Dor no pulmão: 11 principais causas (e o que fazer)

A dor no pulmão pode ser causada por tuberculose, pneumonia, pleurisia, asma, enfisema ou embolia pulmonar, provocando dor na região do peito, já que o pulmão quase não tem receptores de dor.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Pneumologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Dependendo da sua causa, a dor no pulmão pode estar acompanhada de sintomas, como tosse seca, com catarro ou sangue, dificuldade para respirar, chiado no peito ou febre, por exemplo.

É importante consultar o clínico geral ou pneumologista, ou ir ao hospital quando a dor no pulmão e desconforto no peito, não melhoram ou pioram rapidamente, para que identificada sua causa e descartados problemas cardíacos. Confira o que pode causar dor no peito e o que fazer.

Imagem ilustrativa número 1

11 causas de dor no pulmão

As principais causas de dor no pulmão são:

1. Pleurisia

A pleurisia, também conhecida por pleurite, é a inflamação da pleura, que é a membrana que reveste os pulmões e o interior do tórax.

Essa inflamação pode causar sintomas, como dor na região do peito e costelas ao respirar profundamente, tosse e dificuldade para respirar.

A pleurisia surge devido ao acúmulo de líquido na pleura, sendo mais frequente em pessoas com problemas respiratórios, como gripe, pneumonia ou infecções pulmonares. 

Leia também: Pleurite: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/pleurisia

O que fazer: o tratamento é feito pelo pneumologista e depende da sua causa, podendo ser indicado anti-inflamatórios para aliviar os sintomas ou antibióticos para combater infecções bacterianas.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Infecção respiratória

As infecções no pulmão, como a tuberculose e a pneumonia, também podem causar dor no peito.

Outros sintomas são dificuldade para respirar, excesso de produção de catarro, tosse com ou sem sangue, febre, arrepios e suores noturnos. Veja como identificar uma infecção respiratória.

O que fazer: deve-se ir imediatamente ao pneumologista ou clínico geral para evitar que o problema se agrave. Geralmente, o tratamento inicial é feito com administração de antibióticos e outras medicações para alivio dos sintomas.

3. COVID-19

A COVID-19 é uma infecção que causa sintomas, como febre superior a 38ºC, dor de cabeça, garganta inflamada, mal estar geral e tosse seca e persistente.

Essa infecção pode causar a sensação de dor nos pulmões, além de poder haver dificuldade para respirar, nos casos mais graves.

O que fazer: deve-se fazer um teste de COVID-19 para confirmar a infecção. Caso seja confirmada, é importante que a pessoa fique em isolamento e siga as orientações indicadas pelo médico, com repouso e uso de medicamentos para aliviar os sintomas.

Nos casos graves, em que há dificuldade para respirar e sintomas mais intensos, é importante ir ao hospital para que o tratamento mais adequado seja iniciado. 

Leia também: Tratamento para COVID-19 (casos leves ou graves) tuasaude.com/tratamento-para-coronavirus-covid-19

4. Asma

A asma é uma doença crônica dos pulmões que causa irritação e inflamação das vias aéreas e numa situação de ataque, pode causar dor no peito, chiado, falta de ar e tosse.

O que fazer: o tratamento da asma é feito pelo pneumologista e, normalmente, envolve o uso de remédios corticoides e broncodilatadores, e que muitas vezes são usados durante toda a vida.

Além disso, existem outras formas de prevenir as crises, como não ter animais dentro de casa, manter a casa limpa, evitar tapetes e cortinas e manter-se longe de tabagistas. 

Leia também: 8 principais remédios para asma (para controle e crises de asma) tuasaude.com/remedio-para-asma

5. Embolia pulmonar

A embolia pulmonar é o entupimento de um vaso sanguíneo do pulmão, geralmente, devido a um coágulo.

Essa condição causa dor no pulmão e sintomas como dor ao respirar e falta de ar de inicio súbito e que vai piorando com o tempo.

A embolia pulmonar é mais comum de acontecer devido a trombose venosa profunda, que pode acontecer por cirurgia recente ou passar um longo tempo sem se mexer.

O que fazer: deve-se ir ao pronto-socorro mais próximo imediatamente, para iniciar o tratamento, que pode ser feito com o uso remédios ou cateterismo.

Leia também: Cateterismo: o que é, 14 tipos e possíveis riscos tuasaude.com/cateterismo

6. Atelectasia pulmonar

A atelectasia pulmonar é o colapso dos alvéolos pulmonares, impedindo a passagem de ar e causando sintomas como dor no pulmão, falta de ar intensa, tosse persistente e dor constante no peito.

