Mancha amarela na pele: o que pode ser e o que fazer

A mancha amarela na pele pode ser causada por consumo excessivo de alimentos com betacaroteno, envelhecimento natural, pancadas, problemas no fígado ou vesícula, ou diabetes, e afetar a palma das mãos, sola dos pés ou qualquer outra parte do corpo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

No entanto, dependendo da sua causa, a mancha amarela pode estar espalhada em todo o corpo, deixando a pele toda amarela, além dos olhos, e causar outros sintomas como náuseas, febre ou dor abdominal. Veja outras causas de pele amarela.

É importante consultar o clínico geral sempre que surgirem manchas amarelas na pele, que não estão relacionadas ao envelhecimento ou pancadas, de forma que seja feito o diagnóstico e indicado o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

Principais causas

As principais causas de mancha amarela na pele são:

1. Consumo excessivo de alimentos com betacaroteno

O consumo excessivo de alimentos ricos em betacaroteno, como cenoura, batata doce ou abóbora, pode causar manchas amarelas ou alaranjadas na pele, conhecidas como carotenoderma.

Essas manchas são mais comuns na palma das mãos ou sola dos pés, e são causadas pelo aumento de betacarotenos na corrente sanguínea, chamada de carotenemia, que podem se depositar em regiões mais espessas da pele.

Geralmente essas manchas surgem quando o consumo de alimentos ricos em betacaroteno é maior do que 30 g por dia, e por tempo prolongado, por alguns meses.

O que fazer: é recomendado reduzir o consumo de alimentos ricos em betacaroteno, de forma a evitar e melhorar as manchas amarelas na pele, sendo recomendado consultar o endocrinologista ou nutricionista para indicação de uma dieta balanceada. Veja a lista completa de alimentos ricos em betacaroteno.  

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Envelhecimento normal do corpo

A mancha amarela na pele também pode surgir devido ao envelhecimento natural do corpo, sendo mais comum em idosos.

Além das manchas amarelas, com o envelhecimento do corpo, a pele também pode ficar mais áspera, fina e frágil.

O que fazer: por ser uma condição normal, não há necessidade de tratamento, uma vez que não representa risco para a saúde. No entanto, é recomendado usar cremes hidratantes para melhorar o ressecamento da pele, e fazer consultas regulares com o geriatra para avaliar o estado de saúde no geral.

3. Carotenemia

A carotenemia, embora seja mais comum devido ao consumo excessivo de alimentos ricos em betacaroteno, também pode ser causada por algumas condições de saúde, como diabetes ou hipotireoidismo, e resultar em manchas amarelas na pele. Veja outros sintomas da diabetes.

Além disso, outras condições que podem causar a carotenemia são síndrome nefrótica, glomerulonefrite, anorexia nervosa ou doenças do fígado.

Leia também: Carotenemia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/carotenemia

O que fazer: deve-se consultar o clínico geral para identificar a causa da carotenemia e realizar o tratamento mais adequado de acordo com a condição de saúde que causou as manchas amarelas na pele.

4. Pancadas ou traumas na pele

As pancadas ou traumas na pele podem causar sangramentos na pele ou rompimento de vasos sanguíneos, iniciando-se com uma mancha vermelha, que com o passar dos dias torna-se roxa e depois amarela.

Além de pancadas ou traumas, essas manchas roxas que se tornam amarelas com o tempo, também podem ser causadas por condições de saúde, como dengue hemorrágica ou púrpura trombocitopênica, por exemplo, e geralmente afetam várias partes do corpo e ocorrem de forma espontânea. Veja outras causas de manchas roxas na pele.

O que fazer: no caso de pancadas ou traumas pode-se aplicar uma compressa fria por 10 a 15 minutos por dia, para acelerar a recuperação, uma vez que não é necessário tratamento específico, pois a mancha desaparece sozinha. 

No entanto, se foi causada por problema de saúde, o tratamento deve ser feito pelo clínico geral ou hematologista de acordo com sua causa. Saiba como é feito o tratamento da dengue hemorrágica.  

5. Xantelasma

O xantelasma são manchas amarelas na pele, na forma de pequenos carocinhos, surgindo principalmente nas pálpebras, mas também pode afetar o pescoço, ombros, axilas e no tórax, por exemplo.

Essas manchas normalmente estão relacionadas ao colesterol alto, fazendo com que a gordura se deposite na pele. 

O que fazer: deve-se consultar o cardiologista para iniciar o tratamento para baixar o colesterol, que envolve alterações na dieta, prática de exercícios físicos e/ou uso de remédios. Caso a mancha amarela na pele cause desconforto estético, o tratamento pode ser feito com laser, peeling ou até cirurgia. Veja como é feito o tratamento do xantelasma

6. Doenças do fígado

As doenças do fígado, como cirrose, insuficiência hepática, câncer de fígado ou hepatites, podem causar manchas amarelas ou pele amarelada em todo o corpo, inclusive nos olhos, sendo conhecido como icterícia.

Além disso, é comum o surgimento de outros sintomas, como coceira generalizada no corpo, náuseas, urina escura, fezes claras ou dor na região superior direita da barriga, por exemplo. Saiba identificar todos os sintomas de problema no fígado.  

O que fazer: o tratamento deve ser feito pelo hepatologista e varia de acordo com a doença a ser tratada, podendo ser recomendado mudanças na alimentação, uso de remédios e, em alguns casos, transplante de fígado. Veja como é feito o transplante de fígado.  

7. Pedra na vesícula

A pedra na vesícula pode manchas amarelas ou pele amarelada em todo o corpo, além de outros sintomas, como náuseas, vômitos, febre alta ou dor forte na barriga do lado direito abaixo das costelas ou região do estômago.

As pedras na vesícula normalmente surgem devido ao excesso de colesterol na bile e dificuldade de esvaziamento da vesícula, resultando na formação de pequenos cristais que tendem a aumentar de tamanho formando pedras maiores.

O que fazer: deve-se consultar o gastroenterologista ou hepatologista para que sejam realizados exames e confirmar a presença de pedras na vesícula. Geralmente, o tratamento envolve o uso de analgésicos e antieméticos para aliviar os sintomas, remédios para ajudar a dissolver as pedras, como ácido ursodesoxicólico, ou cirurgia para remover a vesícula. Veja como é feita a cirurgia de vesícula

8. Efeito colateral de remédios

Alguns remédios como antimaláricos ou antirretrovirais, por exemplo, também podem causar manchas amarelas na pele como efeito colateral.

O que fazer: deve-se consultar o médico responsável pelo tratamento, para reavaliar a medicação, podendo ser mudada a dose ou o remédio. De forma alguma, deve-se interromper o tratamento sem indicação médica.

Quando ir ao médico

Deve-se consultar o clínico geral, sempre que as manchas amarelas forem acompanhadas de sintomas como:

  • Barriga inchada;
  • Dor abdominal;
  • Náuseas ou vômitos;
  • Febre;
  • Feridas ou úlceras na pele;
  • Manchas roxas por todo o corpo.

Além disso, deve-se procurar o pronto socorro caso a pele do corpo todo e os olhos fiquem amarelos, além da urina escura e fezes claras, pois são indicativos de problemas no fígado ou vesícula.

Vídeos relacionados

Pedra na vesícula: principais sintomas e alimentação ideal

16:55 | 463.801 visualizações

Sintomas de problemas no fígado

01:55 | 883.662 visualizações