A febre alta é considerada quando a temperatura, medida na axila, é maior do que 39ºC em crianças e adultos, podendo ser causada por dengue, pneumonia e gripe, por exemplo.
A febre alta também pode ser acompanhada de outros sintomas, como dor de cabeça, manchas vermelhas na pele e rigidez no pescoço, de acordo com a causa do aumento da temperatura corporal.
Conforme a causa da febre alta, o tratamento pode ser feito com banho morno, ingestão de bastante líquidos e, em alguns casos, com uso de medicamentos, como anti-inflamatórios, antitérmicos e antibióticos, que devem ser tomados sob a orientação de um médico.
Leia também: 4 principais remédios para baixar a febre tuasaude.com/remedio-para-febreO que pode ser febre alta
As possíveis causas da febre alta são:
1. Dengue
A febre alta é um dos sintomas da dengue, que é uma virose transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, podendo também causar dor de cabeça, manchas vermelhas na pele, náusea, dor no abdome ou sangramentos.
O que fazer: geralmente, o médico recomenda o uso de medicamentos antitérmicos, analgésicos e/ou antieméticos para aliviar os sintomas, e medidas como repousar e beber bastantes líquidos.
Já nos casos mais graves, o tratamento pode ser feito com a internação no hospital, podendo envolver a administração de soro diretamente na veia e/ou transfusões de sangue ou plaquetas, por exemplo.
2. Febre maculosa
A febre maculosa é uma doença causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, que infecta principalmente carrapatos e que pode ser transmitida para as pessoas, podendo causar febre alta e dor de cabeça intensa e paralisia dos membros afetados, nos casos mais graves.
O que fazer: o tratamento deve ser iniciado até 5 dias após o início dos sintomas e inclui o uso de antibióticos como cloranfenicol ou tetraciclinas, para evitar complicações graves.
Leia também: Febre maculosa: o que é, sintomas, transmissão e tratamento tuasaude.com/febre-maculosa3. Febre amarela
A febre alta, dor de cabeça intensa, dores musculares, sensibilidade à luz e aumento dos batimentos cardíacos, são alguns possíveis sintomas da febre amarela. Conheça todos os sintomas da febre amarela.
A febre amarela é uma doença que é transmitida através da picada de mosquitos infectados pelo vírus, que picaram anteriormente animais ou pessoas infectadas.
O que fazer: o médico pode recomendar medidas simples, como repouso, ingestão de bastante água e uso de medicamentos para aliviar os sintomas, como analgésicos, antipiréticos e protetores de estômago.
Em casos mais graves, o tratamento é feito com internação no hospital, incluindo a administração de soro e remédios na veia, e o uso de oxigênio para evitar complicações graves.
4. Pneumonia
A pneumonia é uma infecção dos pulmões, que provoca inflamação dos bronquíolos, causando sintomas como febre alta, calafrios, tosse seca ou com catarro, falta de ar e dor no peito.
O que fazer: o médico pode indicar o uso de remédios antibióticos, como amoxicilina e penicilina, por 7 a 21 dias.
Além disso, sessões de fisioterapia respiratória, nebulização e, nos casos mais graves, a internação, também podem ser recomendados.
Leia também: Pneumonia: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento tuasaude.com/pneumonia5. Gripe
Febre alta, dor de garganta, dor no corpo, tosse seca, espirros e nariz escorrendo ou entupido, são alguns dos sintomas de gripe.
A gripe é uma doença respiratória que pode ser transmitida através das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada pelo vírus influenza, ao espirrar, tossir ou falar.
O que fazer: o uso de remédios, como paracetamol, ibuprofeno ou dipirona, prescritos pelo médico, é um dos tratamentos da gripe. Conheça os principais remédios indicados para gripe.
Além disso, alguns xaropes caseiros como xarope de gengibre ou de beterraba, também podem ajudar a aliviar os sintomas da gripe. Veja outros xaropes caseiros para gripe.
6. Amigdalite bacteriana
A amigdalite bacteriana é uma inflamação das amígdalas, causada por bactérias geralmente do gênero Streptococcus, podendo provocar sintomas como febre alta, dor de garganta, dor de cabeça e dificuldade para engolir.
O que fazer: o tratamento normalmente é feito com o uso de antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios, prescritos pelo médico, para ajudar a eliminar o excesso de bactérias e aliviar os sintomas.
Leia também: 14 sintomas de amigdalite (e o que fazer) tuasaude.com/amigdalite-sintomas7. Leptospirose
Febre alta repentina, dor de cabeça e dores no corpo, principalmente na panturrilha, costas e abdômen, são alguns dos sintomas de leptospirose. Conheça todos os sintomas de leptospirose.
A leptospirose é uma doença infecciosa causada pelo contato direto ou indireto com a urina de animais infectados pela bactéria Leptospira, como ratos, principalmente, cães e gatos.
O que fazer: o tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos, como doxiciclina, amoxicilina, azitromicina e paracetamol, que ajudam a combater a bactéria e aliviar os sintomas.
8. Meningite
A meningite é a inflamação grave das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por vírus, bactérias, parasitas ou fungos.
Os sintomas da meningite incluem febre alta repentina, rigidez no pescoço, ficando difícil fazer o movimento de tentar encostar o queixo no peito, náuseas e dor de cabeça intensa.
O que fazer: normalmente, o tratamento é iniciado no hospital incluindo a administração de antibióticos como penicilina, antivirais, antiparasitários e antifúngicos.
Além disso, o médico também pode indicar o uso de analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.
9. Pielonefrite
A pielonefrite é caracterizada por uma infecção bacteriana nos rins, causando sintomas como dor forte na região lombar, vontade constante de urinar, febre alta, mal-estar e dor na região pélvica.
O que fazer: o nefrologista ou clínico geral pode prescrever o uso de antibióticos, para combater a bactéria que está causando a infecção, além de analgésicos para aliviar as dores.
Em casos de obstrução, pielonefrite crônica ou lesões graves no rim, o médico também poderá recomendar a realização de uma cirurgia ou a diálise.
Leia também: Pielonefrite: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/pielonefrite10. Sepse
A sepse é uma reação exagerada do corpo a uma infecção, causando sintomas como pressão baixa, febre alta, aumento da frequência cardíaca, falta de ar e confusão mental.
O que fazer: o uso de antibióticos, a administração de soro na veia e a diálise são alguns dos tratamentos indicados pleo médico para a sepse.
Febre alta em criança
A febre alta em criança e bebê pode ser causada por situações, como:
- Gripe e resfriado;
- Gastroenterite;
- Otite;
- Pneumonia;
- Infecção urinária.
Em casos mais raros, a febre alta em criança também pode estar relacionada com a meningite ou a sepse.
Assim como nos adultos, a febre alta em crianças e bebês é considerada quando a temperatura, medida na axila, está acima de 39ºC.
Como baixar febre alta infantil
Dar um banho morno na criança e no bebê, manter o ambiente fresco, oferecer líquidos e vesti-los com roupas leves, são medidas que ajudam a baixar a febre alta infantil.
Se após as medidas anteriores, a febre alta não desaparecer entre 30 a 60 minutos e/ou na presença de outros sintomas, como choro intenso, irritação e redução do apetite, deve-se consultar o pediatra, que poderá indicar o uso de medicamentos antitérmicos, como paracetamol e dipirona.
Leia também: Como baixar a febre do bebê (e quando se preocupar) tuasaude.com/o-que-fazer-para-baixar-a-febre-do-bebeFebre alta em adulto
A febre alta em adulto pode ser provocada por condições, como gripe, Covid-19, pneumonia, traqueobronquite, catapora e infecção urinária.
O que a febre alta pode causar
A febre alta, não tratada, pode causar convulsão febril, que é a convulsão causada por febre acima de 38ºC, resultando em sintomas como rigidez muscular, tremores ou movimentos involuntários dos braços ou pernas e perda da consciência.
A convulsão febril é mais comum em crianças entre 6 meses e 5 anos com histórico familiar de convulsão febril, sendo causada por infecções virais ou bacterianas, que não afetam o sistema nervoso central.
Leia também: Convulsão febril: o que é, sintomas, causas, tratamento (e o que fazer) tuasaude.com/convulsao-febril