Fenofibrato é um remédio indicado para baixar o colesterol e os triglicerídeos no sangue quando, após dieta e exercícios físicos, os valores permanecem altos e há fatores de risco de doença cardiovascular como pressão alta, por exemplo.
Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na foma de comprimidos ou cápsulas, como genérico ou com os nomes comerciais Lipidil, Fenobraty ou Lipanon.
O fenofibrato deve ser usado com indicação do cardiologista pelo tempo de tratamento recomendado pelo médico e com a realização de exames regulares que avaliam os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. Veja os principais exames para colesterol.
Para que serve
O fenofibrato é indicado para:
- Reduzir os triglicerídeos;
- Baixar o colesterol ruim LDL;
- Aumentar o colesterol bom HDL;
- Reduzir o colesterol total alto;
- Hiperlipidemias primárias, tipo IIa, IIb, III, IV e V.
O uso do fenofibrato é indicado quando somente a dieta e a prática de atividades físicas não foram suficientes para baixar o colesterol e os triglicerídeos.
Leia também: Dieta para colesterol alto: alimentos permitidos e a evitar tuasaude.com/dieta-para-baixar-colesterolComo tomar
O fenofibrato deve ser tomado por via oral, com um copo de água, nos horários orientados pelo cardiologista.
1. Fenofibrato 250 mg
A dose recomendada do fenofibrato 250 mg cápsula de liberação retardada para adultos é de 1 cápsula por dia, junto com uma refeição principal.
A dose máxima diária é de 1 cápsula de 250 mg por dia.
2. Fenofibrato 200 mg
O cápsula dura de fenofibrato 200 mg deve ser tomada durante o almoço ou o jantar.
A dose recomendada para adultos é de 1 cápsula de 200 mg de fenofibrato, 1 vez por dia.
3. Fenofibrato 160 mg
A dose recomendada do comprimido revestido de fenofibrato 160 mg, para adultos, é de 1 comprimido por dia, junto com uma refeição.
Qual o melhor horário para se tomar o fenofibrato?
O fenofibrato pode ser tomado durante o almoço ou o jantar, sendo importante estabelecer o horário correto para tomar sempre no mesmo horário todos os dias.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do fenofibrato são náuseas, vômitos, diarreia, prisão de ventre, excesso de gases, dor abdominal, tontura, insônia, dor de cabeça, queda de cabelo, dor muscular ou cansaço.
Além disso, também podem ocorrer reações na pele, como coceira, urticária, eczema ou rash cutâneo. Saiba identificar os sintomas de rash cutâneo.
O fenofibrato também pode causar disfunção erétil, dor nas articulações, pancreatite ou rabdomiólise, por exemplo.
Quem não deve usar
O fenofibrato não deve ser usado por crianças e adolescentes menores de 18 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham insuficiência renal grave ou insuficiência hepática severa.
Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas com problemas na vesícula biliar, pancreatite aguda ou crônica.
O fenofibrato também não deve ser usado por pessoas que já tiveram reação ao sol ou à luz artificial durante o tratamento com fibratos ou cetoprofeno.
Esse remédio está contraindicado para pessoas que têm alergia ao fenofibrato ou qualquer outro componente dos comprimidos ou cápsulas.
O fenofibrato não deve ser usado junto com outros remédios da mesma classe de fibratos, como ciprofibrato, bezafibrato, clofibrato ou genfibrozila, por exemplo.