Mebeverina é um antiespasmódico indicado para o tratamento da síndrome do intestino irritável, pois age diretamente sobre os músculos lisos do trato gastrointestinal, aliviando os sintomas de dor e cólicas abdominais, sem afetar a os movimentos intestinais normais.
Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de cápsulas de liberação prolongada contendo 200 mg de cloridrato de mebeverina, com o nome de referência Duspatalin, ou como similar Rubenti.
O cloridrato de mebeverina deve ser usado com indicação do gastroenterologista, com doses individualizadas e pelo tempo de tratamento recomendado pelo médico.
Para que serve
A mebeverina é indicada para o tratamento de:
- Síndrome do intestino irritável;
- Espasmos intestinais causados por outras doenças.
Esse remédio ajuda a aliviar a dor abdominal e as cólicas, pois reduz os espasmos intestinais por promover o relaxamento dos músculos lisos do intestino.
Quanto tempo leva para fazer efeito o Duspatalin?
O efeito da mebeverina (Duspatalin ou Rubenti) pode ser notado nas primeiras 24 horas após o início do seu uso.
No entanto, a resposta ao tratamento pode demorar cerca de uma ou duas semanas, o que varia com a alimentação e reposta individual ao tratamento, devendo sempre ser avaliado pelo médico que receitou.
Leia também: Dieta para intestino irritável: o que comer, o que evitar e cardápio tuasaude.com/dieta-para-sindrome-do-intestino-irritavelComo usar
A cápsula de mebeverina deve ser tomada por via oral, com um copo de água, de preferência 20 minutos antes do café da manhã ou jantar, ou de acordo com a recomendação medica.
A dose normalmente recomendadas para adultos é de 1 cápsula de mebeverina 200 mg, 2 vezes por dia, ou seja, de manhã e à noite.
No caso de esquecer de tomar uma dose, deve-se pular o comprimido esquecido e e tomar a próxima cápsula no horário programado normalmente. Não se deve tomar duas cápsulas ao mesmo tempo para compensar a dose esquecida.
Quanto tempo devo tomar
O tempo de tratamento com a mebeverina deve ser orientado pelo gastroenterologista e, geralmente é feito quando se tem crises agudas da síndrome do intestino irritável.
De forma geral, é recomendado consultar o médico novamente se após 2 semanas de tratamento não ocorreu melhora dos sintomas ou houve piora.
Leia também: 9 tratamentos para intestino irritável (dieta, remédios e mais) tuasaude.com/tratamento-para-sindrome-do-intestino-irritavelPossíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns da mebeverina são urticária, coceira na pele, inchaço no rosto, angioedema ou manchas vermelhas na pele chamadas exantema.
Leia também: Angioedema: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/angioedemaAlém disso, podem surgir reações alérgicas graves com sintomas como dificuldade para respirar ou inchaço do rosto, lábios, garganta e língua. Nestes casos, deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.
Quem não deve usar
A mebeverina não deve ser usada por crianças ou por pessoas que tenham alergia ao cloridrato de mebeverina ou qualquer outro componente das cápsulas.
Durante a gravidez ou amamentação, a mebeverina só deve ser usada se indicado pelo médico, após avaliar os benefícios od tratamento para a mulher e possíveis riscos ao bebê.