O que é:
A granulomatose de Wegener é uma doença autoimune rara que causa poliangeíte, ou seja, a inflamação dos vasos sanguíneos em diversos locais do corpo. Dependendo do grau de inflamação e do local afetado, pode ainda acontecer necrose, que é a morte dos tecidos.
Os sintomas da granulomatose de Wegener dependem do local afetado mas geralmente incluem falta de ar, lesões na pele, sangramento nasal, inflamações dos ouvidos e olhos, febre e mal-estar geral, por exemplo.
Como é uma doença de origem autoimune, seu tratamento é feito, principalmente, com medicamentos para regularizar a resposta do sistema inume, como corticóides e/ou imunossupressores, que conseguem controlar os sintomas, permitindo ter uma vida normal.
Principais sintomas
Os principais sintomas da granulomatose de Wegener são:
- Sangramento nasal, dor no nariz e sinusite;
- Tosse, dor no peito e/ou falta de ar;
- Úlceras na mucosa do nariz;
- Inflamação dos ouvidos;
- Conjuntivite e outras inflamações nos olhos;
- Febre e suores noturnos;
- Cansaço e fadiga;
- Perda de apetite e perda de peso;
- Dor nas juntas e inchaço nas articulações;
- Presença de sangue na urina.
Em raros casos, pode haver também comprometimento do coração, levando a uma pericardite ou lesões nas coronárias, ou também do sistema nervoso, levando a sintomas neurológicos.
Além disso, os pacientes com esta doença têm uma tendência aumentada a desenvolver trombose, devendo-se ter atenção para sintomas que indiquem esta complicação, como inchaço e vermelhidão nos membros.
O que causa a granulomatose de Wegener
As causas exatas que levam ao surgimento desta doença não são conhecidas, entretanto, sabe-se que está relacionada a alterações na resposta imune, que pode ser a componentes do próprio corpo ou externos que penetram no corpo.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da granulomatose de Wegener normalmente é feito por um imunologista, que avalia os sintomas e realiza um exame físico.
Em seguida, para confirmar o diagnóstico, o principal exame é a realização de uma biópsia dos tecidos afetados, que demonstra alterações compatíveis com uma vasculite ou inflamação granulomatosa necrosante. Também podem ser solicitados exames, como a dosagem do anticorpo ANCA.
Além disso, é importante que o médico diferencie esta doença de outras que podem apresentar manifestações semelhantes, como câncer de pulmão, linfoma, consumo de cocaína ou granulomatose linfomatoide, por exemplo.
Como é feito o tratamento
O tratamento da granulomatose de Wegener inclui a utilização de remédios que ajudam a controlar o sistema imune, como Metilprednisolona, Prednisolona, Ciclofosfamida, Metotrexato ou Rituximabe, além de algumas terapias biológicas.
O antibiótico sulfametoxazol + trimetoprima pode também ser indicado em alguns casos, pois ajuda a evitar infecções secundárias e a controlar os sintomas, embora ainda não se conheça o motivo pelo qual isso acontece.