A dieta para a gastrite e úlcera é parte fundamental do tratamento, pois ajuda a aliviar e a evitar a piora dos sintomas e, por isso, é importante que a pessoa tenha uma alimentação equilibrada, saudável, de fácil digestão e baixa em gordura e açúcares.
A dieta para gastrite e úlcera pode variar de uma pessoa para outra, já que a tolerância aos alimentos não é igual para todos. Por isso, é importante que o nutricionista seja consultado para que seja feita uma avaliação geral e seja possível indicar um plano alimentar adaptado às necessidades de cada um.
Uma boa estratégia é criar um diário alimentar, onde são registrados os alimentos e bebidas ingeridos durante o dia, pois ajuda a identificar os alimentos responsáveis por causar ou piorar os sintomas e, assim, evitá-los. Além disso, existem alguns remédios caseiros que podem ser consumidos o dia a dia, como suco de batata e chá de acelga, que possuem propriedades calmantes que ajudam a aliviar os sintomas. Veja como preparar os remédios caseiros para gastrite.
Alimentos permitidos
Os alimentos permitidos na dieta para gastrite e úlcera são aqueles de fácil digestão e pobres em gorduras. Assim, os alimentos que devem ser incluídos na dieta são:
- Frutas, como a maçã, pera, mamão, goiaba ou banana, preferencialmente sem casca e cozido ou amassado. Doces e geleias de frutas também podem ser incluídos na alimentação do dia a dia, desde que sejam feitas apenas com frutas, sem que exista adição de açúcar;
- Vegetais, como a abobrinha, berinjela, cenoura, espinafre e acelga, sendo recomendado consumir preferencialmente cozidos e sem pele durante os períodos de crise dos sintomas, pois assim são mais fáceis de serem digeridos;
- Carnes baixas em gordura, como frango, peru, peixe e frutos do mar bem cozidos e grelhados, de preferência, ao vapor ou cozidos. A carne pode ser também cozinhada desfiada, moída ou em tiras para que seja mais fácil de digerir;
- Lácteos, como o leite desnatado, iogurte natural e queijo branco, como a ricota e a coalhada light. É importante destacar que a tolerância ao leite varia de uma pessoa para outra e, por isso, na suspeita de intolerância à lactose, além da gastrite, é indicado evitar esse tipo de alimento;
- Carboidratos, como o arroz branco, macarrão, batata, abóbora, pão branco e batata doce;
- Gelatina sem açúcar;
- Bebidas vegetais, como leite de amêndoas, aveia ou arroz;
- Chás, como o de camomila, tília, hortelã ou gengibre;
- Café descafeinado;
- Azeite de oliva, em pequenas quantidades;
- Vinagre de maçã para temperar, já que ajuda a equilibrar o pH do estômago e a melhorar a acidez;
- Temperos naturais, como ervas finas, alho, cebola, salsinha, coentro e orégano.
Durante uma crise de gastrite, o ideal é preparar os alimentos com uma consistência mais suave, tipo purê, sendo importante também mastigar bem os alimentos para que o estômago consiga digerir mais facilmente a comida.
O que comer logo após a crise de gastrite?
Após a recuperação da crise de gastrite, é importante incorporar novamente à dieta alimentos ricos em fibras, como por exemplo:
- Vegetais crus e com casca, como pepino, alface e agrião;
- Alimentos integrais, como arroz, macarrão e pão integral;
- Sementes de linhaça, gergelim e chia;
- Legumes, como feijão, grão de bico e lentilha;
- Frutos secos como nozes, amendoim e amêndoas;
- Frutas com casca, como maçã e pera.
Além disso, é importante destacar que apesar da crise de gastrite ter passado, é importante continuar evitando os alimentos ricos em gordura e os alimentos muito temperados para prevenir o desenvolvimento de uma nova crise.
Após a crise de gastrite, a consistência dos alimentos pode voltar a ser normal, sendo importante manter a mastigação adequada dos alimentos.
Cardápio da dieta para gastrite e úlcera
A tabela a seguir traz o exemplo de um cardápio de 3 dias para o tratamento de uma crise de gastrite e úlcera:
Os alimentos incluídos no cardápio são apenas um exemplo, pois a dieta pode variar conforme a tolerância alimentar de cada pessoa. Por isso, é importante que a pessoa consulte o nutricionista para que seja realizada uma avaliação completa e seja elaborado uma dieta adequada às necessidades individuais.
Se deseja fazer uma dieta individualizada, agende uma consulta com o nutricionista mais próximo de você:
Alimentos proibidos
Os alimentos que devem ser evitados são os de difícil digestão, como os ricos em fibras, os processados, com aditivos, gorduras e conservantes que irritam o estômago, como:
- Alimentos processados e ricos em gordura, como salsicha, linguiça, bacon, presunto, peito de peru, salame, mortadela, frituras em geral, pele de frango, vísceras e cortes de carne com muita gordura;
- Queijos amarelos e processados, como cheddar, catupiry, minas e provolone;
- Lácteos, como leite integral, creme de leite, sorvete, leite condensado, manteiga e margarina;
- Molhos prontos, como ketchup, aioli e maionese;
- Chá verde, mate, preto e matcha;
- Bebidas, como refrigerantes, sucos industrializados e café;
- Bebidas alcoólicas;
- Açúcar e alimentos refinados como bolos, pudim e biscoitos recheados;
- Comida congelada, como pizza e nuggets;
- Sopas desidratadas e macarrão instantâneo.
Além disso, as frutas ácidas também devem ser evitadas, caso surjam sintomas como azia ou dor no estômago após o seu consumo. Algumas pessoas podem ter gases e podem também apresentar intolerância aos alimentos que causam gases, como repolho, brócolis, feijão e couve-flor e, nestes casos, devem diminuir o seu consumo.