A intolerância ao glúten é a incapacidade ou dificuldade do organismo em digerir o glúten, que é uma proteína presente em alimentos como trigo, centeio e cevada. Essa condição provoca sintomas como diarreia, dor e inchaço abdominal, e excesso de gases.
Também conhecida como sensibilidade ao glúten não celíaca, a intolerância ao glúten não tem cura, sendo necessário, assim, retirar completamente o glúten da alimentação para que os sintomas melhorem. Saiba mais sobre o glúten e os alimentos que contêm.
Já a doença celíaca é uma doença autoimune onde há uma reação do sistema imunológico, causando inflamação e lesões irreversíveis no intestino delgado, mesmo após retirar o glúten da dieta.
Leia também: Doença celíaca: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamento tuasaude.com/doenca-celiacaSintomas de intolerância ao glúten
Os principais sintomas da intolerância ao glúten são:
- Dor abdominal;
- Diarreia ou prisão de ventre;
- Cansaço;
- Distensão abdominal;
- Excesso de gases;
- Dor de cabeça;
- Náusea;
- Cansaço, que piora ao comer alimentos com glúten.
Em alguns casos, a pessoa com intolerância ao glúten também pode apresentar confusão mental, mal-estar, lentidão, intolerância à lactose, fibromialgia, dermatite, dor nas articulações e depressão.
Os sintomas da intolerância ao glúten podem surgir dentro de horas ou dias após o consumo de alimentos que contêm essa proteína.
Leia também: 7 sintomas de intolerância ao glúten (com teste online) tuasaude.com/sintomas-de-intolerancia-ao-glutenTeste online de sintomas
Para saber o risco de intolerância ao glúten, selecione os sintomas que apresenta no teste a seguir:
Este teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação e, por isso, não deve substituir a consulta com o médico.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da intolerância ao glúten é feito pelo gastroenterologista ou clínico geral, através da avaliação dos sintomas apresentados e do histórico de saúde da pessoa.
Se deseja avaliar o risco de ter intolerância ao glúten, marque uma consulta com o especialista na região mais próxima de você:
Para confirmar o diagnóstico, o médico também pode solicitar exames como, endoscopia, exame de sangue, de urina e biópsia intestinal, que ajudam a descartar a doença celíaca.
Além disso, o médico também recomenda fazer uma dieta sem glúten, para avaliar se a pessoa apresenta melhora dos sintomas.
Possíveis causas
As causas da intolerância ao glúten não são totalmente conhecidas. No entanto, alguns estudos mostram que o trigo poderia lesionar o revestimento do intestino de algumas pessoas, favorecendo a entrada de bactérias no sangue ou fígado e provocando, assim, uma inflamação.
Já outros estudos indicam que as pessoas podem não ser sensíveis ao glúten, mas sim a um tipo específico carboidrato encontrado em muitos alimentos, que não é digerido e fermenta, causando os sintomas desta condição.
Diferença entre doença celíaca e intolerância ao glúten
A doença celíaca é uma doença autoimune causada pela intolerância permanente ao glúten, provocando uma resposta do sistema imunológico e causando, assim, inflamação e lesões permanentes no intestino delgado.
Esta condição causa danos irreversíveis no intestino, mesmo após retirar o glúten da dieta, e os seus sintomas podem iniciar-se dentro de minutos ou horas após o consumo de glúten.
Leia também: Doença celíaca: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamento tuasaude.com/doenca-celiacaJá a intolerância ao glúten é a incapacidade ou dificuldade de digerir o glúten. No entanto, os sintomas da intolerância ao glúten surgem após horas ou dias após o consumo de glúten e não provoca inflamações ou alterações autoimunes e as lesões no intestino diminuem ao eliminar o glúten da dieta.
Como é feito o tratamento
Como não existe cura, o tratamento da intolerância ao glúten é feito excluindo-se essa proteína da dieta. Assim, é recomendado evitar trigo, centeio, cevada e malte, que estão presentes em alimentos como pizza, pão, biscoito e bolo, por exemplo.
Leia também: Lista dos principais alimentos que contêm glúten tuasaude.com/alimentos-que-contem-glutenAlguns exemplos de alimentos sem glúten, que podem ser consumidos por pessoas com intolerância ao glúten, são milho, tapioca, batata, arroz e mandioca, por exemplo. Veja mais dicas de como fazer uma dieta sem glúten.
O médico ou nutricionista também podem recomendar o uso de probióticos, que são bactérias benéficas que ajudam a equilibrar a flora intestinal, aliviando sintomas como inchaço, gases, diarreia ou prisão de ventre.
Confira, no vídeo a seguir, mais detalhes sobre como fazer uma dieta sem glúten: