Fístula broncopleural é a comunicação anormal entre os brônquios e a pleura, que é uma membrana dupla que reveste os pulmões, resultando em sintomas como tosse com sangue ou pus, falta de ar ou dor no peito.
A fístula broncopleural é mais frequente após cirurgia nos pulmões, mas também pode surgir devido a tuberculose pulmonar, câncer de pulmão ou radioterapia no tórax, por exemplo.
Leia também: Fistula: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/fistulaO tratamento da fistula broncopleural é feito pelo pneumologista ou clínico geral e normalmente envolve o uso de antibióticos, drenagem de pus e ar dos pulmões ou cirurgia.
Sintomas de fistula broncopleural
Os principais sintomas de fistula broncopleural são:
- Falta de ar de início súbito;
- Dor no peito;
- Tosse com pus ou sangue;
- Dificuldade para respirar;
- Febre e mal estar geral.
Na presença de sintomas de fistula broncopleural, deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro, pois é uma condição grave que necessita de tratamento médico imediato.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da fístula broncopleural é feito pelo clínico geral ou pneumologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e de cirurgias pulmonares recentes, além de exames físico e de imagem.
Marque uma consulta com o pneumologista na região mais próxima de você:
Assim, o médico deve solicitar um raio X de tórax ou tomografia computadorizada, em que pode ser observada a presença de ar no espaço pleural, pneumotórax ou empiema, que é o acúmulo de pus na pleura. Entenda melhor o que é empiema.
Além disso, pode ser feita uma broncoscopia para identificar com precisão a localização da fístula e o seu tamanho, excluir doenças infecciosas e permitir introduzir substâncias para selar a fístula.
Leia também: Broncoscopia: o que é, para que serve, como é feita, preparo e riscos tuasaude.com/broncoscopia-pulmonarPossíveis causas
As principais causas de fistula broncopleural são:
- Cirurgia para retirar o pulmão direito ou lobo médio ou inferior direito;
- Tuberculose pulmonar;
- Câncer de pulmão;
- Necrose pulmonar complicada devido a infecções;
- Pneumotórax espontâneo;
- Quimioterapia ou radioterapia no tórax.
Além disso, a fístula broncopleural também pode ser causada por traumas pulmonares, complicação da ventilação mecânica ou DPOC, por exemplo.
Leia também: Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC): o que é, sintomas e tratamento tuasaude.com/doenca-pulmonar-obstrutiva-cronica-dpocNo caso de cirurgias pulmonares, a fístula broncopleural pode surgir nas primeiras duas semanas após a cirurgia.
Como é feito o tratamento
O tratamento para a fístula broncopleural deve ser feita com orientação do pneumologista ou clínico geral e varia de acordo com a causa, estado geral de saúde e sintomas apresentados.
Os principais tratamentos para fistula broncopleural são:
1. Dreno torácico
A colocação do dreno torácico normalmente é o tratamento inicial para a fistula broncopleural.
Esse tipo de tratamento é feito utilizando uma agulha e uma seringa para atravessar a parede torácica e chegar até ao espaço pleural, removendo o excesso de ar e pus no local.
Além disso, o dreno torácico pode ser usado para fazer uma lavagem pleural e/ou aplicar substâncias esclerosantes, como a bleomicina, para fechar o espaço pleural, chamada pleurodese.
2. Uso de antibióticos
O uso de antibióticos na veia é indicado pelo médico para evitar ou tratar infecções na fístula broncopleural.
Normalmente, o tipo de antibiótico é indicado após a análise microbiológica do líquido retirado através do dreno torácico, de acordo com a bactéria identificada.
3. Suporte ventilatório
O suporte ventilatório é feito através da ventilação mecânica, com traqueostomia ou intubação orotraqueal, para ajudar na respiração e manter a função pulmonar.
Leia também: Ventilação mecânica: o que é, para que serve, tipos e riscos tuasaude.com/ventilacao-mecanicaEm alguns casos, também pode ser indicada a ventilação extracorpórea, conhecida como ECMO. Entenda o que é e como é feito o ECMO.
4. Cirurgia
A cirurgia para fistula broncopleural para reparar e fechar a fístula, sendo normalmente indicada para fistulas grandes e que não melhoram com os outros tratamentos.
O tipo de cirurgia varia com o estado de saúde da pessoa, podendo ser feita por broncoscopia ou toracotomia, que é a abertura da cavidade torácica. Entenda como é feita a toracotomia.