deve ser seguida todos os dias, durante pelo menos 1 mês para poder avaliar os resultados. No entanto, um nutricionista poderá elaborar um cardápio específico, levando em consideração as necessidades apresentadas pelo indivíduo.
Marque uma consulta com um nutricionista na região mais próxima:
Cardápio para celulite
Segue uma sugestão de cardápio para celulite:
Como a celulite é causada por diversos fatores não basta somente adequar a alimentação para eliminar a celulite. Seguir somente a dieta provavelmente só irá evitar o surgimento de novos nódulos de celulite, e por isso é importante seguir o tratamento completo, recorrendo ao uso de cremes, massagem e exercícios para fortalecer as pernas e glúteos.
Veja outras dicas para combater a celulite:
O que comer para ELIMINAR CELULITE
03:30 | 553.996 visualizaçõesAlimentos que ajudam a combater a celulite
Certos alimentos ajudam a combater a celulite, os melhores são:
- Castanha-do-Pará: É rica em selênio, atua como antioxidante e previne o envelhecimento das células;
- Arroz integral: Auxilia na digestão do açúcar, e facilita o funcionamento do intestino;
- Vegetais: Ajudam a desintoxicar todo o organismo, facilitando a digestão e proporcionando bem-estar;
- Algas: Atua à nível da tireóide evitando alterações hormonais, uma das causas da celulite;
- Azeite de oliva: É um anti-inflamatório natural, que diminui o inchaço provocado pela celulite e ao ser consumido melhora o seu aspecto;
- Chás (verde, menta e sálvia): Os chás de plantas medicinais são diuréticos e ajudam a eliminar as toxinas do corpo, sendo muito útil no combate à celulite.