Gripe alérgica: o que é, sintomas, causas e tratamento

O que é:

A "gripe alérgica" é um termo popular utilizado para descrever os sintomas da rinite alérgica, como sensação de nariz escorrendo ou entupido, espirros constantes ou coceira no nariz e nos olhos.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Otorrinolaringologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Diferente da gripe, que é causada por vírus, a “gripe alérgica" é causada por alergias a substâncias, como poeira, pelo de animais ou pólen, por exemplo, sendo mais frequentes durante a primavera ou no outono.

O tratamento da “gripe alérgica” é feito pelo otorrinolaringologista ou alergologista, que podem indicar o uso de remédios para aliviar os sintomas, além de ser importante evitar o contato com substâncias alergênicas.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de gripe alérgica

Os principais sintomas da "gripe alérgica" ou rinite alérgica são:

  • Coceira nos olhos e nariz;
  • Irritação na garganta;
  • Olhos lacrimejantes;
  • Nariz escorrendo ou entupido;
  • Espirros constantes;
  • Tosse seca e persistente.

Geralmente, esses sintomas surgem de forma imediata, logo após o contato com uma planta ou inalação de poeira, por exemplo. Conheça outros sintomas de rinite alérgica e como confirmar.

É importante consultar o otorrinolaringologista ou alergologista sempre que surgir "gripe alérgica", para que seja avaliada e, assim, ser indicado o tratamento mais adequado.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da “gripe alérgica” é feito pelo otorrinolaringologista ou alergologista, através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e de alergias, além do exame físico.

Além disso, pode ser indicado pelo médico realizar um teste de alergia para identificar o a substância a qual se tem alergia, assim, ser possível indicar o tratamento mais adequado. Veja como é feito o teste de alergia.  

Se deseja uma avaliação com um otorrinolaringologista, agende uma consulta próximo à sua região:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como diferenciar gripe de rinite alérgica

Ao contrário da rinite alérgica, que é caracterizada por sintomas mais localizados na região do rosto, a gripe pode provocar sintomas mais generalizados como febre, mal estar geral e dores no corpo. Saiba identificar os sintomas da gripe.  

Além disso, os sintomas da gripe tendem a ter duração de 7 a 10 dias, enquanto os da rinite podem se manter enquanto houver exposição a determinado alérgeno no ar.

Como os sintomas da gripe e da rinite são muito parecidos, é comum que sejam confundidas, no entanto, a gripe é provocada por vírus, já a rinite tem causa alérgica, necessitando de tratamento diferentes.

Possíveis causas 

A "gripe alérgica" é causada por uma reação exagerada do sistema imunológico a substâncias alérgenas, liberando histamina no corpo, resultando nos sintomas.

As principais substâncias alérgenas que podem causar a “gripe alérgica” são:

  • Ácaro, poeira ou mofo;
  • Pólen;
  • Pelo, saliva ou urina de animais;
  • Mudanças climáticas;
  • Odores fortes, como perfumes ou produtos de limpeza;
  • Fumaça de cigarro.

A “gripe alérgica” não é contagiosa, ou seja, não é transmitida de pessoa para pessoa, podendo ocorrer com mais frequência em filhos de pais alérgicos.

Como é feito o tratamento

O tratamento da “gripe alérgica” ou rinite alérgica deve ser feito com orientação do otorrinolaringologista ou alergologista, que podem indicar remédios antialérgicos como desloratadina ou cetirizina, para ajudar a aliviar os sintomas.

Além disso, também pode ser indicado pelo médico o uso de corticoides nasais, pois aliviam rapidamente os sintomas da “gripe alérgica”. Confira outros remédios para rinite alérgica.

Nos casos em que não houve melhora com as medicações e para quem não pode evitar o contato com o alérgeno, a vacina é uma opção, podendo ser indicada pelo médico após a realização do teste de alergia. Saiba mais sobre a vacina para alergia.  

Tratamento caseiro para gripe alérgica

Alguns chás, como o chá de eucalipto, são boas alternativas para tratar a "gripe alérgica", pois facilitam a saída das secreções nasais, aliviando os sintomas, podendo ser usado para complementar o tratamento indicado pelo médico. 

Confira outros remédios caseiros para aliviar os sintomas da "gripe alérgica". 

Como prevenir crises de "gripe alérgica"

As crises de "gripe alérgica" podem ser atenuadas com algumas medidas no ambiente em que se vive, como:

  • Evitar carpetes, tapetes, bichos de pelúcia e roupas com pouco uso, para evitar o acúmulo de poeira; 
  • Trocar a roupa de cama semanalmente e colocar o colchão para arejar no sol;
  • Manter sempre que possível o ambiente arejado e ventilado com janelas abertas;
  • Fazer a limpeza da casa e dos móveis preferencialmente com pano úmido;
  • Evitar contato com bichos de estimação caso se observe que eles sejam os causadores dos sintomas;
  • Evitar produtos com cheiro forte, como os de limpeza, tintas, perfumes e inseticidas;
  • Evitar o contato com fumaça de cigarro.

Além disso, é importante evitar estar ao ar livre em dias com muito vento, principalmente na primavera e outono.