O HBsAg é o exame realizado para diagnosticar a hepatite B e é feito a partir da coleta de uma pequena amostra de sangue em que é verificada na corrente sanguínea a presença ou ausência de uma proteína presente na superfície do vírus da hepatite B.
O exame HBsAg é normalmente solicitado juntamente com o exame anti-HBs, que é o exame em que é verificado se a pessoa possui imunidade contra o vírus através da vacinação ou cura da doença.
O exame é normalmente indicado no pré-natal, já que há risco de transmissão do vírus da hepatite B para o bebê caso a gestante não seja tratada e tenha uma infecção ativa, mas também pode ser indicado quando são identificados comportamentos de risco para a infecção, como relação sexual desprotegida, compartilhamento de seringas e contato com sangue e secreção de pessoas contaminadas. Conheça mais sobre a hepatite B.
Para que serve
O exame HBsAg serve para confirmar ou descartar a infecção pelo vírus da hepatite B, mesmo quando não existem sinais ou sintomas indicativos da doença. Assim, o exame é indicado em situações que aumentam o risco de infecção pelo vírus, como:
- Contato direto com sangue e secreções de uma pessoa contaminada pelo vírus;
- Relação sexual desprotegida;
- Compartilhamento de objetos de higiene pessoa, como lâminas de barbear e/ ou de depilação;
- Uso de dispositivos de manicure ou pedicure que não foram devidamente esterilizados;
- Compartilhamento de seringas para aplicação de drogas diretamente na veia;
- Uso compartilhado de agulhas para acupuntura;
- Uso de material não esterilizado para fazer tatuagens e piercings.
Além disso, o exame para a hepatite B faz parte dos exames do pré-natal, uma vez que o vírus da hepatite B pode ser transmitido para o bebê durante a gestação, no parto ou através do leite materno. Veja quais são os exames que fazem parte do pré-natal.
Como é feito
Não é necessário realizar qualquer preparo para o exame de HBsAg, sendo apenas indicado que a pessoa vá ao laboratório para que seja feita a coleta de uma pequena amostra de sangue, que é enviada para análise.
O que significa o resultado
O resultado do exame varia de acordo com a presença ou ausência de antígenos indicativos da presença do vírus:
- Reagente, quando é verificada a presença do antígeno do vírus da hepatite B, o que é sugestivo de infecção recente ou crônica;
- Não-reagente, quando não é verificada a presença de antígenos.
É importante que o resultado do exame HBsAg seja interpretado juntamente com o resultado do exame anti-HBs, pois assim é possível verificar se a infecção está ativa, ou seja, se o vírus está circulando no sangue e, assim, iniciar o tratamento mais adequado. Veja como entender o resultado do exame anti-HBs.