Guaraná: para que serve e como usar

Atualizado em setembro 2023
Evidência científica

Guaraná é uma planta medicinal da espécie Paullinia cupana, muito utilizada para fabricação de refrigerantes, sucos e energéticos, porém também é bastante usada como remédio caseiro para falta de energia, cansaço excessivo e perda de peso.

As partes utilizadas dessa planta, também conhecida como guaraná da amazônia, uaraná, guanazeiro, guaranauva ou guaranaína, são as sementes que são escuras e possuem uma casca vermelha, tendo um aspecto bastante característico que é comparado ao olho humano.

Para uso medicinal, geralmente as sementes de guaraná são torradas e secas, podendo ser compradas na sua forma natural ou em pó em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, feiras livres e alguns mercados, e deve ser usado com orientação médica ou do fitoterapeuta. Saiba melhor quais são os benefícios do guaraná em pó.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve 

Os principais benefícios do guaraná da amazônia são:

1. Combater o cansaço físico e mental

O guaraná é rico em cafeína que tem ação direta no cérebro, bloqueando os efeitos da adenosina, que é uma substância que provoca sono.

Além disso, a cafeína no guaraná tem efeito estimulante, aumentando a liberação de neurotransmissores, como adrenalina, noradrenalina, dopamina, glutamato e serotonina, o que ajuda a combater o cansaço físico e mental.

2. Aumentar o estado de alerta e a concentração

Devido a cafeína presente na sua composição, além de teobromina e teofilina, o guaraná também pode aumentar o estado de alerta e a concentração, o que pode ser útil para melhorar o raciocínio, o foco, a velocidade processamento da informação e a disposição para os estudos ou trabalho, por exemplo.

3. Ajudar a emagrecer

A cafeína do guaraná pode aumentar o metabolismo e a queima de gorduras, fazendo com que o organismo gaste mais energia.

Desta forma, o guaraná quando usado como suplemento e aliado a uma dieta balanceada e prática de atividades físicas, pode ajudar no emagrecimento. Veja como fazer uma dieta balanceada

Além disso, como o guaraná reduz o cansaço físico, a pessoa pode ter mais disposição para a prática de atividades físicas, o que também contribui para seu efeito na perda de peso.

4. Melhorar o humor

O guaraná também pode ajudar a melhorar o humor por estimular a produção de neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina, que são responsáveis por regular o humor e a sensação de bem estar, podendo ser útil para ajudar a combater a depressão e ansiedade, por exemplo.

5. Melhorar a aparência da pele

O guaraná possui grande quantidade de antioxidantes que combatem os radicais livres, prevenindo, assim, o surgimento de rugas, a flacidez e o envelhecimento precoce, e melhorando a aparência da pele.

6. Prevenir doenças cardiovasculares

O guaraná é rico em substâncias antioxidantes, como a cafeína e as catequinas, que ajudam a inibir a formação de coágulos sanguíneos e a melhorar o fluxo de sangue, o que pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, como infarto, trombose ou AVC.

Além disso, os antioxidantes presentes no guaraná ajudam a regular os níveis de colesterol, principalmente o colesterol “ruim” (LDL), o que também contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares.

O guaraná tem algumas propriedades semelhantes ao chá verde, principalmente por ser rico em catequinas, que são substâncias antioxidantes. Veja mais sobre os benefícios do chá verde e como usar.

7. Aliviar problemas gastrointestinais

O guaraná possui propriedades antidiarreicas e laxativas o que pode ajudar a aliviar problemas gastrointestinais, como diarreia crônica ou prisão de ventre.

Isto porque o guaraná possui taninos que são adstringentes e capazes de absorver água dos intestinos, e quando ingerido em pequenas quantidades é capaz de combater a diarreia.

Já quando usado em grandes quantidades, a cafeína presente no guaraná pode estimular os movimentos intestinais, tendo um efeito laxante e assim ajuda a aliviar a prisão de ventre.

8. Combater a dor de cabeça

O guaraná pode ajudar a aliviar a dor de cabeça tensional, pois a cafeína ajuda a relaxar os músculos e melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro.

Por isso, muitos remédios para dor de cabeça possuem cafeína na sua composição. Veja os principais remédios para dor de cabeça.

9. Reduzir a percepção de dor

O guaraná tem propriedades analgésicas devido a cafeína presente na sua composição, que bloqueia a ação da adenosina, uma substância que também está envolvida na dor.

Desta forma, o guaraná pode ajuda a reduzir a percepção de dor.

10. Auxiliar no combate ao câncer

Alguns estudos [1,2] feitos em laboratório com ratos e células de câncer de fígado, colorretal e melanoma mostraram que as substâncias antioxidantes do guaraná podem ajudar a diminuir a proliferação ou aumentar a morte de células desses tipos de câncer.

No entanto, ainda são necessários estudos em humanos que comprovem esse benefício. Confira a lista completa de alimentos que ajudam a prevenir o câncer.

Como usar

As partes usadas do guaraná são suas sementes ou frutos em forma de pó para fazer chás ou sucos, por exemplo, ou para o preparo de cápsulas de guaraná.

1. Chá de guaraná

O chá de guaraná pode ser usado para combater o cansaço físico e mental e a melhorar a disposição.

Ingredientes

  • 4 colheres (de chá) de guaraná em pó;
  • 500 mL de água fervente.

Modo de preparo

Diluir o guaraná em pó na água ferente e deixar repousar por 15 minutos. Beber 2 a 3 xícaras por dia.

2. Suco de guaraná

O guaraná em pó pode ser misturado em com sucos e água e a quantidade recomendada para pessoas adultas é de 0,5 g a 5 g por dia, dependendo da indicação de um fitoterapeuta. 

3. Cápsulas de guaraná

O guaraná também pode ser encontrado na forma de cápsulas, que devem ser ingeridas de acordo com a orientação do médico, uma vez que podem ser encontradas em diferentes dosagens.

Possíveis efeitos colaterais

O guaraná é um planta medicinal que normalmente não causa efeitos colaterais, no entanto, se consumido em excesso pode causar o aumento dos batimentos cardíacos, levando à sensação de palpitação, agitação e tremores.

Algumas substâncias presentes no guaraná, chamadas de metilxantinas, podem ainda causar irritação no estômago e aumentar o volume da urina.

A cafeína que contém no guaraná, pode piorar os sintomas de ansiedade e pode gerar insônia, por isso é desaconselhado o uso no período noturno.

Quem não deve usar

O uso de guaraná é contraindicado para grávidas, mulheres que estão amamentando, crianças e pessoas com pressão alta, doenças renais, hiperfunção da hipófise, gastrite, distúrbios de coagulação, hipertireoidismo ou com transtornos psicológicos, como ansiedade ou pânico. 

Também não deve ser usado por pessoas com epilepsia ou disritmia cerebral, pois o guaraná aumenta a atividade cerebral, e em pessoas com história de alergia ao guaraná, pois seu uso pode provocar falta de ar e aparecimento de lesões na pele.

Além disso, o uso do guaraná deve ser evitado por pessoas que sofrem de insônia, ansiedade, enxaqueca, zumbido e labirintite, pois pode piorar os sintomas.

Também recomenda-se não misturar o guaraná em bebidas que sejam estimulantes, como café, achocolatados e refrigerantes a base de extrato de cola, pois pode essas bebidas aumentam muito o efeito do guaraná.

Vídeos relacionados