A dor do lado esquerdo abaixo da costela normalmente é causada por uma infecção, inflamação ou ferida em algum órgão localizado do lado esquerdo do corpo como coração, baço, estômago, pâncreas, pulmão e rim esquerdo, causando algumas doenças benignas e que têm tratamento, como costocondrite, gastrite ou pedra nos rins, por exemplo.
Esses órgãos quando afetados podem causar dor do lado esquerdo abaixo da costela que pode ter início repentino e estar acompanhada de outros sintomas como náuseas, vômitos, dificuldade para respirar ou dor que aumenta ao se movimentar, tossir ou espirrar, por exemplo.
No entanto, essa dor também pode ser sinal de um problema respiratório e, nos casos mais graves, pode indicar um infarto. Desta forma, sempre que a dor é muito intensa ou demora mais de 2 dias para aliviar, é aconselhado ir no clínico geral para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado. Saiba como identificar os sintomas de infarto.
Principais causas
As principais causas da dor do lado esquerdo abaixo da costela incluem:
1. Costocondrite
A costocondrite é uma inflamação da cartilagem que liga as costelas ao esterno, que é um osso encontrado no meio do peito e é responsável por sustentar a clavícula e a costela.
Esta inflamação pode ocorrer por uma infecção, trauma físico ou artrite, por exemplo, causando sintomas que são parecidos ao ataque cardíaco como dor aguda no lado esquerdo do peito, sensação de pressão abaixo da costela esquerda, dor em mais de uma costela ou dor que aumenta quando a pessoa respira ou tosse.
O que fazer: fazer repouso, aplicar uma compressa quente na região e evitar movimentos que possam piorar a dor, como carregar objetos pesados ou praticar esportes. É importante consultar o médico que pode indicar o uso de anti-inflamatórios como ibuprofeno ou naproxeno, e também fisioterapia com exercícios de alongamento.
No caso dos sintomas serem acompanhados por falta de ar, dor que irradia para o braço ou pescoço, deve-se procurar atendimento médico o mais rápido possível ou o pronto-socorro mais próximo, pois pode ser sinal de infarto. Saiba mais sobre o tratamento da costocondrite.
2. Pericardite
A pericardite é uma inflamação do pericárdio, uma membrana cheia de líquido que envolve o coração, e que quando está inflamada, pode causar dor do lado esquerdo abaixo da costela, que geralmente piora ao deitar.
Essa inflamação no pericárdio pode ocorrer por infecção, como pneumonia ou tuberculose, lúpus e artrite reumatoide, radioterapia no tórax, uso de medicamentos como fenitoína, hidralazina ou fenilbutazona, por exemplo.
O que fazer: na presença de sintomas sugestivos de pericardite, deve-se consultar o cardiologista que pode indicar o uso de anti-inflamatórios como ibuprofeno, colchicina ou corticoides, para diminuir a inflamação e a dor, ou antibióticos como amoxicilina ou ciprofloxacina, por exemplo, nos casos em que a pericardite foi causada por uma infecção.
Além disso, nos casos mais graves o médico pode fazer uma cirurgia chamada pericardiocentese para retirar o excesso de líquido inflamado ou pericardiectomia para remover parte do pericárdio. Saiba mais sobre o tratamento da pericardite.
3. Pancreatite
A pancreatite é uma inflamação no pâncreas, uma glândula localizada atrás do estômago, e responsável por produzir enzimas digestivas e hormônios como insulina, glucagon e somatostatina.
Esta inflamação no pâncreas pode causar dor intensa do lado esquerdo abaixo da costela que pode irradiar para as costas, além de outros sintomas como náuseas, vômitos ou febre.
Geralmente, a causa mais comum da pancreatite é o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, mas também pode ocorrer por infecções virais, como caxumba ou sarampo, pedra na vesícula, fibrose cística ou uso de medicamentos como liraglutida, losartana ou corticoides, por exemplo.
O que fazer: deve-se consultar o clínico geral ou gastroenterologista para que seja feita a internação hospitalar e iniciar o tratamento mais adequado que pode ser feito com administração de soro na veia e de remédios analgésicos para controlar a dor. Em casos mais graves, o médico pode indicar a realização de cirurgia.
Além disso, é importante fazer mudanças na alimentação evitando alimentos gordurosos, e tomar suplementos de enzimas pancreáticas de acordo com a recomendação médica. Saiba mais sobre o tratamento da pancreatite.
4. Pleurisia
A pleurisia, também conhecida como pleurite, é uma condição na qual a pleura, uma membrana que reveste os pulmões fica inflamada, e quando esta inflamação ocorre no pulmão esquerdo pode causar dor do lado esquerdo abaixo da costela que piora ao respirar, tossir ou espirrar, além de outros sintomas como sensação de falta de ar, dificuldade para respirar ou febre.
Esta inflamação na pleura pode ser causada por pneumonia bacteriana, viral ou fúngica, câncer no pulmão ou infarto pulmonar, por exemplo.
O que fazer: consultar o pneumologista ou clínico geral que deve indicar o tratamento com anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno ou naproxeno, para reduzir a dor e aliviar o desconforto, além de antibiótico para tratar a pneumonia, ou anticoagulantes no caso do infarto pulmonar. O médico também pode indicar o uso de broncodilatadores para ajudar a melhorar a respiração e diminuir a falta de ar. Saiba mais sobre o tratamento da pleurisia.
5. Pedra nos rins
A pedra nos rins acontece quando depósitos de cálcio e sal endurecidos se transformam em pedras dentro dos rins, impedindo a passagem da urina e, geralmente, causam dor no fundo das costas que pode irradiar para a parte da frente e ocasionar dor do lado esquerdo abaixo da costela se a pedra estiver no rim esquerdo.
Além disso, podem surgir outros sintomas como dor ou ardor ao urinar, náuseas, vômitos, febre acima de 38ºC ou presença de sangue na urina.
A pedra nos rins é mais comum em homens adultos, mas também pode surgir em mulheres e crianças, sendo que uma das suas principais causas é a baixa ingestão de líquidos.
O que fazer: procurar atendimento médico no hospital para fazer analgésicos diretamente na veia para aliviar a dor. Em alguns casos, o médico pode fazer cirurgia, como litotripsia, ureteroscopia ou nefrolitotomia para remover ou partir a pedra em pedaços menores para ser eliminada na urina. Além disso, é importante aumentar o consumo de água para facilitar a eliminação das pedras e evitar a formação de novas. Veja todas as opções de tratamento para a pedra nos rins.
6. Gastrite
A gastrite é uma inflamação do revestimento do estômago que pode causar dor na forma de pontadas do lado esquerdo abaixo da costela, além de sensação de queimação no estômago, náusea, digestão lenta com sensação de estômago cheio ou arrotos frequentes.
Esta inflamação pode ser causada por infecção pela bactéria H. pylori, uso de remédios anti-inflamatórios pois agridem o revestimento do estômago ou consumo excessivo de álcool.
O que fazer: fazer uma alimentação mais leve, incluindo verduras e frutas cozidas, carnes magras cozidas sem muitos condimentos, beber somente água e evitar alimentos e bebidas que possam irritar mais o revestimento do estômago como café, chocolate, bebidas alcoólicas e refrigerantes.
Além disso, deve-se consultar o gastroenterologista que pode solicitar uma endoscopia para confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento com remédios protetores do estômago como omeprazol, lansoprazol ou pantoprazol, ou antibióticos no caso de infecção por H. pylori, por exemplo. Veja todas as opções de remédios para gastrite.
Conheça melhor sobre a gastrite no vídeo a seguir:
Sofrendo com GASTRITE? Veja como CURAR e se livrar da dor e do desconforto
10:52 | 311.980 visualizações7. Inflamação do baço
O baço é um órgão localizado na parte de cima do abdômen, por trás das costelas inferiores esquerdas. Esse órgão atua filtrando o sangue e removendo as células vermelhas do sangue mais velhas ou com danos, além de produzir e armazenar as células brancas do sangue envolvidas com a imunidade.
A inflamação no baço pode acontecer devido a alguma lesão no órgão, provocando dor do lado esquerdo abaixo da costela, além de inchaço abdominal, perda de peso, cansaço excessivo e febre. Confira as principais causas de alterações no baço.
O que fazer: nesse caso, é recomendado consultar o gastroenterologista para que seja feita uma avaliação da região abdominal e sejam indicados exames laboratoriais e de imagem para avaliar melhor o funcionamento do baço. Após o diagnóstico, o médico pode indicar o melhor tratamento, que pode envolver o uso de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e/ ou antivirais, dependendo da causa da inflamação, além de cirurgia para remoção do órgão, em alguns casos.
8. Síndrome do intestino irritável
A síndrome do intestino irritável é uma condição em que acontece a inflamação das vilosidades intestinais, provocando sintomas como dor em baixo da costela esquerda, inflamação abdominal, excesso de gases e períodos de prisão de ventre e diarreia.
O que fazer: o tratamento para a síndrome do intestino irritável deve ser feito de acordo com a orientação do gastroenterologista e nutricionista, podendo envolver mudanças nos hábitos alimentares, uso de medicamentos e psicoterapia.
9. Diverticulite
A diverticulite é a inflamação e a infecção dos divertículos, que são pequenas estruturas que podem aparecer nas paredes do intestino, principalmente na última porção do cólon, causando sintomas como inchaço de abdômen, náuseas, vômitos e dor embaixo da costela esquerda.
O que fazer: o tratamento deve ser orientado pelo médico e inclui alterações na alimentação, uso de antibióticos e analgésicos.
10. Doença de Crohn
A doença de Crohn é uma doença do sistema digestivo que provoca uma inflamação crônica do revestimento do intestino e pode ser causada por fatores genéticos ou por mal funcionamento do sistema imunológico, por exemplo.
Essa doença pode causar sintomas como irritação intestinal, sangramento, sensibilidade a alguns alimentos, diarreia e dor embaixo da costela.
O que fazer: a doença de Crohn não tem cura, no entanto, o tratamento tem como objetivo aliviar os sintomas e promover uma melhor qualidade de vida, devendo ser realizado de acordo com a orientação do nutricionista ou gastroenterologista.
11. Úlcera gástrica
A úlcera gástrica é uma lesão que aparece no tecido que reveste o estômago e que pode ser causada por vários fatores, como infecção por H. pylori ou má alimentação, por exemplo. Essa condição pode causar indigestão, náuseas, perda do apetite e mal estar geral.
De forma geral, a úlcera gástrica não causa dor, porém quando isso acontece pode ser localizada na boca do estômago que é descrita como sendo um ardor. Em alguns casos, essa dor por irradiar para as costelas, pode ser sentida no lado esquerdo ou direito.
O que fazer: é importante consultar o gastroenterologista para que sejam recomendados exames que permitam confirmar a úlcera, como uma endoscopia digestiva, e, assim, iniciar o tratamento mais adequado, que pode ser feito com o uso de medicamentos antibióticos, antiácidos ou inibidores da produção de ácidos, como o omeprazol, pantoprazol ou esomeprazol, por exemplo.
12. Refluxo gastroesofágico
O refluxo gastroesofágico é caracterizado pela volta do conteúdo do estômago pelo esôfago, em direção à boca, devido ao mal funcionamento do esfíncter que separa o estômago do esôfago.
Os sintomas acontecem após as refeições, podendo haver ardor no peito e na garganta, sensação de peso no estômago, arrotos, gases e aumento da acidez do estômago, o que pode causar uma sensação de queimação e ardor na região da boca do estômago, que pode irradiar até a costela esquerda ou direita.
O que fazer: o tratamento do refluxo gastroesofágico deve ser feito a partir de mudanças na alimentação, evitando o consumo de alimentos ricos em gorduras e frituras, além de também poder ser recomendado pelo médico o uso de medicamentos, como protetores gástricos, antiácidos e, em alguns casos, medicamentos que atrasam o esvaziamento gástrico.