O exantema viral é uma condição caracterizada pela presença de manchas vermelhas no rosto mãos ou tronco e que também pode se acompanhada de outros sintomas, como coceira, febre, mal-estar, dor de cabeça e dor no corpo.
O exantema viral pode surgir em crianças e adultos, devido à uma reação do sistema imunológico à infecções causadas por alguns vírus, como sarampo, rubéola, COVID-19, dengue, doença mão-pé-boca, ou roséola infantil, por exemplo.
Na presença de sintomas que possam indicar o exantema viral, é aconselhado consultar um dermatologista ou clínico geral, para uma avaliação completa e indicar o tratamento adequado, que pode incluir o uso de loção corporal para diminuir a coceira e analgésicos para aliviar a febre e a dor no corpo. Veja como é o tratamento do exantema.
Principais sintomas
Os principais sintomas do exantema viral são:
- Manchas vermelhas no rosto, mãos, tronco ou todo o corpo;
- Coceira na pele;
- Dor de cabeça;
- Mal-estar;
- Cansaço;
- Perda de apetite.
Além disso, o exantema viral também pode ser acompanhado de sintomas como dor de garganta, coriza e dor na barriga.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico do exantema viral é feito pelo dermatologista ou clínico geral, através da avaliação dos sintomas e sinais apresentados e do histórico de saúde da pessoa.
Se deseja uma avaliação de um especialista, consulte o dermatologista mais próximo de você:
Para confirmar o diagnóstico, o médico também pode solicitar um exame de sangue para avaliar sorologia, PCR e anticorpos, e um swab do nariz ou da garganta, que é um teste feito com um cotonete para identificar o vírus, por exemplo.
Possíveis causas
O exantema viral é uma condição causada por uma reação do sistema imunológico à alguns vírus ou às toxinas produzidas por eles, ou ainda por lesões na pele provocadas pelos vírus.
Assim, as possíveis causas do exantema viral são:
- Sarampo;
- Rubéola;
- Catapora;
- Varíola;
- COVID-19;
- Doença mão-pé-boca;
- Hepatite viral;
- Roséola infantil;
- Mononucleose.
Além disso, o exantema viral também pode surgir em pessoas com eritema infeccioso, que é uma doença causada pelo parvovírus humano, provocando sintomas como manchas vermelhas no rosto, tronco, braços e pernas, coceira na pele, febre baixa e mal estar geral. Conheça mais sobre o eritema infeccioso.
Os vírus que causam o exantema viral são contagiosos e podem ser transmitidos de pessoa para pessoa. Por isso, é aconselhado evitar o contato próximo com outras pessoas até que a erupção cutânea desapareça.
Como é o tratamento
Assim como outros tipos de exantemas, o tratamento do exantema viral deve ser feito por um clínico geral, ou dermatologista, incluindo o uso de cremes ou loções para aliviar as coceiras na pele. Veja como é feito o tratamento do exantema.
Além disso, em casos de dor no corpo, febre ou dor de cabeça, o médico também pode prescrever medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios não esteroides ou antitérmicos, como paracetamol, ibuprofeno, ácido acetilsalicílico ou diclofenaco.