Na maior parte dos casos, a dor do lado direito do peito é um sintoma temporário que surge principalmente devido a situações pouco graves, como excesso de estresse, estiramento muscular ou refluxo gastroesofágico, por exemplo.
No entanto, a dor no peito, seja do lado direito ou do lado esquerdo, pode ter várias causas, incluindo problemas no sistema digestivo, nos pulmões e até no coração, que precisam ser identificados e tratados.
Quando a dor surge frequentemente é aconselhado consultar um cardiologista, para identificar a causa e iniciar o tratamento adequado. Porém, se a dor for muito intensa, piorar ao longo do tempo ou for acompanhada de sintomas mais sérios como formigamento no braço, dificuldade para respirar ou desmaio, é muito importante ir imediatamente ao hospital ou chamar a ajuda médica.
O que pode ser a dor no peito
Para saber qual a possível causa da sua dor no peito, por favor responda às seguintes questões:
Essa ferramenta serve apenas para tentar identificar a possível causa dor no lado direito do peito. Por isso, não deve substituir uma consulta com o médico, que é o profissional responsável por diagnosticar e indicar o tratamento mais adequado.
Principais causas
As principais causas de dor no lado direito do peito são:
1. Estresse e ansiedade
O excesso de estresse e a ansiedade são duas condições que podem resultar em um ataque de pânico e provocar sintomas muito semelhantes a um infarto, incluindo o surgimento de uma dor repentina no peito.
Essa dor é mais comum no meio do peito, mas muitas vezes pode acabar irradiando para o lado direito.
Junto com a dor no peito, são comuns outros sintomas como respiração rápida, sensação de falta de ar, formigamento nas mãos ou pés e suores, por exemplo. Ao contrário do infarto, o ataque de pânico é mais comum após uma situação muito estressante e a dor no peito tende a melhorar em alguns minutos.
O que fazer: a melhor forma de aliviar o desconforto causado por um ataque de pânico consiste em tentar se acalmar, para permitir que a respiração se torne regular e os músculos menos tensos. Um boa opção pode ser se recolher para um local calmo e beber um chá calmante, como o de valeriana ou camomila, por exemplo. Veja outras opções de calmantes naturais.
Ainda assim, se a dor for muito forte ou se existir suspeita de que possa ser um infarto, é importante ir ao hospital ou chamar a ajuda médica.
2. Estiramento muscular
O estiramento muscular é outra das causas mais comuns de dor na região do peito e acontece 1 a 2 dias após algum tipo de atividade que utilize com maior intensidade os músculos da região peitoral.
Esse aumento da intensidade sobre os músculos da região pode ser intencional, como treinar na academia, mas também pode ser involuntária, como pintar o teto ou ter de cortar algo duro, por exemplo.
Além disso, pancadas fortes da região do peitoral também podem causar lesão nas fibras musculares, que pode não causar dor nos momentos imediatos, mas ficar dolorida após alguns dias.
Nestes casos, outros sintomas comuns são aumento da dor ao tocar no músculo, ligeiro inchaço e dificuldade para movimentar os braços.
O que fazer: geralmente a dor pode ser aliviada com a aplicação de gelo sobre a região durante 15 a 20 minutos, 3 a 4 vezes por dia, e uma massagem leve no local, que pode ser feita com uma pomada anti-inflamatória, por exemplo. Se a dor não melhorar em 3 dias, é aconselhado consultar um clínico geral ou fisioterapeuta, já que podem ser necessários tratamentos mais específicos.
3. Refluxo gastroesofágico
O refluxo é uma condição comum que afeta várias pessoas e que acontece quando o ácido do estômago consegue subir até o esôfago causando uma sensação de azia e queimação, especialmente depois de comer.
Esse desconforto pode muitas vezes também ser sentido sob a forma de dor que acaba irradiando para o peito e que pode afetar o lado direito.
