A dropropizina é um antitussígeno indicado para aliviar a tosse seca, alérgica e irritativa, sem catarro, causada por alergias, infecções, inflamações ou irritações das vias respiratórias e brônquios.
Esse remédio age impedindo o reflexo da tosse, ajudando a aliviar a tosse seca e alérgica, sendo encontrado na forma de xarope ou solução em gotas, como genérico ou com os nomes Notuss, Vibral, Ecos, Gotas Binelli ou Neotoss, por exemplo.
A dropropizina pode ser indicada para adultos ou crianças com mais de 2 anos, deve ser usada com indicação do pneumologista, otorrinolaringologista, pediatra ou clínico geral, após a avaliação da causa da tosse seca. Veja as principais causas de tosse seca.
Para que serve
A dropropizina é indicada para o tratamento da tosse seca, alérgica, espasmódica e irritativa, causada por alergias, infecções, inflamações ou irritações das vias respiratórias e brônquios.
Além disso, a dropropizina pode ser indicada pelo médico para o tratamento da tosse seca causada por infecções respiratórias, associada a outros remédios.
O uso da dropropizina deve ser feito com indicação do pneumologista, otorrinolaringologista, pediatra ou clínico geral, com acompanhamento médico e avaliação do surgimento de efeitos colaterais.
Dropropizina é corticoide?
A dropropizina não é corticoide e não possui nenhum corticoide na composição do xarope ou gotas.
Esse remédio é um antitussígeno que age inibindo o reflexo da tosse, além de ter uma ação relaxante da musculatura brônquica, aliviando a tosse e melhorando a ventilação pulmonar.
A dropropizina também reduz o broncoespasmo causado pela histamina no corpo, e por isso, ajuda no tratamento da tosse alérgica.
Como tomar
A dropropizina deve ser tomada por via oral e as doses variam de acordo com a idade e a apresentação desse remédio, que inclui:
1. Dropropizina xarope adulto 3 mg/mL
A dropropizina xarope adulto 3,0 mg/mL é indicada somente para adultos ou crianças com mais de 12 anos, sendo que a dose normalmente recomendada é de 10 mL do xarope, o que corresponde a 1 copo medida, até 4 vezes por dia, conforme orientação médica.
O efeito da dropropizina inicia-se cerca de 15 a 30 minutos após tomar uma dose, pois é rapidamente absorvida pelo trato gastrointestinal.
2. Dropropizina xarope infantil 1,5 mg/mL
A dropropizina xarope infantil 1,5 mg/mL pode ser usada por crianças com mais de 2 anos, sendo que a dose varia de acordo com a idade da criança e inclui:
- Crianças de 2 a 3 anos: 2,5 mL (¼ do copo-medida) a 5 mL (½ do copo-medida) do xarope infantil de dropropizina, 4 vezes por dia, ou conforme orientado pelo pediatra;
- Crianças com mais de 3 anos: 10 mL (1 copo-medida) do xarope infantil de dropropizina, 4 vezes por dia, ou conforme orientado pelo pediatra.
A dose para crianças deve ser medida utilizando a copo-medida fornecido na embalagem, que tem uma capacidade máxima de 10 mL, e deve ser orientada pelo pediatra após a avaliação da causa da tosse.
3. Dropropizina gotas 30 mg/mL
A dropropizina gotas de 30 mg/mL pode ser usada por adultos ou crianças com mais de 2 anos, e a dose recomendada é:
- Adultos: 30 gotas, 4 vezes por dia, ou conforme orientação médica;
- Crianças com mais de 3 anos: 15 gotas, 4 vezes por dia, ou conforme orientação do pediatra;
- Crianças de 2 a 3 anos: 4 a 8 gotas, 4 vezes por dia, conforme orientação do pediatra.
O uso da dropropizina deve ser indicado pelo pneumologista, otorrinolaringologista, pediatra ou clínico geral, e não se deve tomar mais do que a dose recomendada pelo médico.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns da dropropizina são náusea, sonolência, rubor ou vermelhidão sa pele, rash cutâneo ou hipotensão ortostática. Saiba identificar os sintomas de hipotensão ortostática.
Esses efeitos colaterais são mais comuns quando a dropropizina é usada em doses maiores do que as recomendadas pelo médico ou nos casos de reações alérgicas a esse remédio.
Quem não deve usar
A dropropizina não deve ser usada por crianças com menos de 2 anos, durante a gravidez ou amamentação, ou por pessoas com insuficiência respiratória grave, asma ou hipotensão.
Além disso, a dropropizina não deve ser usado no caso de tosse com catarro, quando a expectoração é necessária para eliminar as secreções das vias respiratórias.
Esse remédio também não deve ser usado por pessoas que tenham alergia à dropropizina ou qualquer outro componente da fórmula.
Para crianças entre 2 e 6 anos, a dropropizina só deve ser usada se indicado pelo pediatra. Assim como, pessoas com insuficiência hepática ou renal, ou idosos, o uso desse remédio deve ser feito com cautela e somente com indicação médica.