Os abdominais hipopressivos são um tipo de exercício que ajuda a tonificar os músculos abdominais através da diminuição da pressão dentro do abdômen, que pode ser conseguida por uma técnica de respiração específica.
Além de fortalecer o abdômen, a ginástica hipopressiva também combate a incontinência urinária e fecal, melhora postura corporal e estimula o funcionamento intestinal. Como estes exercícios não provocam pressão sobre a coluna, podem ser realizados até mesmo em caso de hérnia de disco.
Entenda melhor o que é a ginástica hipopressiva e como fazer os abdominais hipopressivos, neste vídeo:
Hipopressiva para Perder Barriga | Como fazer
02:38 | 2.469.901 visualizaçõesComo fazer abdominais hipopressivos
Para fazer os abdominais hipopressivos deve-se seguir estes passos:
- Inspirar normalmente e depois soltar o ar completamente;
- Contrair o abdômen, sugando os músculos abdominais para "dentro", ao mesmo tempo que se solta o ar;
- Manter a contração do abdominal durante 10 a 20 segundos sem respirar. O tempo de contração pode ser aumentado gradualmente;
- Encher os pulmões de ar e relaxar o abdômen completamente, voltando à respiração normal;
- Repetir todos os passos por 5 a 10 minutos.
Este tipo de exercício deve ser iniciado lentamente. O ideal é começar por fazer os exercícios deitado, depois progredir para a posição de sentado e, por fim, pode-se fazer a ginástica hipopressiva na posição de 4 apoios.
Variações do abdominal hipopressivo
Os abdominais hipopressivos podem ser realizados em diferentes posições:
Exercício 1: deitado
Deitada de barriga para cima, com as pernas dobradas e os braços ao longo do corpo, siga as instruções acima. Para começar faça 3 repetições deste exercício.
Exercício 2: deitado com as pernas esticadas
Deitar de costas com as pernas esticadas e as mãos esticadas para trás, uma em cima da outra como na foto. Inspirar profundamente e ao soltar o ar, “puxe” o abdômen para dentro, incluindo os músculos pélvicos, prendendo a respiração o maior tempo possível.
Exercício 3: sentado
Neste exercício, a pessoa deve permanecer sentada numa cadeira com os pés apoiados no chão ou pode-se ficar sentada no chão com as pernas dobradas, no caso de iniciantes, e com as pernas esticadas para os mais experientes. Solte completamente o ar e depois 'sugue' a barriga para dentro completamente, ficando sem respirar pelo tempo máximo que conseguir.
Exercício 4: inclinado para frente
Na posição de pé, incline o corpo para frente, dobrando um pouco os joelhos. Inspire profundamente e quando soltar o ar, 'puxe' o abdômen para dentro, assim como os músculos pélvicos, prendendo a respiração pelo máximo de tempo que conseguir.
Exercício 5: posição de 4 apoios
Na posição de 4 apoios, soltar todo o ar dos pulmões e sugar a barriga para dentro o máximo que conseguir e prender a respiração durante o tempo máximo que conseguir.
Ainda existem outras posturas que podem ser adotadas para fazer este exercício como por exemplo na posição de pé e de 4 apoios. Sempre que for fazer uma série de hipopressivos deve-se variar as posições pois é normal que a pessoa tenha mais facilidade de manter a contração por mais tempo em uma posição do que em outra. E a melhor forma de saber quais são as posições onde você mantém a contração de forma mais eficaz é testando cada uma delas.
Exercício 6: posição em pé
Em pé, deve-se tentar manter a coluna o mais esticada possível e as palmas das mãos voltadas para frente, para depois soltar completamente o ar e depois “puxar a barriga” por completo, permanecendo sem respirar o máximo de tempo possível.
Benefícios dos abdominais hipopressivos
Os principais benefícios dos abdominais hipopressivos para a saúde são:
- Afina a cintura devido às contrações isométricas que são realizadas durante o exercício, isso porque ao "sugar" a barriga há uma mudança na pressão interna abdominal, ajudando a diminuir a circunferência abdominal;
- Fortalece os músculos das costas por causa da diminuição da pressão abdominal e da descompressão das vértebras, aliviando as dores nas costas e prevenindo a formação de hérnias;
- Previne a perda de urina e fezes, pois durante a realização do passo-a-passo dos abdominais pode haver o reposicionamento da bexiga e fortalecimento dos ligamentos, combatendo a incontinência fecal, urinária e o prolapso uterino;
- Previne a formação de hérnias, já que promove a descompressão das vértebras;
- Melhora o desempenho sexual, isso porque durante a realização do exercício há aumento do fluxo sanguíneo na região íntima, aumentando a sensibilidade e o prazer.
Além disso, a realização dos abdominal hipopressivos também ajuda a melhora a postura e o equilíbrio, já que promove o fortalecimento dos músculos abdominais, e combate desvios da coluna, já que também ajuda a promover o alinhamento da coluna. Conheça outros benefícios da ginástica hipopressiva.
Abdominal hipopressivo emagrece?
Para emagrecer com este exercício é preciso adequar a alimentação, reduzindo o consumo de alimentos ricos em gordura, açúcar e calorias e também gastar mais energia realizando também outros exercícios que queimam gordura como caminhada, corrida, bicicleta ou andar de patins, por exemplo.
Isso porque a ginástica hipopressiva não tem um alto gasto calórico e por isso não é eficaz na queima de gordura e por isso só emagrece quando estas outras estratégias são adotadas. No entanto, estes abdominais são excelentes para definir e tonificar o abdômen, deixando a barriga durinha. Veja mais sobre como fortalecer o abdômen e definir a barriga.
Confira outras opções de exercício para fortalecer o abdômen: