O licopeno é um pigmento carotenoide responsável pela cor vermelho-alaranjada de alguns alimentos, como tomate, mamão, goiaba e melancia, por exemplo. Essa substância possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem as células do organismo do dano causado pelos radicais livres, prevenindo o estresse oxidativo.
Por isso, o consumo de alimentos ricos em licopeno de forma regular poderia ajudar a prevenir o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, principalmente de próstata, mama e pâncreas, além de também poder diminuir o risco de desenvolver doenças, como aterosclerose e outras doenças cardiovasculares.
Além de poder ser encontrado naturalmente nos alimentos, o licopeno também pode ser comprado em forma de suplemento nas farmácias, lojas naturais e online.
Para que serve
O licopeno possui diversos benefícios para a saúde e pode servir para várias situações, sendo as principais:
1. Prevenir o câncer
Alguns estudos científicos têm demonstrado que o consumo regular de alimentos ricos em licopeno pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer, principalmente de mama, pulmão, ovário, rins, bexiga, pâncreas e próstata. Isso acontece porque o licopeno é capaz de evitar que o dano no DNA das células sofra alterações devido à presença de radicais livres, evitando que aconteça uma transformação maligna e proliferação de células cancerígenas.
2. Proteger o organismo contra substâncias tóxicas
O consumo de licopeno de forma regular e em quantidades ideais, é capaz de proteger o organismo contra a ação de pesticidas e herbicidas, que são substâncias tóxicas que podem ser ingeridas através dos alimentos. Estes pesticidas e herbicidas são compostos utilizados para prevenir ou combater pragas que podem causar danos durante o processo de produção de um alimento.
3. Diminuir o risco de doenças cardíacas
O licopeno, devido a sua ação antioxidante e anti-inflamatória, impede a oxidação do LDL, o "colesterol mau", prevenindo assim a formação das placas de aterosclerose e o desenvolvimento de doenças cardíacas.
Além disso, o licopeno é capaz de aumentar a concentração de HDL, que é conhecido como bom colesterol e que promove a saúde do coração. Também poderia ajuda a regular a pressão arterial, pois alguns estudos indicam que o licopeno reduz a vasoconstrição, diminuindo a pressão arterial.
4. Proteger o organismo contra os efeitos dos raios UV
Foi realizado um estudo com dois grupo de pessoas, um que consumiu 16 mg de licopeno, e o outro que consumiu o placebo foram expostos ao sol. Ao fim de 12 semanas, foi verificado que o grupo que havia consumido o licopeno apresentava lesões na pele menos severas do que aqueles que fizeram uso do placebo.
Esta ação do licopeno pode ser ainda maior quando o seu consumo está associado à ingestão de betacarotenos e vitaminas E e C.
5. Prevenir o envelhecimento precoce
Como possui atividade antioxidante e regula a quantidade de radicais livres circulantes no corpo, a ingestão de licopeno ajuda a prevenir o envelhecimento prematuro da pele.
6. Prevenir o desenvolvimento de doenças oculares
Foi descrito em estudos que o licopeno ajuda na prevenção do desenvolvimento de doenças oculares, como a catarata e a degeneração macular, evitando a cegueira e melhorando a visão.
7. Prevenir o Alzheimer
O licopeno também poderia ajudar a prevenir a doença de Alzheimer graças às suas propriedades antioxidantes, prevenindo as convulsões e a perda de memória.
8. Prevenir a osteoporose
O licopeno também diminui a taxa de morte das células ósseas, ajudando a prevenir o desenvolvimento de osteoporose, que é uma doença caracterizada pela diminuição da resistência dos ossos.
Alimentos ricos em licopeno
A tabela a seguir traz alguns alimentos que são ricos em licopeno e que podem ser incluídos na alimentação do dia a dia:
Para obter os benefícios do licopeno, é importante manter uma alimentação balanceada e saudável, devendo incluir esses alimentos no dia a dia.
Suplementos de licopeno
Além dos alimentos, o licopeno pode ser obtido através dos suplementos. Não existe recomendação diária definida, no entanto, de forma geral, é indicada uma dose de 15 a 25 mg, 1 vez ao dia, sendo importante ler as recomendações do fabricante, assim como consultar o médico ou nutricionista antes de utilizá-lo.
Alguns estudos indicam que poderia ser mais benéfico ingerir o licopeno diretamente de suas fontes naturais, ou seja, dos alimentos e não da suplementação.