Fumarato de vonoprazana: para que serve e como tomar

Fumarato de vonoprazana é um remédio indicado para o tratamento de úlceras gástricas ou no intestino, ou esofagite erosiva causada pelo refluxo gastroesofágico, pois inibe a produção de ácido no estômago, ajudando a aliviar a azia e queimação.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de comprimidos contendo 10 mg ou 20 mg de fumarato de vonoprazana, com o nome comercial Inzelm.

Leia também: 7 remédios para refluxo gastroesofágico (e como usar) tuasaude.com/remedios-para-refluxo

O fumarato de vonoprazana deve ser usado com indicação do gastroenterologista, pelo tempo de tratamento recomendado pelo médico de acordo com a condição a ser tratada.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O fumarato de vonoprazana é indicado para o tratamento de:

  • Úlcera gástrica;
  • Úlcera duodenal;
  • Esofagite de refluxo erosiva causada pelo refluxo gastroesofágico.

Além disso, esse remédio também pode ser indicado para evitar que a úlcera gástrica ou úlcera duodenal voltem a aparecer, nos casos de tratamento com ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios não esteroides.

Leia também: Anti-inflamatórios: o que são, principais tipos e como usar tuasaude.com/anti-inflamatorios

Como tomar

O fumarato de vonoprazana deve ser tomado por via oral, com um copo de água, antes ou após uma refeição.

As doses do fumarato de vonoprazana para adultos maiores de 18 anos, assim como o tempo de tratamento, variam de acordo com a condição a ser tratada, que inclui: 

Indicação Posologia Tempo de tratamento
Tratamento da úlcera gástrica 20 mg de fumarato de vonoprazana, 1 vez por dia 8 semanas
Tratamento da úlcera duodenal 20 mg de fumarato de vonoprazana, 1 vez por dia 6 semanas
Tratamento da esofagite erosiva de refluxo 20 mg de fumarato de vonoprazana, 1 vez por dia de 4 a 8 semanas
Evitar que a úlcera gástrica ou úlcera duodenal voltem 10 mg de fumarato de vonoprazana, 1 vez por dia até 80 semanas

O tratamento com fumarato de vonoprazana deve sempre ser feito com orientação do gastroenterologista, com realização de consultas e exames médicos regulares, como a endoscopia digestiva, para avaliar a eficácia do tratamento. Saiba como é feita a endoscopia digestiva.

A dose máxima diária de fumarato de vonoprazana é de 20 mg por dia.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do fumarato de vonoprazana são diarreia, prisão de ventre, náuseas ou barriga inchada.

Além disso, também podem surgir reações alérgicas graves, choque anafilático, urticária, rash cutâneo, intoxicação no fígado ou icterícia. Saiba identificar os sintomas de icterícia.

Leia também: Choque anafilático: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/choque-anafilatico

Embora seja raro, o fumarato de vonoprazana também pode causar eritema multiforme, síndrome de Stevens-Johnson ou necrólise epidérmica tóxica.

Quem não deve usar

O fumarato de vonoprazana não deve ser usado por menores de 18 anos ou por pessoas que tenham alergia a esse remédio ou qualquer outro componente dos comprimidos.

Durante a gravidez ou amamentação, o uso do fumarato de vonoprazana só deve ser feito se indicado pelo médico, pois ainda não existem estudos suficientes se pode causar danos ao bebê ou se passa para o bebê pelo leite materno.