Hematoma subdural: o que é, sintomas causas e tratamento

Atualizado em dezembro 2023

O hematoma subdural é uma condição caracterizada pelo acúmulo de sangue entre o crânio e a dura-máter, uma membrana que cobre o cérebro, podendo causar sintomas como dor de cabeça persistente, confusão mental, sonolência, fala arrastada e tonturas.

O hematoma subdural pode ser causado principalmente por traumatismo craniano, que pode acontecer durante quedas, acidentes de carro, moto ou bicicleta, ou ainda durante atividades esportivas, por exemplo. Conheça mais sobre as causas do traumatismo craniano.

Assim, na presença de sintomas indicativos de hematoma subdural, é recomendado consultar o clínico geral para que seja feita uma avaliação completa e indicado o tratamento mais adequado, incluindo o uso de medicamentos diuréticos, corticoides e anticonvulsivantes ou a cirurgia de descompressão.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas do hematoma subdural são:

  • Dor de cabeça intensa e persistente;
  • Confusão mental;
  • Sonolência;
  • Fala arrastada;
  • Alterações na visão;
  • Paralisia em um lado do corpo;
  • Tonturas;
  • Convulsões.

Os sintomas do hematoma subdural variam conforme o tamanho do hematoma e podem surgir logo após uma lesão na cabeça, mas também podem se desenvolver depois de dias ou semanas.

Sintomas de hematoma subdural em bebês

Os bebês com hematoma subdural podem apresentar sintomas como aumento do volume das fontanelas, conhecidas popularmente como moleira, convulsões, choro intenso, irritabilidade, vômito persistente, aumento do tamanho da cabeça e aumento do sono ou moleza.

Principais tipos

Os tipos de hematoma subdural variam conforme o tempo de surgimento dos sintomas e incluem:

1. Hematoma subdural crônico

O hematoma subdural crônico é mais comum em pessoas idosas, onde o sangramento acontece lentamente e os sintomas podem levar semanas ou meses para surgir.

Por isso, nesse tipo de hematoma subdural, a pessoa pode não se lembrar de como aconteceu a lesão na cabeça e não perceber os sintomas.

2. Hematoma subdural agudo

O hematoma subdural agudo é o tipo mais grave dessa condição, onde os sintomas surgem dentro de alguns minutos ou horas após um trauma na cabeça.

Nesse tipo de hematoma subdural, a pressão no cérebro aumenta rapidamente e, se não for tratado rapidamente, pode causar a perda de consciência, paralisia e até a morte.

Hematoma subdural extenso

O hematoma subdural extenso é caracterizado por uma quantidade elevada de sangue acumulado entre o cérebro e o crânio, podendo causar sintomas graves, como dores de cabeça intensas, confusão e perda de consciência, por exemplo.

Diferença entre hematoma epidural e subdural

O hematoma epidural é um sangramento entre a parte interna do crânio e a dura-máter, que é a cobertura externa do cérebro, podendo causar dor de cabeça intensa, confusão mental e convulsões.

O hematoma subdural pode provocar os mesmos sintomas do hematoma epidural, no entanto, o hematoma subdural é caracterizado pelo acúmulo de sangue entre a dura-máter e a superfície do cérebro.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico do hematoma subdural deve ser feito pelo clínico geral, ou neurologista, por meio da avaliação dos sintomas apresentados e do histórico de saúde da pessoa.

Se deseja avaliar o risco de hematoma subdural, marque uma consulta com o clínico geral mais perto de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Clínicos Gerais e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Para confirmar o diagnóstico, o médico também solicita exames como tomografia computadorizada, ressonância magnética e ainda o exame de sangue, para avaliar a coagulação sanguínea.

Além disso, o médico também poderá aplicar a Escala de Glasgow, um teste usado para avaliar o nível de consciência da pessoa e determinar a gravidade da lesão cerebral. Entenda melhor para que serve a Escala de Glasgow.

Possíveis causas

O hematoma subdural é geralmente causado por lesões na cabeça provocadas por quedas, acidentes de carro, moto ou bicicleta, ou atividades esportivas.

Além disso, algumas condições que também aumentam o risco de hematoma subdural são:

  • Uso de medicamentos anticoagulantes ou antiplaquetários;
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • Epilepsia;
  • Hemofilia;
  • Aneurisma cerebral.

Já em bebês e crianças pequenas, o hematoma subdural pode surgir após abuso infantil, sendo observado durante a síndrome do bebê sacudido, uma lesão cerebral grave causada por sacudir o bebê com força para frente e para trás, causando sangramentos e diminuição de oxigênio no cérebro. Conheça melhor sobre a síndrome do bebê sacudido.

Como é feito o tratamento

O tratamento do hematoma subdural varia conforme a gravidade dessa condição e inclui:

  • Cirurgia, incluindo a perfuração do crânio para drenar o sangue e aliviar a pressão no cérebro, ou a remoção de coágulos através da craniotomia;
  • Medicamentos, como diuréticos, anticonvulsivantes e corticoides.

O tempo de recuperação após o hematoma subdural varia conforme a idade da pessoa e a gravidade da lesão, podendo acontecer num prazo de algumas semanas ou meses, ou até mesmo levar alguns anos.

Possíveis complicações

As possíveis complicações do hematoma subdural em adultos são hérnia cerebral, hemorragia, convulsões, coma e morte.

Além disso, essa condição também pode causar sequelas em algumas pessoas, como alterações no humor, problemas de concentração ou memória e problemas de fala.

Já em crianças, o hematoma subdural pode causar problemas neurológicos graves, como convulsões e atraso no desenvolvimento neurológico com paralisia cerebral.