Essa condição geralmente ocorre devido a fibrose cística ou tumores e lesões no pulmão. 

O que fazer: deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro, pois é uma emergência médica.

O tratamento depende da sua causa e, em casos mais graves, pode ser necessário recorrer a cirurgia para limpar as vias aéreas ou mesmo remover a região afetada do pulmão.

Leia também: O que são estrias atelectásicas no pulmão? tuasaude.com/medico-responde/estrias-atelectasicas-no-pulmao

7. Enfisema pulmonar

O enfisema pulmonar é a destruição dos alvéolos pulmonares, causando sintomas como sensação de falta de ar, cansaço excessivo, dor no peito, tosse persistente e chiado no peito. 

Essa condição é mais comum de surgir em pessoas que têm o hábito de fumar.

O que fazer: é recomendado evitar permanecer em ambientes com muita fumaça ou poluentes, além de evitar fumar, pois podem agravar os sintomas.

Além disso, é importante que o pneumologista seja consultado para que a gravidade dos sintomas possa ser avaliada e, assim, ser indicado o tratamento mais adequado, que pode envolver o uso de medicamentos para dilatar as estruturas do pulmão e aliviar os sintomas.

Leia também: Tratamento para enfisema pulmonar (remédios, fisioterapia e outros) tuasaude.com/tratamento-para-enfisema-pulmonar

8. Pneumotórax

O pneumotórax é a presença de ar no espaço pleural, que se localiza entre a parede do tórax e o pulmão.

Essa condição causa dor intensa ao respirar, sensação de falta de ar, alteração dos batimentos cardíacos e pele azulada, principalmente dos dedos e dos lábios.

O pneumotórax é mais comum após alguma lesão no peito, mas também pode surgir como sequela de pneumonia ou asma, por exemplo.

O que fazer: é importante ir ao hospital imediatamente para iniciar o tratamento mais adequado, sendo normalmente realizado um procedimento para retirar o excesso de ar que está acumulado. 

Leia também: Pneumotórax: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/pneumotorax

9. Problemas cardíacos

Alguns problemas cardíacos, como infarto, angina e arritmia, também podem causar a sensação de dor no pulmão devido à dor intensa no peito.

Além disso, outros sintomas são palpitações, inchaço, cansaço excessivo, respiração mais acelerada, dor no peito irradia para o braço, ou sensação de formigamento.

O que fazer: é recomendado consultar o cardiologista para que possam ser feitos exames que ajudem a identificar a alteração cardíaca e iniciar o tratamento mais adequado de acordo com a causa do problema cardíaco.

No caso do infarto, deve-se procurar ajuda médica imediatamente ou o pronto-socorro mais próximo, pois é uma condição grave que pode colocar a vida em risco.

Leia também: Infarto: sintomas, causas, tratamento e como evitar tuasaude.com/infarto

10. Crise de ansiedade

A crise de ansiedade ou ataque de pânico podem causar sintomas semelhantes ao infarto, como dor no peito, formigamento nas extremidades, como mãos, pés e boca e alterações na respiração.

Leia também: Crise de ansiedade: sintomas, causas e o que fazer tuasaude.com/crise-de-ansiedade

O que fazer: geralmente, à medida que a situação que causou a ansiedade ou a crise de pânico passa, os sintomas melhoram.

No entanto, é recomendado ir ao hospital imediatamente para que o médico possa identificar se é ansiedade ou infarto e indicar o melhor tratamento. Conheça melhor as diferenças entre infarto e ansiedade.

11. Câncer de pulmão 

O câncer de pulmão pode causar dor no pulmão, dor no tórax, tosse que pode conter sangue ou falta de ar, por exemplo.

Outros sintomas são cansaço excessivo, fraqueza, perda do apetite ou perda de peso sem motivo aparente.

Leia também: Câncer de pulmão: 10 sintomas e como confirmar o diagnóstico tuasaude.com/sintomas-de-cancer-de-pulmao

O que fazer: o tratamento do câncer de pulmão é feito pelo oncologista e, normalmente, envolve quimioterapia, radioterapia ou cirurgia, por exemplo. 

Vídeos relacionados

Primeiros sintomas de CÂNCER DE PULMÃO (como identificar)

05:50 | 28.032 visualizações

Como parar de TOSSIR sem remédio

05:01 | 286.179 visualizações

PNEUMONIA: os sintomas que você tem que conhecer

08:37 | 105.267 visualizações

5 EXERCÍCIOS PARA FORTALECER O PULMÃO | com @mircafisio

06:03 | 907.612 visualizações