É verdade que o autismo é genético?

“Minha prima tem um filho com autismo e estou preocupada de ter um filho assim também porque uma amiga comentou que o autismo é genético. É verdade?”

O autismo, ou transtorno do espectro autista (TEA), é genético e também influenciado por fatores ambientais. Isso significa que além de alterações no DNA, existem fatores externos que podem interferir na forma como os genes funcionam e contribuir para o desenvolvimento desta condição.

Alguns exemplos de fatores ambientais que se acredita estarem associados ao autismo são idade avançada dos pais, baixo peso ao nascer e exposição do bebê durante a gravidez a alguns medicamentos, como talidomida ou ácido valproico. Confira mais detalhes sobre o autismo.

Caso a mulher deseje engravidar, especialmente se existir alguma preocupação com o risco de um problema para o bebê, o ideal é procurar um obstetra para uma consulta pré-concepcional. O médico pode orientar melhor o que fazer caso seja identificado algum fator de risco.

Nossa recomendação
Consulte um Neurologista Pediátrico para esclarecer todas as suas dúvidas. Não espere, cuide-se com os melhores profissionais.
Parceria com Marcar consulta
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.

Marque consulta com um Neurologista Pediátrico perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.