O refluxo gastroesofágico geralmente também é acompanhado de outros sintomas como vontade para arrotar mais frequente, sabor azedo na boca, sensação de bola na garganta e tosse seca, por exemplo. Veja outros sinais e sintomas que ajudam a identificar o refluxo.
O que fazer: dependendo da gravidade, os sintomas de refluxo podem ser aliviados com simples alterações na dieta, como evitar comer muito de uma só vez e evitar comer alimentos muito gordurosos e condimentados. No entanto, em outros casos também pode ser necessário o uso de remédios para bloquear a acidez do estômago.
Assim, se o desconforto não melhorar com as alterações na dieta é recomendado consultar um gastroenterologista para iniciar o tratamento mais adequado.
4. Costocondrite
A costocondrite é um problema menos comum mas que pode causar um dor intensa na região do peito, normalmente localizada no meio do peito, mas que pode acabar irradiando para o lado direito ou esquerdo.
Esta condição acontece quando as cartilagens que ligam o osso do esterno às costelas inflamam após uma forte pressão no peito, períodos de tosse muito intensa ou devido a má postura, por exemplo.
A costocondrite causa sensibilidade na região do meio do peito e dor que piora ao respirar fundo ou tossir, por exemplo. Saiba mais sobre o que causa costocondrite e como identificar os sintomas.
O que fazer: a costocondrite é um problema temporário que tende a melhorar após alguns dias, sem precisar de tratamento específico. Ainda assim, fazer exercícios de alongamento suaves e aplicar gelo na região por 15 a 20 minutos, 3 a 4 vezes por dia, podem diminuir a inflamação e aliviar o desconforto, além do uso de medicações anti-inflamatórias.
5. Inflamação na vesícula biliar
A vesícula biliar é um órgão localizado na cavidade do lado superior direita do abdômen, podendo ficar inflamado se pedras na vesícula se acumularem dentro do órgão ou se uma pedra bloquear um ducto, por exemplo.
Quando a vesícula inflama, pode causar dor do lado direito superior do abdômen que pode irradiar para o tórax ou costas, e ser acompanhado de outros sintomas como náuseas, vômitos, febre ou pele e olhos amarelados, sendo que geralmente no caso da inflamação aguda, os sintomas costumam surgir cerca de 1 hora ou um pouco mais após a ingestão de alimentos gordurosos.
O que fazer: deve-se consultar o gastroenterologista ou hepatologista para uma avaliação. Caso a dor seja intensa, deve-se ir ao hospital imediatamente para iniciar o tratamento mais adequado, que geralmente envolve hidratação oral ou soro na veia, uso de antibióticos e analgésicos, e cirurgia para remover as pedras ou a vesícula.
6. Inflamação no fígado
O fígado também é um órgão que se localiza no lado superior direito do abdômen, podendo ficar inflamado devido a infecções por vírus ou parasitas, consumo de altas doses de paracetamol ou consumo excessivo ou frequente de bebidas alcoólicas, ou devido ao fígado gordo, por exemplo. Veja outras causas de inflamação no fígado.
A inflamação no fígado pode causar dor do lado direito superior do abdômen, que pode irradiar para o tórax, além de outros sintomas, como vômitos, perda do apetite, mal estar geral e icterícia.
O que fazer: o tratamento da inflamação no fígado varia de acordo com sua causa, e envolve interromper o consumo de bebidas alcoólicas ou medicamentos, assim como tratar especificamente infecções, por exemplo. Além disso, também é importante fazer uma dieta balanceada, que inclua o consumo de frutas e vegetais frescos.
7. Pneumonia
A pneumonia é uma inflamação nos pulmões causadas por vírus, bactérias ou fungos, aspiração de alimentos ou líquidos ou uso de equipamentos respiratórios em condições prejudiciais à saúde, sendo mais comum em crianças com menos de 4 anos e adultos com mais de 70 anos, pois tendem a ter a imunidade mais baixa.
Os sintomas da pneumonia podem aparecer gradualmente ou de forma rápida, especialmente quando o sistema imunológico está mais enfraquecido, podendo surgir dor nas costas ou no peito do lado direito ou esquerdo, ou em ambos os lados, dificuldade para respirar, febre ou tosse.
