As principais doenças intestinais incluem a síndrome do intestino irritável, gastroenterite, prisão de ventre, hemorroidas e as intolerâncias alimentares, que podem prejudicar a qualidade de vida.
Dependendo da causa, podem surgir sintomas como dor, desconforto ou inchaço no abdome, náusea, vômitos, febre, mudanças na frequência de evacuação, perda de peso e sangue nas fezes.
Em caso de suspeita de doenças do intestino, é indicado consultar o gastroenterologista para uma avaliação. O tratamento depende da causa dos sintomas intestinais e pode envolver mudanças na alimentação, como evitar alimentos com glúten ou lactose, medicamentos como laxantes ou antibióticos e cirurgia.
Principais doenças
As principais doenças do intestino são:
1. Síndrome do intestino irritável
A síndrome do intestino irritável é uma doença que, embora não tenha uma causa específica, é mais comum em mulheres jovens que tiveram histórico prévio de intolerâncias alimentares, uso de antibióticos e infecções intestinais, por exemplo. Entenda melhor o que é a síndrome do intestino irritável.
Principais sintomas: os principais sintomas da síndrome do intestino irritável são dor, inchaço ou desconforto no abdome e alteração da frequência de evacuação, podendo existir períodos de prisão de ventre e diarreia.
O que fazer: em caso de suspeita de síndrome do intestino irritável, é indicado consultar o gastroenterologista. O tratamento depende dos sintomas presentes e pode envolver alterações na dieta, como aumento da ingestão de alimentos com fibra e água, uso de probióticos, medicamentos antidiarreicos ou antidepressivos e psicoterapia.
2. Gastroenterite
A gastroenterite é a infecção do estômago e intestino que normalmente é causada por vírus como rotavírus, norovírus e adenovírus ou bactérias como a Escherichia coli, Shigella sp. e Campylobacter sp.
Principais sintomas: os principais sintomas causados pela gastroenterite são diarreia, náusea, vômitos, febre, dor no abdome e, algumas vezes, sangue nas fezes.
O que fazer: a gastroenterite normalmente melhora mesmo sem tratamento específico em menos de 1 semana, sendo recomendado ingerir bastantes líquidos neste período para evitar a desidratação, e tentar manter uma dieta leve. Saiba o que comer durante a gastroenterite.
Além disso, o médico também pode indicar o uso do soro de reidratação oral e medicamentos como antieméticos, para aliviar sintomas como náusea ou vômitos, antitérmicos e, em caso de suspeita de infecção bacteriana, antibióticos.
3. Prisão de ventre
A prisão de ventre é uma doença intestinal comum em todas as idades e afeta especialmente pessoas que têm uma alimentação pobre em alimentos com fibra, como verduras, legumes e frutas, ingerem pouca água e são sedentárias.
Principais sintomas: a prisão de ventre pode causar sintomas como fezes endurecidas, dor ou dificuldade para evacuar, evacuar menos de 2 vezes na semana, incontinência fecal, desconforto e inchaço no abdome.
O que fazer: a prisão de ventre normalmente melhora com medidas como ingerir mais alimentos com fibra, como frutas, verduras e legumes, beber mais líquidos e praticar atividades físicas regularmente. Veja mais dicas para curar a prisão de ventre.
No entanto, especialmente quando os sintomas não melhoram, o médico pode indicar medicamentos laxantes para permitir que o intestino volte a funcionar normalmente.
4. Hemorroidas
As hemorroidas são veias inchadas que normalmente surgem na região do ânus e são mais frequentes em pessoas mais velhas e em caso de obesidade, prisão de ventre ou esforço excessivo para evacuar.
Principais sintomas: os principais sintomas das hemorroidas são sangue vivo nas fezes ou no papel higiênico ao limpar-se, dor, coceira, inchaço ou desconforto na região do ânus.
O que fazer: em caso de suspeita de hemorroidas, é importante consultar o proctologista para confirmar o diagnóstico. O tratamento depende da gravidade da hemorroida e pode envolver medidas, como aumentar a quantidade de fibras na alimentação e ingerir mais líquidos, pomadas para hemorroidas e cirurgia. Entenda melhor como é o tratamento das hemorroidas.
5. Intolerância à lactose
A intolerância à lactose é quando o intestino não consegue digerir a lactose adequadamente, uma substância presente em alimentos como leite e seus derivados.
Normalmente, esta intolerância é causada pela deficiência de lactase, a enzima que digere a lactose, sendo mais comum ser identificada a partir da adolescência. No entanto, também pode ser causada por doenças como gastroenterite ou doença Crohn.
Principais sintomas: os principais sintomas da intolerância à lactose são dor e inchaço no abdome, náusea, vômitos, diarreia e excesso de gases, que tendem a surgir de 30 minutos a 2 horas após a ingestão de produtos contendo leite.
O que fazer: em caso de suspeita de intolerância à lactose é recomendado consultar o gastroenterologista para uma avaliação. O tratamento normalmente é feito evitando ingerir alimentos que contenham lactose, como leite e queijos, e o uso de suplementos com lactase. Saiba como deve ser a dieta para intolerância à lactose.
6. Doença celíaca
A doença celíaca é a intolerância do intestino ao glúten, uma proteína presente em alimentos como centeio, trigo, malte e cevada, provocando a inflamação do intestino e afetando o seu funcionamento quando ingerido.
Principais sintomas: a doença celíaca pode provocar diarreia, fezes gordurosas, perda de peso, anemia, osteoporose, dor de cabeça e infertilidade, por exemplo, embora algumas vezes nenhum sintoma possa estar presente.
O que fazer: em caso de suspeita de doença celíaca, é recomendado consultar o gastroenterologista para confirmar o diagnóstico e o tratamento é feito com a retirada de alimentos que contêm glúten da dieta. Conheça os principais alimentos que contém glúten.
7. Diverticulite
A diverticulite é a inflamação de um divertículo, que é uma alteração na parede do intestino em forma de saco que acontece especialmente em pessoas mais velhas que têm uma alimentação com poucas fibras e excesso de gordura e carnes vermelhas.
Acredita-se que a diverticulite seja causada pela perfuração do divertículo devido ao aumento da pressão na parede do intestino durante a passagem de alimentos.
Principais sintomas: a diverticulite pode causar dor no abdome, alteração na frequência de evacuação, náusea, vômitos, febre e, algumas vezes, necessidade frequente de urinar, por exemplo. Confira mais sintomas de diverticulite.
O que fazer: em caso de suspeita de diverticulite, é recomendado procurar uma emergência para uma avaliação. O tratamento normalmente é feito com antibióticos e, nos casos mais graves, pode necessitar ser feito com a pessoa internada no hospital.
Qual médico consultar
Os médicos mais indicados para consultar em caso de suspeita de doenças do intestino são o gastroenterologista ou coloproctologista, que podem indicar exames como o ultrassom do abdome e colonoscopia para confirmar o diagnóstico.
Além de identificar a causa dos sintomas, estes médicos também podem indicar o tratamento mais adequado para as doenças do intestino.