O furúnculo pode ter causas emocionais. Isso porque ele é causado por uma infecção que só se desenvolve na pele quando a imunidade está baixa e a bactéria consegue se desenvolver mais facilmente. Como a imunidade é influenciada por fatores emocionais, então é verdade que fatores emocionais podem, indiretamente, ser causa dos furúnculos.
Os fatores emocionais que mais frequentemente levam a alterações da imunidade são o estresse e a ansiedade, especialmente quando são muito intensos e/ou contínuos.
Quando não é causado por fatores emocionais, o furúnculo é mais comum em pessoas idosas, diabéticas, obesas ou com outros problemas de imunidade. Eles são dolorosos, sendo mais comuns no pescoço, rosto, tórax e glúteos. Seu tratamento requer a drenagem do pus e, algumas vezes, o uso de antibióticos.
Se tem um furúnculo, o ideal é que consulte um dermatologista, esse é o especialista mais indicado para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado. O médico também poderá ajudar a identificar a causa do furúnculo, permitindo reduzir as chances de desenvolver uma nova infecção.