O que fazer: deve-se consultar o pneumologista que deve fazer avaliar os pulmões através da ausculta, solicitando a pessoa para inspirar e expirar, enquanto escuta os pulmões com um estetoscópio, e raio X de tórax para visualizar os pulmões.
Assim, o médico pode indicar o tratamento mais adequado de acordo com a causa da pneumonia, e geralmente envolve o uso de remédios antibióticos, antivirais, antifúngicos ou analgésicos, por exemplo.
8. Pneumotórax
O pneumotórax é o ar no espaço pleural, que é o espaço entre os pulmões e a parede torácica, o que aumenta a pressão no pulmão, causando um colapso.
Quando isso ocorre no pulmão direito, pode causar do do lado direito do peito, assim como dificuldade respiratória grave, tosse e dor ao respirar.
O pneumotórax é mais comum de surgir após uma lesão no peito, como queda ou perfuração, mas também pode surgir como consequência de pneumonia ou asma, por exemplo.
O que fazer: deve-se ir ao hospital ou o pronto-socorro imediatamente para fazer exames, confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento para tirar o excesso de ar e aliviar a pressão nos pulmões, o que é feito pelo médico com uma agulha aspirativa.
9. Embolia pulmonar
A embolia pulmonar é um coágulo sanguíneo que bloqueia os vasos sanguíneos dos pulmões, levando à diminuição do fluxo de sangue e oxigênio para o local, e resultando em isquemia dos tecidos afetados.
Essa condição pode causar dor no tórax do lado direito se o coágulo estiver no pulmão direito, além de sintomas como falta de ar, tosse, dor no peito, tontura e suor excessivo.
A embolia pulmonar pode surgir devido a problemas cardíacos, câncer, cirurgias, distúrbios da coagulação ou COVID-19, por exemplo.
O que fazer: a embolia pulmonar deve ser tratada o mais rapidamente possível no hospital pois pode colocar a vida em risco. Por isso, caso surjam sintomas de embolia pulmonar, deve-se ir ao hospital ou pronto-socorro mais próximo imediatamente.
10. Problemas cardíacos
Quando surge dor no peito, uma das principais preocupações é que possa indicar um problema no coração, no entanto, esses casos não são comuns.
Ainda assim, os problemas cardíacos, especialmente a inflamação do músculo cardíaco, pode de fato ser uma causa de dor no peito, incluindo da dor que irradia para o lado direito.
Normalmente, os problemas cardíacos são mais comuns em idosos, pessoas com outros problemas crônicos ou pacientes que estejam internados com infecções graves, por exemplo. A dor do tipo cardíaca normalmente é bastante intensa e causa a sensação de que algo está apertando o coração.
Além disso, também podem surgir outros sintomas como palpitações, tosse, dificuldade para respirar e desmaio, por exemplo. Confira sintomas que podem indicar problemas no coração.
O que fazer: caso exista suspeita de que a dor possa estar sendo causada por um problema cardíaco é muito importante ir rapidamente ao hospital ou chamar a ajuda médica, para identificar a causa e iniciar o tratamento.
Quando ir ao médico
Muitas vezes, a dor no peito desaparece após alguns minutos e, por isso, não é motivo de preocupação. No entanto, consultar o médico é a única forma de identificar a causa correta. Assim, é aconselhado ir ao hospital quando:
- A dor é muito intensa ou piora ao longo do tempo;
- A dor demora mais de 15 minutos para melhorar;
- Surgem outros sintomas graves como dificuldade para respirar, febre alta ou desmaio.
Além disso, idosos e pessoas com problemas crônicos, especialmente do sistema respiratório ou cardíaco, devem ser avaliadas por um médico, já que a dor pode indicar piora do quadro, podendo ser necessário adequar o tratamento.
Leia também: Dificuldade para respirar: o que pode ser (e o que fazer) tuasaude.com/dificuldade-para-respirar